A FORMAÇÃO DO PROFESSOR INDÍGENA VOLTADA PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DESSE POVO

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Sheila Veronica Bravo
  • Silvania Luiza Valadão
  • Juliana Silva Vieira

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3070

Palavras-chave:

Formação do professor indígena, Ensino

Resumo

Por meio deste estudo, exibe-se um trabalho provindo de uma pesquisa de caráter bibliográfico, com o a qual se externa desígnios que envolvem o pensamento acerca do método de escolarização indígena, como também acerca de toda a importância que enreda a formação exclusiva do professor indígena, compreendendo-se que tal formação deve estar realmente voltada para a preparação deste profissional para sua atuação neste panorama. Busca-se ainda, salientar, mesmo que brevemente, a indigência deste profissional a partir do momento em que se busca um ensino de cunho tanto intercultural, quanto bilíngue e mais qualificado ao povo indígena. Perante isso, descobre-se, por meio de estudos, que a Educação escolar indígena, no decorrer dos séculos, passou por um método de integração no meio educacional, como também que, a partir de 1988, por meio da promulgação da Constituição Federal, tal população passou a ter seus direitos afiançados pela lei. Desta forma, estando agora conexo à Educação, compreende-se ser imprescindível existir formação inicial e continuada voltada para os professores indígenas, buscando-se, com isso, que haja o fortalecimento da Educação e da identidade desse povo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Sheila Veronica Bravo

Licenciada em Pedagogia, UNEMAT. Especialização em Psicopedagogia Institucional, UNOPAR. Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, FAVENI. Mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores-Universidade Europea del Atlântico – Espanha (UNEA).

Silvania Luiza Valadão

Graduada em Pedagogia, UNOPAR. Especialização em Educação infantil e series iniciais, Faculdade Fapaf. Especialização em Neuropsicopedagogia, Faculdade Faveni. Mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores-Universidade Europea del Atlântico – Espanha (UNEA).

Juliana Silva Vieira

Licenciada em Pedagogia, UNOPAR. Especialização em Educação Infantil, Anos Iniciais e Neuropsicopedagogia, UniBF. Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, FAVENI. Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e institucional Aplicada, Faculdade Play. Mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores-Universidade Europea del Atlântico – Espanha (UNEA).

Referências

ALVES, Nilda (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez Editores, 1992.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.

_________ Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. BrasÌlia, 1998.

CIMI, Conselho Indigenista Missionário. Roraima: em defesa da causa indígena. Encarte Pedagógico VI. Agosto 2015. Disponível em https://www.cimi.org.br>pub. Acesso em 21 Março de 2023.

GADOTTI, Moacyr. Educação básica e diversidade cultural. São Paulo: Editora Pontes, 1994.

HENRIQUES, Ricardo. Introdução. Caderno SECAD 2007. Brasília: Ministério da Educação, 2007.

LOPES DA SILVA, Aracy; GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. A temática indígena na escola: subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília: MEC/Mari/Unesco, 1995.

MONTE, Nietta Linderberg. Políticas curriculares e povos indígenas no Brasil recente. In LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (Orgs.). Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: editora Cortez, 2006.

Downloads

Publicado

24/04/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Bravo, S. V., Valadão, S. L., & Silva Vieira, J. (2023). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR INDÍGENA VOLTADA PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DESSE POVO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443070. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3070