FUNDAMENTAL I E II: COMO OS ALUNOS VOLTARAM E COMO RECUPERAR ESTE TEMPO “PAUSADO”, APÓS O ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1670Palavras-chave:
Pandemia, Novos desafios, Tecnologia, Tempo pausado, Inovação metodológicaResumo
Este artigo tem por objetivo analisar os possíveis reflexos da pandemia de COVID-19 no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino Fundamental I e II, no país, após o retorno das aulas no formato híbrido e presencial, partindo da necessidade de fomentar a implementação de novas metodologias didáticas que possam auxiliar os estudos dos alunos após esse tempo “pausado”, além da necessidade de políticas públicas para adesão da inclusão digital a todas as realidades. A relevância social deste trabalho se justifica pelo fato de trazer novas reflexões acerca dos impactos educacionais provocados em meio a pandemia, bem como sugestões de possíveis soluções que possam minimizar o problema. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica exploratória, por meio de artigos científicos, anais em revistas, informações jornalísticas e outros documentos legais que pudessem alicerçar os estudos. Em suma, os resultados evidenciam a necessidade de se repensar novas práticas metodológicas que deem conta desta demanda educacional do momento, em consonância com a demanda do século XXI, do mundo digital, através de políticas públicas educacionais que priorizem a inclusão tecnológica de todos.
Downloads
Referências
BRASIL. Câmara dos Deputados. Plano Nacional de Educação 2014-2014. Brasília, DF: Edições Câmara, 2014. E-book. Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf. Acesso: em 20 jan. 2022.
BRASIL. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Desafios da Nação Vol. 1. Brasília, DF: Ipea, 2018. E-book. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=32753&Itemid=433. Acesso em: 22 jan. 2022.
CAMARGO, Fausto. DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Ed. Penso, 2018.
CASAGRANDE, Cledes; HERMANN, Nadja. Formação e homeschooling: controvérsias. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2014789, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://revistas.apps.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14789/209209212953. Acesso em: 23 jan. 2022
DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. 4. ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
FORSTER, Paula . CNN . São Paulo. Pandemia aumenta evasão escolar, diz relatório do Unicef. https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/pandemia-aumenta-evasao-escolar-diz-relatorio-do-unicef/. Acesso em 21 de janeiro de 2022.
FUNDAÇÃO LEMAN. Datafolha: 40% dos alunos correm risco de abandonar a escola. https://docs.google.com/document/d/16 Q4MfkKUS27mQzKE4BBE9jc9bE_mSiKG_jBrZX0wV4/edit#.
IBGE. Educação 2019 – PNAD Contínua. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf. Acesso em 24 jan. 2022.
JUNIOR, Jerri Garcia da Rosa; LAUER, Pedro. Homeschooling como alternativa em tempos de pandemia. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, v. 5, pp. 1-14, e24585, 2020. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/24585/14456. Acesso em: 24 jan. 2022.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 6ª ed.
EPTIMIO, Carolline; PESSOA, Márcio de Souza. O ensino domiciliar como política pública no Brasil: uma alternativa às escolas? Olhares, Guarulhos, v. 08, n. 02, pp. 133-146, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/10777/7894. Acesso em: 24 jan. 2022.
THAYS, Martins. Aulas presenciais voltam com a missão de recuperar os prejuízos da pandemia. correiobraziliense.com.br/euestudante/educacao-basica/2021/08/4941485-aulas-presenciais-voltam-com-a-missao-de-recuperar-os-prejuizos-da-pandemia.html. Acesso em 20 de janeiro de 2022.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário Brasileiro da Educação Básica 2020. São Paulo, SP: Moderna, 2017. E-book. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/456.pdf?1969753478/=&utm_source=content&utm_medium=site-todos.Acesso em: 20 jan. 2022. Um novo normal também na escola.https://aventuradeconstruir.org.br/8936/?gclid=CjwKCAiAlrSPBhBaEiwAuLSDUOzoifWzLZWeG2lBNftSQcHUrIrBde20DEEuav2c4AlPpVafnEXTWxoCf5AQAvD_BwE. Acesso em 23 de janeiro de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.