GESTÃO PÚBLICA: LUDICIDADE, ARTE, JOGOS E BRINCADEIRAS TRANSFORMANDO REALIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2536

Palavras-chave:

Aprendizagem. Lúdico. Espaço-escolar

Resumo

A escola contemporânea pressupõe contemplar-se as múltiplas áreas cognoscentes do ser e, há ausência do lúdico na Unidade Escolar, deixando o ambiente sem vida, sem luz, sem alegria, um lugar feito para adultos, precisa-se construir Escolas para crianças e, consequentemente espaços alfabetizadores de aprendizagens sociáveis ao desenvolvimento dos educandos. Objetiva-se melhorar os índices de interatividade e aprendizagens distintas, trazer alegria, criatividade e o lúdico, bem como diminuir a violência, a correria e acidentes, desafiar-se a construir uma dinâmica diferente, criando mecanismos de organização do espaço educacional e brinquedos com materiais recicláveis diversos para diversão e lazer ao cotidiano dos educandos que vivem em áreas vulneráveis. A implantação da dialética dos jogos, brinquedos e brincadeiras resultou na transformação notória no âmbito estudantil, chamando a atenção de educadores da instituição e comunidade em reconhecer a mudança. Afinal é brincando que se aprende, é brincando que nos socializamos, é brincando que aprendemos regras, auto disciplinamos-nos melhorando nossa condição humana com auxílio da arte, da cultura, do conhecimento em todos os lugares escolares, a Escola seja para o educando um marco de memórias significativas em sua existência, baseado nos fatores socioemocionais, fomentando o bem-estar das crianças, em querer vir a Escola não por obrigação, mas sim por ser um ambiente acolhedor, divertido que ensina e aprende todo dia, toda hora de maneira ativa, construtiva e democrática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Alexandre Firme de Oliveira

    Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003), é especialista em Alfabetização pela Universidade Potiguar (UnP), 2010. Mestre em Educação (2021) pela Uiversidade de Santa Cruz do Sul- UNISC. Professor do ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Macaíba e Parnamirim. 

  • Luana Pricila Vieira Oliveira, UFRN

    Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-UERN, Especialista em Língua Portuguesa e Matemática Numa Abordagem Transdisciplinar pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte-IFRN, Bacharela em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. 

Referências

AMARILHA, Marly. Alice que não foi ao País das Maravilhas. Editora Vozes, Rio de Janeiro, 2006.

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel, São Paulo: Moraes,1982.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum- BNCC. Disponívelem<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em Maio de 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. B823p Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : 144p.

BRASIL Lei de Bases e Diretrizes da Educação, LDB. 9394/996. Disponível em< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em Julho de 2022.

FUNDAÇÃO BRADESCO. Conceitos de aprendizagem Criativa.[S. l.]: Fundação Bradesco, s. d. Disponível em: https://www.ev.org.br/cursos/conceitos-de-aprendizagem-criativa.Acesso em: fev. 2022.

BRITO, R. Rodrigo de. Quem é Howard Gardner e o que é teoria das Inteligências múltiplas. Disponíveis< https://www.inteligenciadevida.com.br/pt/conteudo/quem-e-howard-gardner-especialistas-em-educacao/> Acesso em Outubro de 2021.

COLOMER, Teresa. CAMPS, Anna. Ensinar a ler ensinar a compreender. Porto Alegre, Artmed, 2002.

FAZENDA, Ivani(org). O que é Interdisciplinarieade. São Paulo: Cortez, 2008.

FERREIRO, Emília. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1994.

FERREIRO, Emília, TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

GRATIOT- ALFANDERY, Héléne. (org)Elaine Dias. Henry Wallon. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

FREINET, Célestin. A educação pelo trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 1998. Publicada originalmente em 1947.

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. Coleção questões de nossa época; v.23, 5ª edição, São Paulo, Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo, A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Coleção polêmicas do nosso tempo. São Paulo: Autores Associados, Cortez,1983.

GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: A teoria das Inteligências Múltiplas. Tradução Sandra Costa Porto Alegre: Artmed, 2002. Disponível em >https://docero.com.br/doc/xs1enc> Acesso Outubro de 2021.

IVIC, Ivan, COELHO, Edgar Pereira (org). Lev Semionovich Vygotsky. Recife, Massangana, 2010.

LENOIR, Rey, B. Fazenda. Les fondements de l’ interdisciplinarité dans la formation á l’enseigment. Canadá. Éditions du CRP/ Unesco, 2001.

