ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE COARI-AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3669

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Recursos computacionais, Ensino Médio

Resumo

Este trabalho discorre sobre as práticas educacionais e experiências vivenciadas por licenciando em computação na disciplina de Estágio Supervisionado em Computação II, do curso de Licenciatura em Computação, da universidade do Estado do Amazonas (UEA), Núcleo de Ensino Superior de Coari (NESCO). A disciplina de Estágio Supervisionado é uma importante etapa no processo de formação docente, pois propicia ao acadêmico de licenciatura em computação a oportunidade de vivenciar experiências práticas, onde serão encontrados diversos desafios, tendo assim a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso, para auxiliar professores e estudantes. A pesquisa é de cunho qualitativo, na qual buscou-se analisar problemáticas em uma escola da rede pública de ensino no município de Coari-Amazonas, na modalidade do ensino médio, visando utilizar recursos computacionais juntamente com algumas metodologias para melhorar o processo de ensino. Os dados dessa pesquisa foram coletados através de anotações em caderno de campo e fotografias, nas fases de observação e coparticipação em turmas do 1º ao 3º ano de Ensino Médio, a partir dessas etapas conseguiu-se identificar algumas problemáticas, e com base nelas foi elaborado um plano de ação pedagógica, o qual foi utilizado para realização da regência, na turma do 1º ano na disciplina de língua portuguesa para aplicação do plano de ação. Nesta aula foram trabalhados os contos e microcontos, além da utilização do software Scratch para complementar o processo, em que os alunos puderam produzir suas próprias histórias e animá-las.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Quemuel da Silva Monteiro

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA 

Josiney Cavalcante da Silva

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Rogério Brito de Oliveira

Pós-Graduado em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação da Serra – FASE. Pedagogo da Secretaria de Estado da Educação e Desporto – SEDUC, Amazonas.

Anderson Souza de Almeida

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

Júlio dos Santos da Silva

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

Taís Coelho Ferreira

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

Camila Daylla Marques Afonso

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

Referências

BARBOSA, M. L.; AMARAL, S. F. do. Aplicativos e gamificação na educação: possibilidades e considerações / Applications and gamification in education: possibilities and considerations. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 23974–23987, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n3-210. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26044. Acesso em: 24 maio. 2023.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9394, 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9394.htm. Acesso em 23 de maio de 2023

BRASIL. Presidência da República. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Imprensa Nacional, 21 de novembro de 2018. Seção 1, p. 21.

DE SOUZA, Isabel Maria Amorim; DE SOUZA, Luciana Virgília Amorim. O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno na escola. Revista Fórum Identidades, 2013.

FOGAÇA, Jennifer. "Importância do Estágio Supervisionado nos Cursos de Licenciatura." Canal do Educador. Disponível em:https://educador.brasilescola.uol.com.br/politica-educacional/importancia-estagio-supervisionado-nos-cursos-licenciatura.htm. Acesso em 23 de maio de 2023.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnica da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2a ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013.

Downloads

Publicado

28/07/2023

Como Citar

da Silva Monteiro, Q., Cavalcante da Silva, J., de Oliveira Barbosa, L. S., Brito de Oliveira, R., Souza de Almeida, A., dos Santos da Silva, J., … Marques Afonso, C. D. (2023). ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE COARI-AM. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473669. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3669