A FORMAÇÃO DO PROFESSOR INDÍGENA VOLTADA PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DESSE POVO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3070Palavras-chave:
Formação do professor indígena, EnsinoResumo
Por meio deste estudo, exibe-se um trabalho provindo de uma pesquisa de caráter bibliográfico, com o a qual se externa desígnios que envolvem o pensamento acerca do método de escolarização indígena, como também acerca de toda a importância que enreda a formação exclusiva do professor indígena, compreendendo-se que tal formação deve estar realmente voltada para a preparação deste profissional para sua atuação neste panorama. Busca-se ainda, salientar, mesmo que brevemente, a indigência deste profissional a partir do momento em que se busca um ensino de cunho tanto intercultural, quanto bilíngue e mais qualificado ao povo indígena. Perante isso, descobre-se, por meio de estudos, que a Educação escolar indígena, no decorrer dos séculos, passou por um método de integração no meio educacional, como também que, a partir de 1988, por meio da promulgação da Constituição Federal, tal população passou a ter seus direitos afiançados pela lei. Desta forma, estando agora conexo à Educação, compreende-se ser imprescindível existir formação inicial e continuada voltada para os professores indígenas, buscando-se, com isso, que haja o fortalecimento da Educação e da identidade desse povo.
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