A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1714

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Educação, Jogos, Aprendizagem, Ensino

Resumo

O avanço tecnológico tem sido o grande responsável pelas mudanças ocorridas no mundo contemporâneo, permitindo que as pessoas possam executar suas atividades de maneira diferente daquela que costumavam utilizar no passado. Esse período de transformação fez com que a sociedade se mantivesse mais atenta às práticas tecnológicas e colocasse em ação o seu uso constante, o que permite maior tempo de permanência na rede. Por outro lado, salienta-se que a chegada da tecnologia também permitiu que os relacionamentos entre as pessoas tivessem uma mudança brusca, colocando de lado as conversas presenciais, para dar preferência ao contato virtual. Desse modo, evidenciou-se a velocidade com que as informações passaram a ser transmitidas, as quais foram capazes de solucionar questões que antes não eram possíveis de ocorrer, devido a sua complexidade, promovendo, por sua vez, meios necessários para o processo evolutivo da sociedade como um todo. Assim sendo, percebe-se que o avanço tecnológico, com ênfase em Inteligência Artificial, tem transformado de maneira significativa a vida das pessoas na sociedade, promovendo uma relação diversificada, tanto no ambiente social quanto no profissional. Nesse panorama, é relevante acrescentar que o avanço tecnológico também tomou o seu lugar na área da Educação e trouxe inúmeros benefícios capazes de influenciar significativamente o processo de ensino-aprendizagem, inclusive, tornou-se um mecanismo de motivação, para que aluno possa desenvolver suas potencialidades, além de permitir aos docentes um novo modelo de ensino, necessário à sua prática diária. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leidiane Aparecida dos Santos

Graduada em Pedagogia – Universidade Estadual de Goiás – (UEG), Educação Física - Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa com Habilitação em Psicopedagogia – (FMB), Gestão Escolar (UNIASSELVI) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica - (IFES)

Jussara Aparecida Teixeira Zimmermann

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Adventista de Educação (1991) e em Letras - Português e Inglês pela Universidade Paulista (2013). Pós graduada Latu Sensu em Gestão Escolar e Especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Mato Grosso. Professora efetiva da Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Nova Ubiratã. Professora efetiva da Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso - SEDUC - MT.  Coordenadora Pedagógica e formadora do curso de Formação Continuada dos professores da Escola Municipal Entre Rios. Mestranda em Formação de Professores na Fundação Universitária Iberoamericana – Porto Rico.

Ueudison Alves Guimarães

Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University/Unicid - SP) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Referências

BITTENCOURT, G.; POZZEBON, E.; FRIGO, L. B. (2004). Inteligência Artificial na educação universitária: quais as contribuições? Bagé, RS, v. 8, n.13: Revista do CCEI.

COSTA, M. A. B. da. (2007) Uma abordagem sobre inteligência artificial e simulação, com uma aplicação na pecuária de corte nacional. Recuperado em 15 março, 2022 de http://www.scielo.br/pdf/prod/v2n1/v2n1a04.pdf.

JORNAL DA USP. Inteligência artificial pode trazer benefícios na área da educação. Recuperado em 15 março, 2022, de https://jornal.usp.br/universidade/inteligencia-artificial-pode-trazer-beneficios-na-area-da-educacao/

ROSA, J. L. G. (2011). Fundamentos da Inteligência artificial. Rio de Janeiro, Brasil: LCT.

SENAI. (2018). Tendências em inteligência artificial na educação no período de 2017 a 2030: SUMÁRIO EXECUTIVO / SENAI, Serviço Social da Indústria, Rosa Maria Vicari. Brasília: SENAI.

SILVA, A. P. C. (2006). Aplicações de Sistemas Tutores Inteligentes na Educação a Distância: Possibilidades e Limites. In: Anais do Seminário Nacional ABED de Educação a Distância. Brasília: ABED.

SOPRANA, P. (2019). Inteligência artificial deixará ensino mais personalizado no Brasil, diz pesquisa. Folha de São Paulo Online. 20 fev. 2019. Recuperado em 30 março, 2022, de https://www1.folha.uol.com.br/tec/2019/02/inteligencia-artificial-deixara-ensino-mais-personalizado-no-brasil-diz-pesquisa.shtml.

SUPERA PARQUE. (2018). Escola municipal de Bebedouro é classificada para olimpíada internacional de matemática. Recuperado em 15 março, 2022, de http://superaparque.com.br/noticia/233/escola-de-municipal-de-bebedouro-e-classificada-para-olimpiada-internacional-de-matematica/.

SUPERA PARQUE. (2018) Inteligência artificial auxilia aprendizado de matemática em escolas. Recuperado em 15, março, 2022, de http://superaparque.com.br/noticia/215/inteligencia-artificial-auxilia-aprendizado-de-matematica-em-escolas/.

Downloads

Publicado

18/07/2022

Como Citar

Aparecida dos Santos, L., Aparecida Teixeira Zimmermann, J., & Alves Guimarães, U. (2022). A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371714. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1714