UM OLHAR FEMINISTA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2017Palavras-chave:
Mulher. Homem. Feminismo.Violência.Resumo
Os direitos das mulheres são fundamentos e responsabilidade de todos os seres humanos que compõem a sociedade, não é concebível que em plena era planetária existencial, haja diferenciação no tratamento entre os gêneros, racismo, preconceito, discriminação, supremacia etnocêntrica entre as pessoas. Objetivando desenvolver um documento que mostre a importância humana, indispensável ao desenvolvimento da inteligência em benefício de uma dinâmica da igualdade, da justiça social, do amor, focada na educação, união, respeito entre homens e mulheres, todo homem pode e deve ser feminista. Foram identificadas na literatura comportamentos violentos culturalmente intrínsecos hegemonicamente para oprimir uma classe em detrimento da outra. Especifica-se a importância da educação, da união, do respeito, da igualdade no combate às desigualdades. Utilizou-se o método qualitativo com uma metodologia focada na análise bibliográfica integrativa de autores que abordam a temática, incrementando aos ideais apresentados um toque referencial embasando o estudo. Os resultados identificados nos referenciais chocam ao saber que o mundo apresenta um modelo arcaico, desigual, machista, racista, tratando as mulheres, os subalternos com muita diferença, violentando, segregando, negando direitos essenciais em muitos países do planeta. Considera-se eurocêntricos abomináveis, é prejudicial à coletividade, a vida humana no geral. Portanto, faz-se necessário primar por uma ideologia educacional que unifique reciprocamente, respeitosamente homens e mulheres, afinal, diferentes naturalmente, iguais na isonomia.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Sejamos Todos Feministas. São Paulo, Companhia das Letras, 2015.
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Mulheres do Mundo: Chimamanda a voz do feminismo crítica o racismo e defende homens feministas. Entrevista concedida a Marie Clarie, São Paulo, nº 337 v 1,p-12-17, Abril de 2019.
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Disponível em<https://www.google.com.br/books/edition/Educa%C3%A7%C3%A3o_e_Sociologia/HnmWDwAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&printsec=frontcover . Acesso em Fevereiro de2022.
FUNDAÇÃO BRADESCO. Conceitos de aprendizagem Criativa.[S. l.]: Fundação Bradesco, s. d. Disponível em: https://www.ev.org.br/cursos/conceitos-de-aprendizagem-criativa.Acesso em: fev. 2022.
JUSBRASIL.Lei Maria da Penha é aplicada para proteger homem?.Disponível em <https://direito-publico.jusbrasil.com.br/noticias/157860/lei-maria-da-penha-e-aplicada-para-proteger-homem> Acesso em junho de 2021.
KRENAK, Ailton. Idéias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2015. Disponível em:https://culturapolítica2018.files.wordpress.com/2019/09/ideias-para-adiar-o-fim-do-mundo.pdf.Acesso em: maio 2021.
MORAIS, Pamêla. Sete direitos das mulheres negados ao redor do mundo. Disponível em < https://www.politize.com.br/7-direitos-das-mulheres-negados-no-mundo/> Acesso em Junho de 2021.
OLIVEIRA, Carlos Alexandre Firme de. Bem Estar social da População versus Organização e ocupação do Solo. Recima21, Revista Científica Multidisciplinar. V 2 nº6.Disponível em<https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/425/379> Acesso em Julho de 2021.
REVISTA MARIE CLARIE. 2019. V.1n º 337. Chimamanda: a voz do feminismo critica o racismo e defende homens feministas. Disponível em<https://revistamarieclaire.globo.com/Mulheres-do-Mundo/noticia/2019/07/chimamanda-voz-do-feminismo-critica-o-racismo-e-defende-homens-feministas.html> Acesso em junho 2021.
RIBEIRO, Darcy. Frases sobre Educação. Disponível em < https://pgl.gal/darcy-ribeiro-antropologo-da-educacao-documentario-da-serie-grandes-educadores/darcy-ribeiro-frase-sobre-a-educacao/> Acesso em Fevereiro de 2022.
SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. 9 ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
SENADO FEDERAL. Constituição Federal de 1988. Brasília, DF: Senado Federal.1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: julho. 2022.
SILVA, Guilherme. Pobreza menstrual: saiba como o problema afeta a sáude das mulheres. Disponível em< https://www.agazeta.com.br/revista-ag/vida/pobreza-menstrual-saiba-como-o-problema-afeta-a-saude-das-mulheres-0521. Acesso em Junho de 2021.
UNICEF. No Brasil, milhões de meninas carecem de infraestrutura e itens básicos para cuidados menstruais. Disponível em<https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/no-brasil-milhoes-de-meninas-carecem-de-infraestrutura-e-itens-basicos-para-cuidados-menstruais> Acesso em junho de 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.