REFLEXÕES DA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR EM NITERÓI (RJ)

Autores

  • Gabrielle Espósito Cavalcanti

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1807

Palavras-chave:

Psicologia, psicologia escolar e atuação do psicólogo

Resumo

Este trabalho tem como fito apresentar o conhecimento sobre o campo de atuação dentre as diversas áreas de Psicologia, a Psicologia Escolar, pois foi com o entrelaçamento entre a psicologia e a educação que surgiu o psicólogo escolar no contexto educativo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa e descritiva, bem como foi feita uma pesquisa de campo com psicólogos que atuam ou já atuaram na área escolar, em colégios na Cidade de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Os resultados, através da análise bibliográfica e da pesquisa em campo, confirmaram não só a importância do psicólogo no âmbito escolar, mas também, que o psicólogo não atua com todas as atribuições que ele é capaz de exercer, limitando-se à instituição. Observou-se que o trabalho do psicólogo escolar ainda não é valorizado pois é considerada uma atividade secundária dentro da psicologia e desta feita, menos importante que a área clínica.

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Biografia do Autor

  • Gabrielle Espósito Cavalcanti

    Aluna do curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá. 

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Publicado

04/08/2022

Como Citar

REFLEXÕES DA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR EM NITERÓI (RJ). (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(8), e381807. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1807