A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE QUIZIZZ COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3633

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Relatos de experiência, Ensino técnico

Resumo

Este trabalho descreve a experiência do estágio supervisionado, e tem como objetivo explorar o uso do software Quizizz como uma ferramenta no processo ensino aprendizagem, com foco no ensino técnico. As atividades ocorreram in loco realizadas pela disciplina de Estágio Supervisionado em Computação II, no Centro de Educação Tecnológico do Amazonas (CETAM) no município de Carauari – AM, pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. A metodologia inserida neste estudo foi baseada na pesquisa qualitativa, para coletar e analisar dados, compreender as experiências vivenciadas pelos alunos que já são adultos, e poder implementar com eficácia o Quizizz como ferramenta de aprendizagem, mostrar os resultados obtidos e os feedbacks recebidos. Com relação à utilização da tecnologia como ferramenta de ensino, demostrar que elas podem contribuir no processo de ensino aprendizagem de forma lúdica e espontânea no desenvolvimento dos alunos. O trabalho está estruturado em tópicos apresentado a introdução, fundamentação teórica, a metodologia, a análise dos dados coletados e os resultados durante este período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jennifer Azevedo da Cruz

Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Franciano Antunes

Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Antonio Augusto dos Santos França

Pós-graduado em Informática na Educação pela Faculdade Única de Ipatinga. Quality Enginner na Seedz.      

Jose Mauro Pinto da Rocha

Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Darlan Rodrigues Campelo

Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Gabriel Rodrigues de Medeiros

Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Stefani Feitoza Monteiro

Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

DEVITA, Villanueva. A diferença entre usar tecnologia e integrar a tecnologia na educação. Escribo inovação para o aprendizagem, jan 29/2015. Disponível em: < https://escribo.com/2015/01/29/a-diferenca-entre-usar-tecnologia-e-integrar-a-tecnologia-na-educacao/#:~:text=Ela%20se%20baseia%20na%20frase,%C3%A9%20empregada%20na%20sua%20escola%3F > Acesso em 07/05/2023.

KENSKY, V.M. Educação e tecnologia: o novo ritmo da informação. Editora Papirus. 2007.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora. 1993.

LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez Editora. 2013.

PABLOS, S. P. traduzido por GONÇALVES, L. R. M. Sete motivos para ligar o celular na sala de aula. Disponível em: < http://educacao.uol.com.br/noticias/2015/02/24/sete-motivos-para-ligar-o-celular-na-sala-de-aula.htm > Acesso em 07/05/2023.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. A tecnologia na docência em línguas estrangeiras: conveniências e tenções. In: Dalben et al. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. (Coleção Didática e Prática de Ensino)

PATTON, MQ (2022). Pesquisa Qualitativa e Métodos de Avaliação (3ª ed.). Thousand Oaks, CA: Sage Publications.

RICHIT, Adriana. Implicações da Teoria de Vygotsky aos Processos de Aprendizagem e

Desenvolvimento em Ambientes Mediados pelo Computador. In: Revista Perspectiva,

Erechim, RS, v.28, n.103, p.21-32. set.2004. ISSN: 0101-2908

Tecnologia e educação: Um Diálogo Freire – Papert. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/viewFile/22353/18549>. Acesso em 07/05/2023.

A Teoria Vygostkyana e a Utilização das Novas Tecnologias no Ensino Aprendizagem: Reflexão Sobre o Uso do Celular. Disponível em: <https://www.catolicadeanapolis.edu.br/revistamagistro/wp-content/uploads/2017/04/a-teoria-vygotskyana-e-a-utiliza%C3%A7%C3%A3o-das-novas-tecnologias-no-ensino-aprendizagem-uma-reflex%C3%A3o-sobre-o-uso-do-celular.pdf>. Acesso em 07/05/2023.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS/UEA. (2015). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação – CESIT/UEA. APÊNDICE “A”. Art. 1º - CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Downloads

Publicado

19/07/2023

Como Citar

Azevedo da Cruz, J., Antunes, F., dos Santos França, A. A., Pinto da Rocha, J. M., Rodrigues Campelo, D., Rodrigues de Medeiros, G., & Feitoza Monteiro, S. (2023). A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE QUIZIZZ COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473633. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3633