TRANSVERSALIDADE NO ENSINO DA SAÚDE POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.406Palavras-chave:
Ensino médio, transversais de saúde, professorResumo
Os temas transversais de saúde são um desafio desde 1971 com a instituição dos PCN’s e tornou-se mais evidente após 2006 com a consolidação no ensino fundamental, porém no ensino médio não houve esse processo, apesar da implementação do PSE, em que há a figura do profissional de saúde associado a temas de saúde na escola. Os professores de ensino médio não dispõem de formação suficiente para abordagem de temas transversais de saúde, tratando-os de forma pessoal e pouco didática, ainda que haja muitas tentativas de fazê-lo. A metodologia ativa do ensino de temas transversais devem permear entre os adolescentes a necessidade do cuidado individual e coletivo. Atualmente os temas mais abordados são de interesse pontual, não há uma sistemática de ensino em temas transversais no ensino médio; os temas são: higiene pessoal, drogas, sexo e sexualidade, questões sociais e virologia, promoção da saúde e prevenção de doenças são temas que são trabalhados por profissionais de saúde e não fazem parte da rotina do professor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.