PROGRAMAS DE POLICIAMENTO ESCOLAR DESENVOLVIDOS PELA POLÍCIA NORTE-AMERICANA E A POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ: UMA ANÁLISE COMPARATIVA INTERNACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2893

Palavras-chave:

Patrulha Escolar Comunitária, Polícia Militar do Paraná

Resumo

O presente artigo científico teve como tema central investigar a realidade do policiamento escolar desenvolvido pelas polícias norte-americanas, por meio do programa School Resource Officer (SRO), numa análise comparativa com o programa Patrulha Escolar Comunitária (PEC), realizado pelo Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) da Polícia Militar do Paraná (PMPR). Assim, a pesquisa descreveu os aspecto evolutivos de ambos os programas, suas características de aplicação e as delimitações do campo de atuação. O estudo permitiu identificar o contexto histórico-social de desenvolvimento do policiamento escolar em ambos os cenários, demonstrando a importância dessa modalidade de policiamento para a segurança das escolas. Adotou-se a abordagem qualitativa para tratar e discutir os dados coletados. A investigação destacou-se por ser do tipo descritiva e caracterizou-se como documental e bibliográfica. A investigação científica constatou que ambos os programas apresentam mais relações de equivalência do que diferenças e que essa aproximação decorre do fato de estarem estruturados na perspectiva de uma polícia comunitária e orientada para a solução de problemas. Essa conformação exige dos profissionais designados para o policiamento comunitário uma atuação multifuncional, de tríplice responsabilidade, para lidar com os desafios típicos das comunidades escolares.

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Biografia do Autor

Eliéser Antonio Durante Filho

Graduado no Curso de Formação de Oficiais Policiais-Militares pela Academia Policial Militar do Guatupê - APMG. Graduação em Direito pela Universidade Paranaense. Especializações em Gestão de Polícia Comunitária na modalidade de Formação para o Magistério Superior, em Gestão Pública com ênfase em Políticas Públicas, MBA Executivo em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e Talentos e Policiamento Comunitário. Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais - Turma 2018 concluído pela APMG e Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFPR.  Major da Policia Militar do Paraná,  trabalhando na Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (CECONSEG) junto à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), na assessoria e gestão de assuntos comunitários. Professor da Escola Superior de Segurança Pública da Academia Policial Militar do Guatupê vinculada à Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Professor de Teorias de Polícia Comunitária e Prática de Polícia Comunitária para o Curso de Formação de Oficiais Policiais-Militares. 

Valter Ribeiro da Silva

Graduado em Ciências Policiais de Segurança Pública e Preservação da Ordem Pública pela Academia Policial Militar do Guatupê e graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Francisco Beltrão. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Major da Polícia Militar do Estado do Paraná. 

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Publicado

12/03/2023

Como Citar

Durante Filho, E. A., & Ribeiro da Silva, V. (2023). PROGRAMAS DE POLICIAMENTO ESCOLAR DESENVOLVIDOS PELA POLÍCIA NORTE-AMERICANA E A POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ: UMA ANÁLISE COMPARATIVA INTERNACIONAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(3), e432893. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2893