ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE COARI-AM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3669Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Recursos computacionais, Ensino MédioResumo
Este trabalho discorre sobre as práticas educacionais e experiências vivenciadas por licenciando em computação na disciplina de Estágio Supervisionado em Computação II, do curso de Licenciatura em Computação, da universidade do Estado do Amazonas (UEA), Núcleo de Ensino Superior de Coari (NESCO). A disciplina de Estágio Supervisionado é uma importante etapa no processo de formação docente, pois propicia ao acadêmico de licenciatura em computação a oportunidade de vivenciar experiências práticas, onde serão encontrados diversos desafios, tendo assim a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso, para auxiliar professores e estudantes. A pesquisa é de cunho qualitativo, na qual buscou-se analisar problemáticas em uma escola da rede pública de ensino no município de Coari-Amazonas, na modalidade do ensino médio, visando utilizar recursos computacionais juntamente com algumas metodologias para melhorar o processo de ensino. Os dados dessa pesquisa foram coletados através de anotações em caderno de campo e fotografias, nas fases de observação e coparticipação em turmas do 1º ao 3º ano de Ensino Médio, a partir dessas etapas conseguiu-se identificar algumas problemáticas, e com base nelas foi elaborado um plano de ação pedagógica, o qual foi utilizado para realização da regência, na turma do 1º ano na disciplina de língua portuguesa para aplicação do plano de ação. Nesta aula foram trabalhados os contos e microcontos, além da utilização do software Scratch para complementar o processo, em que os alunos puderam produzir suas próprias histórias e animá-las.
Downloads
Referências
BARBOSA, M. L.; AMARAL, S. F. do. Aplicativos e gamificação na educação: possibilidades e considerações / Applications and gamification in education: possibilities and considerations. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 23974–23987, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n3-210. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26044. Acesso em: 24 maio. 2023.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9394, 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9394.htm. Acesso em 23 de maio de 2023
BRASIL. Presidência da República. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Imprensa Nacional, 21 de novembro de 2018. Seção 1, p. 21.
DE SOUZA, Isabel Maria Amorim; DE SOUZA, Luciana Virgília Amorim. O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno na escola. Revista Fórum Identidades, 2013.
FOGAÇA, Jennifer. "Importância do Estágio Supervisionado nos Cursos de Licenciatura." Canal do Educador. Disponível em:https://educador.brasilescola.uol.com.br/politica-educacional/importancia-estagio-supervisionado-nos-cursos-licenciatura.htm. Acesso em 23 de maio de 2023.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnica da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2a ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.