TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA ESPAÇOS MAKERS, VOLTADOS PARA UM TRABALHO COM AS METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Silvania Maria Roque
  • Lenir Santos de Freitas
  • Andrea Godke
  • Anelli de Sena Araujo Leandro

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3041

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Escola, Ensino

Resumo

Por meio de estudos, compreende-se que nas unidades escolares os estudantes necessitam se mostrar protagonistas de suas próprias aprendizagens, aproveitando-se, para tanto, de ferramentas digitais, com o desígnio de ter um abastado ambiente de aprendizagem, adequado tanto para estimular a curiosidade quanto para agenciar instantes reflexivos acerca do mundo no qual vivem. Assim sendo, compreende-se que o propósito está em proporcionar um espaço físico agradável e dinâmico aos educandos, permitindo intercâmbios diversificados mediante a utilização do universo midiático, bem como a exibição dos mecanismos tecnológicos vistos como elementos de contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Com este panorama, percebe-se ainda que a escola necessita indicar ambientes tecnológicos nos quais os estudantes possam edificar a sua aprendizagem, por meio do planejamento de aulas voltadas para a Cultura Maker e as Metodologias Ativas, as quais realmente possibilitem a experiência, explorando-se, com isso, tanto a criatividade quanto o raciocínio, desafiando-os a indicar dissoluções para dessemelhantes problemas, distinguindo apreciações que vão bem além de um ponto de vista comum. Para edificar tal discussão neste estudo, contou-se com uma pesquisa de caráter bibliográfico, a qual contribuiu com material teórico que embasou toda a sua construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Silvania Maria Roque

Graduada em Educação Física pela Faculdade Cidade João Pinheiro (FCJP), Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI) e Normal Superior (Unimontes Montes Claros). Especialização em Gestão e Administração Escolar, Inspeção Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar pela Associação Educativa do Brasil Faculdade de Janauba (SOEBRAS) e Mestranda em Educação: especialização formação de professores pela Universidade Europeia del Atlântico (UNEATLÁNTICO) – Espanha.

Lenir Santos de Freitas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Anhanguera - Uniderp. Pós-Graduada lato senso em Educação Especial com Ênfase em práticas Inclusivas - Centro de Ensino Superior Dom Alberto, Neuropsicopedagogia - Centro Universitário Leonardo da Vinci e mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores-Universidade Europea del Atlântico – Espanha (UNEA).

Andrea Godke

Graduada em Pedagoga formada pela Universidade Internacional Uninter. Licenciada e bacharel em Psicologia formada pela Universidade Católica de Santos. Pós graduada em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação e mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

Anelli de Sena Araujo Leandro

Graduação em Farmácia. Pós graduada em Farmácia Clínica e Farmácia Estética. Mestranda em Formação de Docência Superior.  Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

Referências

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

AZEVÊDO, L. S. Cultura maker: Uma nova possibilidade no processo de ensino e aprendizagem. 2019, Dissertação (Mestrado em inovação em tecnologias educacionais) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal 2019. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28456. Acesso em:25 de jan. 2023.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção de autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas. Londrina, v. 32, nº 1, jan./jun. 2011.

BLIKSTEIN, P. Digital fabrication and 'making' in education: the democratization of invention. In: WALTER-HERRMANN, J.; BUCHING, C. (Eds.). FabLabs of machines, makers, and inventors. Bielefeld: Transcript, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2019.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SILVA, K. et al. A cultura maker no ensino médio potencializando o aprendizado da matemática. Seminário internacional de educação, tecnologias e sociedade: Ensino híbrido. Rio Grande do Norte, 2019.

VALENTE, J. A. Formação de Professores: Diferentes abordagens pedagógicas. In: J. A. Valente (org) O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas (SP): NIED-UNICAMP, 1999.

ZYLBERSZTAJN, Moisés. Muito além do Maker: esforços contemporâneos de produção de novos e efetivos espaços educativos. In: TEIXEIRA, Clarissa Stefani; EHLERS, Ana Cristina da Silva Tavares; SOUZA, Marcio Vieira de (Org.). Educação fora da caixa: tendências para a educação no século XXI. Florianópolis: Bookess, 2015, v. 1, p. 189-208.

Downloads

Publicado

17/04/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Maria Roque, S., Santos de Freitas, L., Godke, A., & de Sena Araujo Leandro, A. (2023). TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA ESPAÇOS MAKERS, VOLTADOS PARA UM TRABALHO COM AS METODOLOGIAS ATIVAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443041. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3041