ANÁLISE COMPARATIVA DA FAIXA ESPECTRAL DE ABSORÇÃO LUMINOSA POR PIGMENTO FOTOSSINTETIZANTE DE DUAS ESPÉCIES VEGETAIS: O USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM EM QUÍMICA ANALÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.205Palavras-chave:
Spectrophotomic UV-VIS, Chlorophyll, Solvent extraction, Chemistry teaching, ExperimentationResumo
A espectrofotometria é um método instrumental óptico largamente utilizado para determinações quantitativas em química analítica, tendo como princípio as interações entre a luz e a matéria. O presente estudo tem como objetivo relatar os resultados de uma aula experimental em química analítica, realizada por estudantes de química de nível pós-médio. Na realização da aula experimental, foram aplicados conhecimentos prévios sobre a técnica de espectrometria UV-VIS, na determinação da faixa de comprimento espectral e de máxima absorção de clorofila presente nas espécies vegetais couve (Brassica oleracea) e boldo (Peumus boldus). O experimento permitiu aos alunos compreenderem melhor a interação luz-matéria através da determinação dos comprimentos de onda de máxima absorção de luz pelos pigmentos fotossintetizantes de cada espécie vegetal. Os resultados revelaram como a experimentação, atrelada à contextualização, foi capaz de potencializar a aprendizagem dos alunos, favorecer a sistematização de conceitos em química analítica e criar oportunidades para estudos interdisciplinares com outros campos do saber científico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.