A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1714Palavras-chave:
Inteligência artificial, Educação, Jogos, Aprendizagem, EnsinoResumo
O avanço tecnológico tem sido o grande responsável pelas mudanças ocorridas no mundo contemporâneo, permitindo que as pessoas possam executar suas atividades de maneira diferente daquela que costumavam utilizar no passado. Esse período de transformação fez com que a sociedade se mantivesse mais atenta às práticas tecnológicas e colocasse em ação o seu uso constante, o que permite maior tempo de permanência na rede. Por outro lado, salienta-se que a chegada da tecnologia também permitiu que os relacionamentos entre as pessoas tivessem uma mudança brusca, colocando de lado as conversas presenciais, para dar preferência ao contato virtual. Desse modo, evidenciou-se a velocidade com que as informações passaram a ser transmitidas, as quais foram capazes de solucionar questões que antes não eram possíveis de ocorrer, devido a sua complexidade, promovendo, por sua vez, meios necessários para o processo evolutivo da sociedade como um todo. Assim sendo, percebe-se que o avanço tecnológico, com ênfase em Inteligência Artificial, tem transformado de maneira significativa a vida das pessoas na sociedade, promovendo uma relação diversificada, tanto no ambiente social quanto no profissional. Nesse panorama, é relevante acrescentar que o avanço tecnológico também tomou o seu lugar na área da Educação e trouxe inúmeros benefícios capazes de influenciar significativamente o processo de ensino-aprendizagem, inclusive, tornou-se um mecanismo de motivação, para que aluno possa desenvolver suas potencialidades, além de permitir aos docentes um novo modelo de ensino, necessário à sua prática diária.
Downloads
Referências
BITTENCOURT, G.; POZZEBON, E.; FRIGO, L. B. (2004). Inteligência Artificial na educação universitária: quais as contribuições? Bagé, RS, v. 8, n.13: Revista do CCEI.
COSTA, M. A. B. da. (2007) Uma abordagem sobre inteligência artificial e simulação, com uma aplicação na pecuária de corte nacional. Recuperado em 15 março, 2022 de http://www.scielo.br/pdf/prod/v2n1/v2n1a04.pdf.
JORNAL DA USP. Inteligência artificial pode trazer benefícios na área da educação. Recuperado em 15 março, 2022, de https://jornal.usp.br/universidade/inteligencia-artificial-pode-trazer-beneficios-na-area-da-educacao/
ROSA, J. L. G. (2011). Fundamentos da Inteligência artificial. Rio de Janeiro, Brasil: LCT.
SENAI. (2018). Tendências em inteligência artificial na educação no período de 2017 a 2030: SUMÁRIO EXECUTIVO / SENAI, Serviço Social da Indústria, Rosa Maria Vicari. Brasília: SENAI.
SILVA, A. P. C. (2006). Aplicações de Sistemas Tutores Inteligentes na Educação a Distância: Possibilidades e Limites. In: Anais do Seminário Nacional ABED de Educação a Distância. Brasília: ABED.
SOPRANA, P. (2019). Inteligência artificial deixará ensino mais personalizado no Brasil, diz pesquisa. Folha de São Paulo Online. 20 fev. 2019. Recuperado em 30 março, 2022, de https://www1.folha.uol.com.br/tec/2019/02/inteligencia-artificial-deixara-ensino-mais-personalizado-no-brasil-diz-pesquisa.shtml.
SUPERA PARQUE. (2018). Escola municipal de Bebedouro é classificada para olimpíada internacional de matemática. Recuperado em 15 março, 2022, de http://superaparque.com.br/noticia/233/escola-de-municipal-de-bebedouro-e-classificada-para-olimpiada-internacional-de-matematica/.
SUPERA PARQUE. (2018) Inteligência artificial auxilia aprendizado de matemática em escolas. Recuperado em 15, março, 2022, de http://superaparque.com.br/noticia/215/inteligencia-artificial-auxilia-aprendizado-de-matematica-em-escolas/.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.