UM OLHAR FEMINISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2017

Palavras-chave:

Mulher. Homem. Feminismo.Violência.

Resumo

Os direitos das mulheres são fundamentos e responsabilidade de todos os seres humanos que compõem a sociedade, não é concebível que em plena era planetária existencial, haja diferenciação no tratamento entre os gêneros, racismo, preconceito, discriminação, supremacia etnocêntrica entre as pessoas. Objetivando desenvolver um documento que mostre a importância humana, indispensável ao desenvolvimento da inteligência em benefício de uma dinâmica da igualdade, da justiça social, do amor, focada na educação, união, respeito entre homens e mulheres, todo homem pode e deve ser feminista. Foram identificadas na literatura comportamentos violentos culturalmente intrínsecos hegemonicamente para oprimir uma classe em detrimento da outra. Especifica-se a importância da educação, da união, do respeito, da igualdade no combate às desigualdades. Utilizou-se o método qualitativo com uma metodologia focada na análise bibliográfica integrativa de autores que abordam a temática, incrementando aos ideais apresentados um toque referencial embasando o estudo. Os resultados identificados nos referenciais  chocam ao saber que o mundo apresenta um modelo arcaico, desigual, machista, racista, tratando as mulheres, os subalternos com muita diferença, violentando, segregando, negando direitos essenciais em muitos países do planeta. Considera-se eurocêntricos abomináveis, é prejudicial à coletividade, a vida humana no geral. Portanto, faz-se necessário primar por uma ideologia educacional que unifique reciprocamente, respeitosamente homens e mulheres, afinal, diferentes naturalmente, iguais na isonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alexandre Firme de Oliveira

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú., Especialista em Alfabetização pela Universidade Potiguar (UnP). Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC. Professor do ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Macaíba e Parnamirim. 

Lisimar de Sousa

Professora e intérprete de Libras, trabalho na educação, doutoranda em Ciências da Educação. Mestre em Ciências da Educação,pós graduada em libras, gestão educacional , licenciada em pedagogia, Gestão Ambiental e Letras/ Libras em andamento. 

Rejane Maria Rodrigues da Silva

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN). Graduação em COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA EM PEDAGOGIA - FAVENI-FACULDADE.Especialista em (DocentEPT) Docência para Educação Profissional Tecnológica pelo (IFES) - Professora do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. 

Joelma da Silva Coelho

Professora da Educação Infantil da Rede Municipal de Macaíba e Natal. Licenciada em Pedagogia pela UFRN, Especialista em Psicopedagogia pela FIP, Mestre em Ciências da Educação pela UNISC e Doutoranda pela Universidade Del Sol.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Sejamos Todos Feministas. São Paulo, Companhia das Letras, 2015.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Mulheres do Mundo: Chimamanda a voz do feminismo crítica o racismo e defende homens feministas. Entrevista concedida a Marie Clarie, São Paulo, nº 337 v 1,p-12-17, Abril de 2019.

DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Disponível em<https://www.google.com.br/books/edition/Educa%C3%A7%C3%A3o_e_Sociologia/HnmWDwAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&printsec=frontcover . Acesso em Fevereiro de2022.

FUNDAÇÃO BRADESCO. Conceitos de aprendizagem Criativa.[S. l.]: Fundação Bradesco, s. d. Disponível em: https://www.ev.org.br/cursos/conceitos-de-aprendizagem-criativa.Acesso em: fev. 2022.

JUSBRASIL.Lei Maria da Penha é aplicada para proteger homem?.Disponível em <https://direito-publico.jusbrasil.com.br/noticias/157860/lei-maria-da-penha-e-aplicada-para-proteger-homem> Acesso em junho de 2021.

KRENAK, Ailton. Idéias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2015. Disponível em:https://culturapolítica2018.files.wordpress.com/2019/09/ideias-para-adiar-o-fim-do-mundo.pdf.Acesso em: maio 2021.

MORAIS, Pamêla. Sete direitos das mulheres negados ao redor do mundo. Disponível em < https://www.politize.com.br/7-direitos-das-mulheres-negados-no-mundo/> Acesso em Junho de 2021.

OLIVEIRA, Carlos Alexandre Firme de. Bem Estar social da População versus Organização e ocupação do Solo. Recima21, Revista Científica Multidisciplinar. V 2 nº6.Disponível em<https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/425/379> Acesso em Julho de 2021.

REVISTA MARIE CLARIE. 2019. V.1n º 337. Chimamanda: a voz do feminismo critica o racismo e defende homens feministas. Disponível em<https://revistamarieclaire.globo.com/Mulheres-do-Mundo/noticia/2019/07/chimamanda-voz-do-feminismo-critica-o-racismo-e-defende-homens-feministas.html> Acesso em junho 2021.

RIBEIRO, Darcy. Frases sobre Educação. Disponível em < https://pgl.gal/darcy-ribeiro-antropologo-da-educacao-documentario-da-serie-grandes-educadores/darcy-ribeiro-frase-sobre-a-educacao/> Acesso em Fevereiro de 2022.

SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. 9 ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

SENADO FEDERAL. Constituição Federal de 1988. Brasília, DF: Senado Federal.1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: julho. 2022.

SILVA, Guilherme. Pobreza menstrual: saiba como o problema afeta a sáude das mulheres. Disponível em< https://www.agazeta.com.br/revista-ag/vida/pobreza-menstrual-saiba-como-o-problema-afeta-a-saude-das-mulheres-0521. Acesso em Junho de 2021.

UNICEF. No Brasil, milhões de meninas carecem de infraestrutura e itens básicos para cuidados menstruais. Disponível em<https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/no-brasil-milhoes-de-meninas-carecem-de-infraestrutura-e-itens-basicos-para-cuidados-menstruais> Acesso em junho de 2021.

Downloads

Publicado

10/11/2022

Como Citar

Firme de Oliveira, C. A., Sousa, L. de ., Rodrigues da Silva, R. M., & Silva Coelho, J. da. (2022). UM OLHAR FEMINISTA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(11), e3112017. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2017

Edição

Seção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

Categorias