TRANSVERSALIDADE NO ENSINO DA SAÚDE POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.406

Palavras-chave:

Ensino médio, transversais de saúde, professor

Resumo

Os temas transversais de saúde são um desafio desde 1971 com a instituição dos PCN’s e tornou-se mais evidente após 2006 com a consolidação no ensino fundamental, porém no ensino médio não houve esse  processo, apesar da implementação do PSE, em que há a figura do profissional de saúde associado a temas de saúde na escola. Os professores de ensino médio não dispõem de formação suficiente para abordagem de temas transversais de saúde, tratando-os de forma pessoal e pouco didática, ainda que haja muitas tentativas de fazê-lo. A metodologia ativa do ensino de temas transversais devem permear entre os adolescentes a necessidade do cuidado individual e coletivo. Atualmente os temas mais abordados são de interesse pontual, não há uma sistemática de ensino em temas transversais no ensino médio; os temas são: higiene pessoal, drogas, sexo e sexualidade, questões sociais e virologia, promoção da saúde e prevenção de doenças são temas que são trabalhados por profissionais de saúde e não fazem parte da rotina do professor.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Átila Pereira de Araújo, ufpi

farmacêutico Mder, mestrando ufpi

Maria Almira Bulcão Loureiro

Enfermeira 

Silvana do Espirito Santo de Castro Mendes

Enfermeira HU

Nivia Cristiane Ferreira Brandão Soares

Enfermeira plantonista, urgencista

Joyce Caroline de Oliveira Sousa, IFPI

Tecnóloga em Radiologia, gestão hospitalar

Downloads

Publicado

09/08/2021

Como Citar

Catiane Raquel Sousa Fernandes, Pereira de Araújo, C. Átila, Almira Bulcão Loureiro , M. ., do Espirito Santo de Castro Mendes, S. . ., Cristiane Ferreira Brandão Soares, N. ., & de Oliveira Sousa, J. C. (2021). TRANSVERSALIDADE NO ENSINO DA SAÚDE POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(7), e27406. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.406