TRANSVERSALIDADE NO ENSINO DA SAÚDE POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.406

Palavras-chave:

Ensino médio, transversais de saúde, professor

Resumo

Os temas transversais de saúde são um desafio desde 1971 com a instituição dos PCN’s e tornou-se mais evidente após 2006 com a consolidação no ensino fundamental, porém no ensino médio não houve esse  processo, apesar da implementação do PSE, em que há a figura do profissional de saúde associado a temas de saúde na escola. Os professores de ensino médio não dispõem de formação suficiente para abordagem de temas transversais de saúde, tratando-os de forma pessoal e pouco didática, ainda que haja muitas tentativas de fazê-lo. A metodologia ativa do ensino de temas transversais devem permear entre os adolescentes a necessidade do cuidado individual e coletivo. Atualmente os temas mais abordados são de interesse pontual, não há uma sistemática de ensino em temas transversais no ensino médio; os temas são: higiene pessoal, drogas, sexo e sexualidade, questões sociais e virologia, promoção da saúde e prevenção de doenças são temas que são trabalhados por profissionais de saúde e não fazem parte da rotina do professor.

 

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Biografia do Autor

  • Carlos Átila Pereira de Araújo, ufpi

    farmacêutico Mder, mestrando ufpi

  • Maria Almira Bulcão Loureiro

    Enfermeira 

  • Silvana do Espirito Santo de Castro Mendes

    Enfermeira HU

  • Nivia Cristiane Ferreira Brandão Soares

    Enfermeira plantonista, urgencista

  • Joyce Caroline de Oliveira Sousa, IFPI

    Tecnóloga em Radiologia, gestão hospitalar

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Publicado

09/08/2021

Como Citar

TRANSVERSALIDADE NO ENSINO DA SAÚDE POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(7), e27406. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.406