TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Patricia Cavalcanti de Melo
  • Kely de Fátima de Oliveira Nunes

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1788

Palavras-chave:

Tecnologia digitais da informação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância do impacto das mídias digitais na educação, sendo considerado um tema de fundamental importância nos dias atuais diante do mundo globalizado e tecnológico que envolve diretamente as ferramentas tecnológicas e está em constante evolução. Sabe-se que o referido assunto está relacionado ao desenvolvimento de compartilhamento das habilidades de cada agente envolvido no processo ensino-aprendizagem. Mas deve-se considerar que essas tecnologias foram feitas pelo homem e para o homem, pois sempre o ser humano cria, por meio de estudos, as novas invenções diante do mundo para a possível execução, uma vez que, a cada segundo se vivencia diferentes momentos e novas invenções, o que origina estudos mais reflexivos, participativos e colaborativos, sendo que cada individuo, torna-se protagonista fundamental no processo de formação contínua, tanto da ciência, como também subsidiados em experiências cotidianas, tornando um ambiente mais informativo, atrativo e compartilhado, onde novas ações geram novas reações e melhores resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Patricia Cavalcanti de Melo

Possui graduação em Magistério das Matérias Pedagógicas pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e especialização em Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco. Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável-Universidade Federal Rural de Pernambuco (RENAFORM) e mestranda em Educação pela UNINI – Porto Rico.

Kely de Fátima de Oliveira Nunes

Graduada em Pedagogia - Faculdade Finom (Faculdade do Nordeste de Minas Gerais (FNMG), pós graduada em Supervisão Escolar - Finom Faculdade do Nordeste de Minas Gerais (FNMG), Pós graduada em Educação Infantil pela Universidade  Federal de Uberlândia MG- (UFU) e mestranda em Educação  com especialização em Formação de Professores pela Universidade Internacional Iberoamericana (UNIUB) - Puerto Rico.

Referências

CARNEIRO, Luís. Redes colaborativas de elevado desempenho no norte de Portugal. Porto, PT: Inesc, 2007.

DANTAS, Pasqueline L. Acoplando um mecanismo de notificação síncrono ao CVS para otimizar a comunicação no desenvolvimento global de software. (Dissertação de Mestrado). Pernambuco, PE: Universidade Federal de Campina Grande, 2004.

FRÓES, J. R. M. Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição - http://www.proinfo.gov.br/biblioteca/textos/txtie4doc.pdf. Acessado em: 13 de julho de 2022.

KENSKI, Vani Moreira; Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 5ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

OLIVEIRA, Macir B. A utilização da tecnologia da informação e a criação de valor nas estratégias de negócios na indústria da saúde. (Tese de doutorado). São Paulo, SP: Universidade de São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

12/08/2022

Como Citar

Alves Guimarães, U., Cavalcanti de Melo, P. ., & de Fátima de Oliveira Nunes, K. . (2022). TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(8), e381788. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1788