A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS: UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores

  • Francisca Thanísia de Freitas Falcão

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3564

Palavras-chave:

Formação de professores. Inclusão escolar. Autismo.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo compreender a formação de professores na perspectiva da inclusão de estudantes autistas. A metodologia desse estudo consiste numa revisão da literatura nas bases de dados SciELO, PePSIC e Google Scholar no período de 2017 a 2023, buscando identificar os principais desafios enfrentados pelos professores. A análise resultou em duas categorias: o processo de inclusão de estudantes autistas e a formação de professores. Entre os achados, destaca-se o despreparo dos professores, prejudicando o desempenho e a inclusão desses estudantes na escola. É necessário que os professores tenham uma formação específica para lidar com os estudantes autistas, bem como conhecimento sobre o transtorno e suas características. A pesquisa destaca a importância da formação de professores para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para estudantes autistas. Conclui-se que a formação continuada é essencial para que os professores possam lidar com as especificidades dos estudantes autistas e garantir a sua inclusão escolar. Além disso, é importante que as políticas públicas e os gestores escolares invistam na formação dos professores, a fim de garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os estudantes.

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Biografia do Autor

Francisca Thanísia de Freitas Falcão

Mestranda em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Psicóloga. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Professora do Atendimento Educacional Especializado do Município de Fortaleza-CE.

 

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Publicado

26/07/2023

Como Citar

Thanísia de Freitas Falcão, F. (2023). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS: UMA REVISÃO NARRATIVA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473564. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3564