GESTÃO PÚBLICA: LUDICIDADE, ARTE, JOGOS E BRINCADEIRAS TRANSFORMANDO REALIDADES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2536Palavras-chave:
Aprendizagem. Lúdico. Espaço-escolarResumo
A escola contemporânea pressupõe contemplar-se as múltiplas áreas cognoscentes do ser e, há ausência do lúdico na Unidade Escolar, deixando o ambiente sem vida, sem luz, sem alegria, um lugar feito para adultos, precisa-se construir Escolas para crianças e, consequentemente espaços alfabetizadores de aprendizagens sociáveis ao desenvolvimento dos educandos. Objetiva-se melhorar os índices de interatividade e aprendizagens distintas, trazer alegria, criatividade e o lúdico, bem como diminuir a violência, a correria e acidentes, desafiar-se a construir uma dinâmica diferente, criando mecanismos de organização do espaço educacional e brinquedos com materiais recicláveis diversos para diversão e lazer ao cotidiano dos educandos que vivem em áreas vulneráveis. A implantação da dialética dos jogos, brinquedos e brincadeiras resultou na transformação notória no âmbito estudantil, chamando a atenção de educadores da instituição e comunidade em reconhecer a mudança. Afinal é brincando que se aprende, é brincando que nos socializamos, é brincando que aprendemos regras, auto disciplinamos-nos melhorando nossa condição humana com auxílio da arte, da cultura, do conhecimento em todos os lugares escolares, a Escola seja para o educando um marco de memórias significativas em sua existência, baseado nos fatores socioemocionais, fomentando o bem-estar das crianças, em querer vir a Escola não por obrigação, mas sim por ser um ambiente acolhedor, divertido que ensina e aprende todo dia, toda hora de maneira ativa, construtiva e democrática.
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Referências
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