DIÁLOGO SOBRE FORMACIÓN DOCENTE EN EDUCACIÓN SUPERIOR

Autores/as

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Marco Antonio Silvany
  • Ivaney Vieira Pondè
  • Maria do Socorro Nunes da Silva
  • Wanderson Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3567

Palabras clave:

breve estudio discutirá en su alcance la importancia

Resumen

Este breve estudio discutirá en su alcance la importancia de la formación docente en la Educación Superior, en vista de la necesidad de contar con profesionales bien formados en el campo educativo, en busca de una Educación verdaderamente de calidad. Teniendo en cuenta que todas las universidades se muestran como productos de las relaciones humanas, es esencial construir una discusión sobre las posibilidades de establecer una política relacionada con la educación continua de los profesores universitarios. Para ello, este trabajo tomará como base conceptos fundacionales presentados por autores de reconocido prestigio a través de investigaciones teórico-bibliográficas sobre el tema en cuestión. Con esto, será posible entender un poco más sobre el tema que se discutirá y comentará aquí.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Marco Antonio Silvany

    Graduado em Ciências Biológicas. Especializado em Metodologias para Educação a Distância e Educação Inclusiva. Mestrando em Educação pela Uneatlantico.

  • Ivaney Vieira Pondè

    Graduada em Pedagogia e Mestranda em Educação Especialização em Formação de Professores.

  • Maria do Socorro Nunes da Silva

    Graduada em Pedagogia. Pós graduada em Educação Especial e Educação Infantil. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Wanderson Carvalho

    Licenciado em Pedagogia pela UFPI/UAB e Filosofia pela UFPI/UAB. Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Evangélica Cristo Rei. Pós-Graduado em Contabilidade e Planejamento Tributário pela URSA - Universidade Raimundo Sá, Docência do Ensino Superior com ênfase em Gestão Escolar pela FECR - Faculdade Evangélica Cristo Rei e Gestão Escolar pela UESPI - Universidade Estadual do Piauí. Mestrando em Educação pela Uneatlantico.

Referencias

FURLANETTO, Ecleide Cunico. Como nasce um professor? Uma reflexão sobre o processo de individuação e formação. São Paulo: Paulus, 2003.

GIORDAN, M. Z.; HOBOLD, M. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. PROFESSORES INICIANTES DOS ANOS FINAIS DO Ensino Fundamnetal: indicação das necessidades formativas.. Educação: Teoria e Prática, v. 27, n. 55, p. 308-326, 19 nov. 2017.

ISAIA, Silvia. Professor universitário no contexto de suas trajetórias como pessoa e profissional. In: MOROSINI, Marília et al. (orgs) Professor do Ensino Superior: identidade, docência e formação. Brasília: INEP, 2000, p. 21-33.

LEITE, Denise. Conhecimento social na sala de aula universitária e a autoformação docente. In: MOROSINI, Marília et al. (orgs) Professor do Ensino Superior: identidade, docência e formação. Brasília: INEP, 2000, p. 53-60. 40

PERRENOUD, Phillip. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Moraes, 1967.

SOARES, Sandra Regina; CUNHA, Maria Isabel da. Formação do professor: à docência universitária em busca de legitimidade. Salvador: EDUFBA, 2010.

Publicado

26/07/2023

Cómo citar

DIÁLOGO SOBRE FORMACIÓN DOCENTE EN EDUCACIÓN SUPERIOR. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473567. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3567