A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS INTERCULTURAIS NAS ESCOLAS DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.411

Palavras-chave:

Educação do campo, Interculturalidade, Práticas educativas

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as práticas educativas interculturais desenvolvidas nas escolas do campo, debatendo sobre a construção de projetos de ensino que viabilizem uma educação transformadora. Para realizar esta discussão, utilizamos como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, por meio da qual consultamos livros, artigos científicos e periódicos em busca dos dados que compuseram a parte analítica deste trabalho. Ademais, as discussões foram embasadas nos posicionamentos de autores como Caldart (2004), Freire (1970), Fleuri (2004), Palanca (2001), Walsh (2000), Lima (2018) e Marques (2017), além de levar em consideração os documentos oficiais que regulamentam a educação do campo, a saber, a LDB, o Parecer CNE/CEB n° 36/2001, a Resolução CNE/CEB n° 01/2002, a Resolução CNE/CEB n° 02/2008 e o Decreto n° 7.352/2010. Por meio das discussões realizadas, percebemos que as práticas interculturais são muito importantes para que o processo de ensino e aprendizagem seja maximizado e, por isso, é cada vez mais necessário que o educador, a escola e o sistema de ensino de maneira geral se empenhem na elaboração e aplicação dessas práticas no contexto da sala de aula das escolas do campo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Silvana Mara Carvalho Moura, SEEDRR

    Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Roraima - UERR. Especialista em Língua Portuguesa: uma Abordagem Textual, pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Licenciada em Letras pela UFPA. Professora da rede estadual de ensino de Roraima - SEEDRR.

  • Irisdalva Barbosa Mendes, UERR

    Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Roraima -UERR. Especialista em metodologia do ensono em matemática e física pela Universidade Candido Mendes. Graduada em ciências da natureza e matemática com ênfase em matemática e física pela Universidade Estadual de Roraima - UERR.

  • Carmem Vera Nunes Spotti, UERR

    Doutora em Educação: currículo, pela Puc/SP (2017). Mestre em Letras pela Universidade federal de Roraima - UFRR. Especialista em comunicação, expressão e cultura pela Universidade da Região da Campanha -URCAMP/RS. Especialista em filologia pela PUC/ UERJ. Graduação em Letras - URCAMP/RS. Professora da rede estadual de ensino de Roraima (SEEDRR/CEFORR) e professora da Universidade Estadual de Roraima - UERR. Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação - UERR/IFRR.

Downloads

Publicado

11/07/2021

Como Citar

A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS INTERCULTURAIS NAS ESCOLAS DO CAMPO. (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(6), e26411. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.411