A METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI NA LITERATURA INFANTIL COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA O LETRAMENTO MATEMÁTICO

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Anelli de Sena Araujo Leandro
  • Patrícia Oliveira Danguí
  • Lucelina Gomes Rangel Ferreira
  • Sonia Maria dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3541

Palavras-chave:

Formação de professores. Dificuldades. Disciplina.

Resumo

Este artigo tem a finalidade de apresentar o letramento matemático no ensino fundamental dificuldades enfrentadas pelos alunos, considerando que nesta etapa do ensino, os alunos já deveriam ter domínio da disciplina, porém, os métodos de ensino mudaram radicalmente na última década e, nesta pesquisa, será abordado como a Sequência Fedathi pode transformar práticas docentes. O método utilizado para realizar esta pesquisa é a revisão bibliográfica, que segundo Silva e Menezes (2005), inclui a coleta de informações em textos, livros, artigos e outros materiais de natureza científica. Conclui-se que a aplicação da Sequência Fedathi ajudará vários professores, inovando suas aulas e a planejar de maneira diversificada na disciplina de matemática.

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Anelli de Sena Araujo Leandro

Graduação em Farmácia. Pós graduada em Farmácia Clínica e Farmácia Estética. Mestranda em Formação de Docência Superior. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

Patrícia Oliveira Danguí

Graduada em Pedagogia / Universidade Paranaense – Unipar. Pós Graduada em Psicopedagogia: Clínica e Institucional / Faculdade de Tecnologia Alfa de Umuarama – ALFA e Neuropsicopedagogia e Educação Especial / Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu – FAESI. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

Lucelina Gomes Rangel Ferreira

Graduada em Geografia e Pedagogia. Pós graduada em Intervenção para Autismo e Deficiência Intelectual e mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

Sonia Maria dos Santos

Graduada em Licenciatura Normal Superior UNPLI – Centro Universitário Plínio Leite. Licenciatura em Pedagogia UNISALLE- Instituto Superior de Educação LASALLE, Pós-Graduação Lato Sensu - Psicopedagogia Institucional e Clínica – FAVENI –Faculdade Venda Nova do Integrante, Educador Social – Instituto Gaio, Educação Especial Associação Brasileiro de Educação à distância, (RE). Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

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Publicado

24/07/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., de Sena Araujo Leandro, A., Oliveira Danguí, P., Gomes Rangel Ferreira, L., & Maria dos Santos, S. (2023). A METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI NA LITERATURA INFANTIL COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA O LETRAMENTO MATEMÁTICO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473541. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3541