COMERCIALIZAÇÃO E CONSUMO DE PRODUTOS DA CAPRINOVINOCULTURA NA CIDADE DE BELÉM DO SÃO FRANCISCO – PE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2905Palavras-chave:
Caprinos, ovinos, comércio, mercado consumidor, tecnologia.Resumo
Objetivou-se conhecer o perfil dos pontos de comercialização e dos consumidores dos produtos e subprodutos da caprinovinocultura com uso de app em dispositivos móveis na cidade de Belém do São Francisco – PE. Para isto, foi realizada uma pesquisa de campo utilizando-se um aplicativo em aparelhos móveis contendo um questionário que serviu como base para as entrevistas aos comerciantes e 1,5% da população para caracterizar o perfil dos consumidores de produtos e derivados de caprinos e ovinos do município. Após a obtenção dos dados, eles foram quantificados e organizados em gráficos e tabelas para posteriores discussões. Foi observado que 50% da comercialização das carnes caprina e ovina é realizada em supermercados e que estes adquirem a carne dos produtores locais ou diretamente do matadouro municipal, com reflexo direto sobre os abates dos animais que são feitos de forma clandestina. A compra das carnes caprina e ovina corresponde a um preço, em média, de R$12,00 por Kg e a venda com o valor médio de R$14,00 por Kg. Ainda foi observado que dos 300 entrevistados, 285 pessoas são consumidores da carne caprina e/ou ovina 91 pessoas consumidores do leite caprino. Pode-se concluir que a cidade de Belém do São Francisco – PE apresenta um grande potencial para comercialização e consumo da carne caprina e ovina e leite caprino, mesmo que sejam comercializados no mercado informal.
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