AUTOAVALIAÇÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO ESCOLAR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2683

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Políticas públicas, Ensino

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que analisou a autoavaliação pedagógica e gestão escolar: concepções e práticas da implantação do Programa Novo Ensino Médio em escolas da rede estadual de ensino em Manaus-AM. O processo de ensino aprendizagem, atualmente no Brasil, vem sofrendo críticas severas, quer seja pelo próprio sistema educacional do país, que o concebe e o avalia a partir de princípios um tanto deteriorados pela falta de uma política educacional eficiente, quer seja pela própria comunidade educativa que espera uma salvação imediata de todos os problemas pedagógicos enfrentados no âmbito da escola. Portanto, mudanças na educação brasileira são assuntos sempre polêmicos e cheios de divisões. E isto reflete diretamente nas bases, ou seja, nas escolas, onde estão inseridos justamente os sujeitos que constroem, ou pelo menos tentam construir, uma educação de qualidade. Surgem, então, as escolas piloto aderentes ao Programa Novo Ensino Médio. Assim, esta pesquisa aborda de forma qualitativa, utilizando a metodologia de levantamento bibliográfico apresenta questões acerca de como as escolas piloto estão preparadas para assumir um compromisso de mudança tão importante para educação brasileira e como o Gestor Escolar pode contribuir nesse processo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Francisca Arlete Costa de Oliveira

Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL.

Eduardo Genaro Escate Lay

Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Referências

ARAÚJO, M. C. M. Gestão Escolar. IESDE Brasil, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação – Lei nº 10.172 de 09 de janeiro de 2001. Diário Oficial da República Federativa do Brasil.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, Pública. Projeto curso de especialização em gestão escolar (lato sensu): 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 25/05/2020.

DIAS SOBRINHO. J. Avaliação: Políticas Educacionais e Reformas da Educação Superior. São Paulo, Cortez, 2003.

FERREIRA, I. Projeto político-pedagógico. Disponível em: <http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/ppp>. Acesso em 3 nov. 2020.

Publicado

16/02/2023

Como Citar

Costa de Oliveira, F. A., & Genaro Escate Lay, E. . (2023). AUTOAVALIAÇÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO ESCOLAR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA NOVO ENSINO MÉDIO. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422683. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2683