ENFERMIDADES EM PROFISSIONAIS DOCENTES: UMA REALIDADE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.375Palavras-chave:
Enfermidades, docentes, escolas públicas.Resumo
Esta investigação aborda sobre as enfermidades em profissionais docentes, muitas destas, ocasionadas devido às precárias condições de trabalho, intensas jornadas laborais, número excessivo de alunos em sala de aula, falta de recursos e infraestrutura também são agravantes que podem contribuir para o adoecimento de profissionais docentes. A pesquisa teve como objetivo geral: Determinar as enfermidades em profissionais docentes das escolas públicas ocasionadas pelo exercício da profissão. E como objetivos específicos: descrever as condições de trabalho dos professores das escolas publicas; especificar as causas e motivos da baixa laboral; determinar os fatores de risco e as causas de enfermidades devido ao exercício da profissão docente; e analisar a saúde física e mental dos docentes. De acordo com o problema e os objetivos de investigação o enfoque da pesquisa é quantitativo, a técnica para coleta de dados foi através de questionário estruturado e escala, o método é descritivo, transversal, tipo entrevista. A população foi de 89 sujeitos que atuam em duas escolas estaduais, uma em Belém e outra em Ananindeua- PA. O índice de confiabilidade do questionário completo foi obtido mediante o cálculo de estadístico alpha de Cronbach. Para análise de resultados se aplicou o programa estatístico SPSS v.23. O processo de análise de dados foi geral, dimensão laboral e dimensão a saúde física e mental. Os resultados revelam que o ambiente laboral, a satisfação e as condições de trabalho em que os docentes exercem seus ofícios, podem levá-los ao processo de adoecimento.
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