DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS TIPOS PEDAGÓGICOS NO CAMPO JURÍDICO BRASILEIRO

Autores

  • Lucas Gabriel Duarte Neris

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3444

Palavras-chave:

Campo jurídico profissional. Cursinhos preparatórios. Ensino manualesco. Faculdades de Direito. Tipos pedagógicos.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa epistemologicamente compreensiva que recorre à análise documental de um corpus de perfil qualitativo, pelo qual materializar-se-á determinados tipos epistemológicos pedagógicos de ensino no campo jurídico brasileiro. De maneira específica, descreve-se as práticas pedagógicas concretas reunidas no corpus de pesquisa e examina-se as especificidades encontradas nos dois tipos de ensino jurídico objetos deste trabalho: a formação de cursinhos e a formação acadêmica universitária. Conclui-se que o ensino no campo jurídico brasileiro se materializa a partir de tipos epistemológicos pedagógicos que se vinculam às metodologias de aprendizagens propostas para o tipo ideal.

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Biografia do Autor

Lucas Gabriel Duarte Neris

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

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Publicado

24/06/2023

Como Citar

Duarte Neris, L. G. (2023). DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS TIPOS PEDAGÓGICOS NO CAMPO JURÍDICO BRASILEIRO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(6), e463444. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3444