ESCOLA, FAMÍLIA, GESTÃO E SOCIEDADE: UMA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO PLENO DE TODOS OS ESTUDANTES

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Sibele Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz
  • Edimilson Oliveira Souza
  • João Deoclecio dos Santos
  • Anelli de Sena Araujo Leandro

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3550

Palavras-chave:

Escola, Família, Gestão da sociedade

Resumo

Quando se fala acerca da Educação, entende-se que a gestão escolar, juntamente a toda sua equipe pedagógica, necessita buscar por estratégias que agenciem a inclusão da família no cerne da escola, buscando estreitar uma boa relação entre Escola e família, formando-se, uma parceria com o propósito de preparar e aperfeiçoar seus alunos para viverem em sociedade. Assim, quanto mais se aumentar o número de pessoas que se revelem envolvidas e preocupadas com uma melhor qualidade da Educação, melhores serão os resultados e, com isso, os esforços voltados para o enriquecimento da qualidade do ensino se mostrarão compensados, tendo em vista o prazer de se observar o aluno prosperando frente aos desafios dos estudos. Com este panorama, percebe-se que o docente externa um papel basilar de preparar os seus alunos para a vida. Desta forma, para a concretização deste estudo, foram delineados determinados desígnios, sendo que o primordial está em abranger de melhor forma o papel de cada um dos agentes sociais que fazem parte do dia a dia da escola como: gestão escolar, docente e família. Busca-se, para tanto, refletir acerca do papel pedagógico intrínseco ao docente e à gestão escolar no método de ensino e de aprendizagem, reconhecendo-se, neste trajeto, a importância da presença da família na escola, especialmente quando se versa acerca do desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo em formação. Assim, para a concretização do presente estudo contou-se com o aporte de uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos e dissertações encontradas em sites educacionais na internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Sibele Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz

Graduada em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Pós graduada em Administração escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Educação Especial Inclusiva Histórico Profissional Formação Acadêmica pela Faculdade Avantis, Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Castelo Branco e mestranda em Educação – Especialização em Organização e Gestão de Centros Educacionais pela UNIB – Porto Rico.

Edimilson Oliveira Souza

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA e Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Pós graduado em Gestão Educacional e Criatividade pela Faculdades Integradas de Patos, Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Redentor e Gestão de Polos pela Uniasselvi. Mestrando em Educação pela Uneatlantico.

João Deoclecio dos Santos

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT. Especialização em Gestão em Educação Pública, pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT. Mestrando em Educação pela Uneatlantico.

Anelli de Sena Araujo Leandro

Graduação em Farmácia. Pós graduada em Farmácia Clínica e Farmácia Estética. Mestranda em Formação de Docência Superior.  Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. 9.394/96. 1996.

BREJON, M. Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus: Leituras. São Paulo: Pioneira, 1986.

DANELUZ, Mariluci. Escola e família – duas realidades, um mesmo objetivo. 1° Simpósio Nacional de Educação. XX Seminário da Pedagogia. Cascavel, PR: Unioste, 2008.

INEP, Seb/MEC. Indicadores da qualidade na educação/ Ação Educativa, Unicef, Pnud, INEP, Seb/MEC (coordenadores) – São Paulo: Ação Educativa, 2007, 3ª edição ampliada

LIBÂNEO, J. C. Didática. 1. ed. São Paulo: Cortez, 1994. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília. DF: MEC/SEF 1998.

PÉREZ GÓMEZ, A. I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

Downloads

Publicado

24/07/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz, S., Oliveira Souza , E., Deoclecio dos Santos, J., & de Sena Araujo Leandro, A. (2023). ESCOLA, FAMÍLIA, GESTÃO E SOCIEDADE: UMA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO PLENO DE TODOS OS ESTUDANTES. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473550. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3550