AUTOAVALIAÇÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO ESCOLAR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA NOVO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2683Palavras-chave:
Gestão Escolar, Políticas públicas, EnsinoResumo
O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que analisou a autoavaliação pedagógica e gestão escolar: concepções e práticas da implantação do Programa Novo Ensino Médio em escolas da rede estadual de ensino em Manaus-AM. O processo de ensino aprendizagem, atualmente no Brasil, vem sofrendo críticas severas, quer seja pelo próprio sistema educacional do país, que o concebe e o avalia a partir de princípios um tanto deteriorados pela falta de uma política educacional eficiente, quer seja pela própria comunidade educativa que espera uma salvação imediata de todos os problemas pedagógicos enfrentados no âmbito da escola. Portanto, mudanças na educação brasileira são assuntos sempre polêmicos e cheios de divisões. E isto reflete diretamente nas bases, ou seja, nas escolas, onde estão inseridos justamente os sujeitos que constroem, ou pelo menos tentam construir, uma educação de qualidade. Surgem, então, as escolas piloto aderentes ao Programa Novo Ensino Médio. Assim, esta pesquisa aborda de forma qualitativa, utilizando a metodologia de levantamento bibliográfico apresenta questões acerca de como as escolas piloto estão preparadas para assumir um compromisso de mudança tão importante para educação brasileira e como o Gestor Escolar pode contribuir nesse processo.
Downloads
Referências
ARAÚJO, M. C. M. Gestão Escolar. IESDE Brasil, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação – Lei nº 10.172 de 09 de janeiro de 2001. Diário Oficial da República Federativa do Brasil.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, Pública. Projeto curso de especialização em gestão escolar (lato sensu): 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 25/05/2020.
DIAS SOBRINHO. J. Avaliação: Políticas Educacionais e Reformas da Educação Superior. São Paulo, Cortez, 2003.
FERREIRA, I. Projeto político-pedagógico. Disponível em: <http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/ppp>. Acesso em 3 nov. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.