AUTOAVALIAÇÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO ESCOLAR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA NOVO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2683Palavras-chave:
Gestão Escolar, Políticas Públicas, EnsinoResumo
O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que analisou a autoavaliação pedagógica e gestão escolar: concepções e práticas da implantação do Programa Novo Ensino Médio em escolas da rede estadual de ensino em Manaus-AM. O processo de ensino aprendizagem, atualmente no Brasil, vem sofrendo críticas severas, quer seja pelo próprio sistema educacional do país, que o concebe e o avalia a partir de princípios um tanto deteriorados pela falta de uma política educacional eficiente, quer seja pela própria comunidade educativa que espera uma salvação imediata de todos os problemas pedagógicos enfrentados no âmbito da escola. Portanto, mudanças na educação brasileira são assuntos sempre polêmicos e cheios de divisões. E isto reflete diretamente nas bases, ou seja, nas escolas, onde estão inseridos justamente os sujeitos que constroem, ou pelo menos tentam construir, uma educação de qualidade. Surgem, então, as escolas piloto aderentes ao Programa Novo Ensino Médio. Assim, esta pesquisa aborda de forma qualitativa, utilizando a metodologia de levantamento bibliográfico apresenta questões acerca de como as escolas piloto estão preparadas para assumir um compromisso de mudança tão importante para educação brasileira e como o Gestor Escolar pode contribuir nesse processo.
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Referências
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