TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Patricia Cavalcanti de Melo
  • Kely de Fátima de Oliveira Nunes

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1788

Palavras-chave:

Tecnologia digitais da informação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância do impacto das mídias digitais na educação, sendo considerado um tema de fundamental importância nos dias atuais diante do mundo globalizado e tecnológico que envolve diretamente as ferramentas tecnológicas e está em constante evolução. Sabe-se que o referido assunto está relacionado ao desenvolvimento de compartilhamento das habilidades de cada agente envolvido no processo ensino-aprendizagem. Mas deve-se considerar que essas tecnologias foram feitas pelo homem e para o homem, pois sempre o ser humano cria, por meio de estudos, as novas invenções diante do mundo para a possível execução, uma vez que, a cada segundo se vivencia diferentes momentos e novas invenções, o que origina estudos mais reflexivos, participativos e colaborativos, sendo que cada individuo, torna-se protagonista fundamental no processo de formação contínua, tanto da ciência, como também subsidiados em experiências cotidianas, tornando um ambiente mais informativo, atrativo e compartilhado, onde novas ações geram novas reações e melhores resultados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Patricia Cavalcanti de Melo

    Possui graduação em Magistério das Matérias Pedagógicas pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e especialização em Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco. Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável-Universidade Federal Rural de Pernambuco (RENAFORM) e mestranda em Educação pela UNINI – Porto Rico.

  • Kely de Fátima de Oliveira Nunes

    Graduada em Pedagogia - Faculdade Finom (Faculdade do Nordeste de Minas Gerais (FNMG), pós graduada em Supervisão Escolar - Finom Faculdade do Nordeste de Minas Gerais (FNMG), Pós graduada em Educação Infantil pela Universidade  Federal de Uberlândia MG- (UFU) e mestranda em Educação  com especialização em Formação de Professores pela Universidade Internacional Iberoamericana (UNIUB) - Puerto Rico.

Referências

CARNEIRO, Luís. Redes colaborativas de elevado desempenho no norte de Portugal. Porto, PT: Inesc, 2007.

DANTAS, Pasqueline L. Acoplando um mecanismo de notificação síncrono ao CVS para otimizar a comunicação no desenvolvimento global de software. (Dissertação de Mestrado). Pernambuco, PE: Universidade Federal de Campina Grande, 2004.

FRÓES, J. R. M. Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição - http://www.proinfo.gov.br/biblioteca/textos/txtie4doc.pdf. Acessado em: 13 de julho de 2022.

KENSKI, Vani Moreira; Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 5ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

OLIVEIRA, Macir B. A utilização da tecnologia da informação e a criação de valor nas estratégias de negócios na indústria da saúde. (Tese de doutorado). São Paulo, SP: Universidade de São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

12/08/2022

Como Citar

TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(8), e381788. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1788