DIFICULDADES IDENTIFICADAS NO ENSINO REMOTO DE ALUNOS COM TEA: RELATOS DE DOCENTES DE UMA ESCOLA SITUADA NO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2641

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Transtorno do espectro autista (TEA), Parauapebas.

Resumo

O artigo é oriundo de monografia e tem a finalidade de relatar as experiências de 14 docentes do Ensino Fundamental, da rede de ensino de Parauapebas-PA, Brasil, no ensino remoto de alunos com autismo, no ano de 2022. São apontadas no decurso da pesquisa, as dificuldades percebidas durante o processo de ensino e quais estratégias foram utilizadas para mitigar esse quadro. Para a coleta de dados foram utilizadas as ferramentas do Google for Education, para elaborar os formulários, as entrevistas e reuniões com os envolvidos sobre o processo de ensino dos alunos. Para tratamento dos dados, utilizou-se a Análise do Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados da pesquisa apontaram que as dificuldades mais evidentes foram na formação continuada e no uso correto das tecnologias digitais no processo de ensino dos alunos com autismo. O trabalho mostrou ainda que existe bastante potencial para novas pesquisas relacionadas à temática em questão.

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Biografia do Autor

Anderson Amaro Vieira, SEDUC PARÁ

Mestrando em Ensino de Matemática pela Uepa, Mestrando em Ensino de Física pela Unifesspa Especialista em  Transtorno  do  Espectro  Autista:  intervenções  multidisciplinares  em  contextos Intersetoriais pela Uepa e Graduado em Matemática pela Unifesspa.

 

 

Débora Carolina Nogueira Soares, Uepa - Universidade do Estado do Pará

Especialista em Transtorno  do  Espectro  Autista:  intervenções  multidisciplinares  em  contextos intersetoriais pela Uepa e Bacharel em Fonoaudiologia pela UNAMA.

 

Daniela Soares Leite, Uepa - Universidade do Estado do Pará

Doutora e Mestre em Genética e Biologia Molecular da UFPA e Graduada e Bacharel em Ciências Biológicas pela UFPB.

Referências

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Publicado

05/02/2023

Como Citar

Amaro Vieira, A., Nogueira Soares, D. C., & Soares Leite, D. (2023). DIFICULDADES IDENTIFICADAS NO ENSINO REMOTO DE ALUNOS COM TEA: RELATOS DE DOCENTES DE UMA ESCOLA SITUADA NO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS-PA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422641. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2641