ANÁLISE COMPARATIVA DA FAIXA ESPECTRAL DE ABSORÇÃO LUMINOSA POR PIGMENTO FOTOSSINTETIZANTE DE DUAS ESPÉCIES VEGETAIS: O USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM EM QUÍMICA ANALÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.205

Palavras-chave:

Spectrophotomic UV-VIS, Chlorophyll, Solvent extraction, Chemistry teaching, Experimentation

Resumo

A espectrofotometria é um método instrumental óptico largamente utilizado para determinações quantitativas em química analítica, tendo como princípio as interações entre a luz e a matéria. O presente estudo tem como objetivo relatar os resultados de uma aula experimental em química analítica, realizada por estudantes de química de nível pós-médio. Na realização da aula experimental, foram aplicados conhecimentos prévios sobre a técnica de espectrometria UV-VIS, na determinação da faixa de comprimento espectral e de máxima absorção de clorofila presente nas espécies vegetais couve (Brassica oleracea) e boldo (Peumus boldus). O experimento permitiu aos alunos compreenderem melhor a interação luz-matéria através da determinação dos comprimentos de onda de máxima absorção de luz pelos pigmentos fotossintetizantes de cada espécie vegetal. Os resultados revelaram como a experimentação, atrelada à contextualização, foi capaz de potencializar a aprendizagem dos alunos, favorecer a sistematização de conceitos em química analítica e criar oportunidades para estudos interdisciplinares com outros campos do saber científico.

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Biografia do Autor

Leandro José Dias Gonçalves de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Química pela UNIUBE. Especialista em Ensino de Química e em Gestão Ambiental pela UCAM. Especialista em Educação em Ciências pela UFMG.

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Publicado

13/05/2021

Como Citar

de Oliveira, L. J. D. G. . (2021). ANÁLISE COMPARATIVA DA FAIXA ESPECTRAL DE ABSORÇÃO LUMINOSA POR PIGMENTO FOTOSSINTETIZANTE DE DUAS ESPÉCIES VEGETAIS: O USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM EM QUÍMICA ANALÍTICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(4), e24205. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.205