FUNDAMENTAL I E II: COMO OS ALUNOS VOLTARAM E COMO RECUPERAR ESTE TEMPO “PAUSADO”, APÓS O ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1670

Palavras-chave:

Pandemia, Novos desafios, Tecnologia, Tempo pausado, Inovação metodológica

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os possíveis reflexos da pandemia de COVID-19 no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino Fundamental I e II, no país, após o retorno das aulas no formato híbrido e presencial, partindo da necessidade de fomentar a implementação de novas metodologias didáticas que possam auxiliar os estudos dos alunos após esse tempo “pausado”, além da necessidade de políticas públicas para adesão da inclusão digital a todas as realidades. A relevância social deste trabalho se justifica pelo fato de trazer novas reflexões acerca dos impactos educacionais provocados em meio a pandemia, bem como sugestões de possíveis soluções que possam minimizar o problema.  Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica exploratória, por meio de artigos científicos, anais em revistas, informações jornalísticas e outros documentos legais que pudessem alicerçar os estudos.  Em suma, os resultados evidenciam a necessidade de se repensar novas práticas metodológicas que deem conta desta demanda educacional do momento, em consonância com a demanda do século XXI, do mundo digital, através de políticas públicas educacionais que priorizem a inclusão tecnológica de todos. 

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Biografia do Autor

  • Raimunda Macêdo da Silva Lima

    Licenciada em Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas – Universidade Estadual da Bahia. Licenciada em Filosofia- Faculdade João Calvino – Barreiras – Ba. Pós graduada em Estudos Linguísticos e Literários – Universidade Federal da Bahia, pós graduada em Ética e Filosofia – Faculdade do Noroeste de Minas, pós Graduada em Filosofia, Educação e Contemporaneidade- Faculdade de Santa Cruz da Bahia e Mestranda do Curso Formação de Professores da Fundação Iberoamericana - UNINI - Porto Rico.

  • Ueudison Alves Guimarães

    Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

FUNDAMENTAL I E II: COMO OS ALUNOS VOLTARAM E COMO RECUPERAR ESTE TEMPO “PAUSADO”, APÓS O ENSINO REMOTO. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371670. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1670