DIALOGANDO ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Marco Antonio Silvany
  • Ivaney Vieira Pondè
  • Maria do Socorro Nunes da Silva
  • Wanderson Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3567

Palavras-chave:

Docente, Ensino, Formação

Resumo

Este breve estudo discutirá em seu escopo a importância da formação da docência no Ensino Superior, tendo em vista a necessidade de haver profissionais do campo educacional bem formados, em busca de uma Educação verdadeiramente de qualidade. Tendo em vista que todas as universidades se mostram como produtos das relações humanas, mostra-se imprescindível edificar uma discussão acerca das probabilidades de se estabelecer uma política preocupada com a formação continuada para docentes universitários. Para tanto, esse trabalho tomará como base de fundamentação conceitos apresentados por autores renomados mediante pesquisa de caráter teórico-bibliográfico a respeito da temática em questão. Com isso, mostrar-se-á possível compreender um pouco mais acerca da temática que aqui será discutida e comentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Marco Antonio Silvany

Graduado em Ciências Biológicas. Especializado em Metodologias para Educação a Distância e Educação Inclusiva. Mestrando em Educação pela Uneatlantico.

Ivaney Vieira Pondè

Graduada em Pedagogia e Mestranda em Educação Especialização em Formação de Professores.

Maria do Socorro Nunes da Silva

Graduada em Pedagogia. Pós graduada em Educação Especial e Educação Infantil. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Wanderson Carvalho

Licenciado em Pedagogia pela UFPI/UAB e Filosofia pela UFPI/UAB. Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Evangélica Cristo Rei. Pós-Graduado em Contabilidade e Planejamento Tributário pela URSA - Universidade Raimundo Sá, Docência do Ensino Superior com ênfase em Gestão Escolar pela FECR - Faculdade Evangélica Cristo Rei e Gestão Escolar pela UESPI - Universidade Estadual do Piauí. Mestrando em Educação pela Uneatlantico.

Referências

FURLANETTO, Ecleide Cunico. Como nasce um professor? Uma reflexão sobre o processo de individuação e formação. São Paulo: Paulus, 2003.

GIORDAN, M. Z.; HOBOLD, M. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. PROFESSORES INICIANTES DOS ANOS FINAIS DO Ensino Fundamnetal: indicação das necessidades formativas.. Educação: Teoria e Prática, v. 27, n. 55, p. 308-326, 19 nov. 2017.

ISAIA, Silvia. Professor universitário no contexto de suas trajetórias como pessoa e profissional. In: MOROSINI, Marília et al. (orgs) Professor do Ensino Superior: identidade, docência e formação. Brasília: INEP, 2000, p. 21-33.

LEITE, Denise. Conhecimento social na sala de aula universitária e a autoformação docente. In: MOROSINI, Marília et al. (orgs) Professor do Ensino Superior: identidade, docência e formação. Brasília: INEP, 2000, p. 53-60. 40

PERRENOUD, Phillip. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Moraes, 1967.

SOARES, Sandra Regina; CUNHA, Maria Isabel da. Formação do professor: à docência universitária em busca de legitimidade. Salvador: EDUFBA, 2010.

Downloads

Publicado

26/07/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Silvany, M. A., Vieira Pondè, I., do Socorro Nunes da Silva, M., & Carvalho, W. (2023). DIALOGANDO ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473567. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3567