LIB NEO, José Carlos, Didática - 2. ed. - São Paulo: Cortez, 2013.Bibliografia, ISBN 978-85-249-16-3-8, 1. Ensino médio - Brasil 2. Pedagogia 3. Prática de ensino 1. Título.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo. Revista da Ande, São Paulo, n.10, 1986.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários a educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2 ed. São Paulo, Cortez, Brasília –DF UNESCO, 2000.

MUNARI, Alberto. Jean Piaget. Tradução e Organização; Daniele Saheb. Recife: Fundação Joaquim Nabuco. Editora Massangana, 2010.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.

SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. 9 ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

SENADO FEDERAL. Constituição Federal de 1988. Brasília, DF: Senado Federal.1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: julho. 2022.

WESTBROOK, Robert B, Anísio Teixeira, José Eustáquio Romão, Verone Lane Rodrigues ( Org). JOHN DEWEY. Coleção Educadores. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

ZABALA, Antoni, A prática educativa: como Ensinar / Antoni Zabala; tradução Ernani F.da F. Rosa - Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZILBERMAN, Regina. (org). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1991.

AMARILHA, Marly. Alice que não foi ao País das Maravilhas. Editora Vozes, Rio de Janeiro, 2006.

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel, São Paulo: Moraes,1982.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum- BNCC. Disponívelem<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em Maio de 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. B823p Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : 144p.

BRASIL Lei de Bases e Diretrizes da Educação, LDB. 9394/996. Disponível em< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em Julho de 2022.

FUNDAÇÃO BRADESCO. Conceitos de aprendizagem Criativa.[S. l.]: Fundação Bradesco, s. d. Disponível em: https://www.ev.org.br/cursos/conceitos-de-aprendizagem-criativa.Acesso em: fev. 2022.

BRITO, R. Rodrigo de. Quem é Howard Gardner e o que é teoria das Inteligências múltiplas. Disponíveis< https://www.inteligenciadevida.com.br/pt/conteudo/quem-e-howard-gardner-especialistas-em-educacao/> Acesso em Outubro de 2021.

COLOMER, Teresa. CAMPS, Anna. Ensinar a ler ensinar a compreender. Porto Alegre, Artmed, 2002.

FAZENDA, Ivani(org). O que é Interdisciplinarieade. São Paulo: Cortez, 2008.

FERREIRO, Emília. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1994.

FERREIRO, Emília, TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

GRATIOT- ALFANDERY, Héléne. (org)Elaine Dias. Henry Wallon. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

FREINET, Célestin. A educação pelo trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 1998. Publicada originalmente em 1947.

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. Coleção questões de nossa época; v.23, 5ª edição, São Paulo, Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo, A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Coleção polêmicas do nosso tempo. São Paulo: Autores Associados, Cortez,1983.

GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: A teoria das Inteligências Múltiplas. Tradução Sandra Costa Porto Alegre: Artmed, 2002. Disponível em >https://docero.com.br/doc/xs1enc> Acesso Outubro de 2021.

IVIC, Ivan, COELHO, Edgar Pereira (org). Lev Semionovich Vygotsky. Recife, Massangana, 2010.

LENOIR, Rey, B. Fazenda. Les fondements de l’ interdisciplinarité dans la formation á l’enseigment. Canadá. Éditions du CRP/ Unesco, 2001.

LIB NEO, José Carlos, Didática - 2. ed. - São Paulo: Cortez, 2013.Bibliografia, ISBN 978-85-249-16-3-8, 1. Ensino médio - Brasil 2. Pedagogia 3. Prática de ensino 1. Título.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo. Revista da Ande, São Paulo, n.10, 1986.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários a educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2 ed. São Paulo, Cortez, Brasília –DF UNESCO, 2000.

MUNARI, Alberto. Jean Piaget. Tradução e Organização; Daniele Saheb. Recife: Fundação Joaquim Nabuco. Editora Massangana, 2010.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.

SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. 9 ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

SENADO FEDERAL. Constituição Federal de 1988. Brasília, DF: Senado Federal.1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: julho. 2022.

WESTBROOK, Robert B, Anísio Teixeira, José Eustáquio Romão, Verone Lane Rodrigues ( Org). JOHN DEWEY. Coleção Educadores. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

ZABALA, Antoni, A prática educativa: como Ensinar / Antoni Zabala; tradução Ernani F.da F. Rosa - Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZILBERMAN, Regina. (org). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1991.

Downloads

Publicado

22/12/2022

Edição

Seção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

Categorias

Como Citar

GESTÃO PÚBLICA: LUDICIDADE, ARTE, JOGOS E BRINCADEIRAS TRANSFORMANDO REALIDADES. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(12), e3122536. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2536