GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E SALA DE AULA NO CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Álvaro Raphá Lemos Guerra
  • José Augusto Silva Costa
  • Rosiane da Conceição Abreu
  • Edilene Soares Rodrigues
  • Lucimeri Stoco Beger

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4324

Palavras-chave:

Gestão escolar, Ensino

Resumo

O ano de 2020 já se tornou histórico devido à pandemia, tornando-se um ano atípico. A Covid-19 forçou profissionais de todas as áreas a se reinventarem e, a liderança educacional não foi diferente. Mesmo os professores a distância (EaD) mais resilientes, tiveram que se acostumar ou se adaptar à nova realidade. Foi então necessário melhorar a gestão escolar nas condições da pandemia da Covid-19. O ensino a distância já é uma realidade antiga; até os mais céticos já perceberam isso, e ele esteve muito presente durante o período da pandemia para proteger a saúde de professores e alunos. Não podemos ignorar os dados surpreendentes sobre o número de mortes causadas por esta epidemia. Um verdadeiro desastre que nos faz pensar cada vez mais em como devemos agir para minimizar esta situação. Neste momento queremos enfatizar que o esforço para superar esses limites analíticos nos levou a perguntar como os estados, especialmente o estado do Brasil, podem criar uma realidade pandêmica com base nesses dados. Ou seja, a forma como os líderes públicos manipulam e divulgam os resultados da análise desses dados pode afetar o cotidiano das pessoas. E estas ações levaram a uma diminuição do nível de infeção da Covid-19 no país. Diante do exposto, o objetivo aqui foi entender como foi realizada a gestão escolar e de sala de aula no contexto de isolamento social em tempos pandêmicos.

 

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Álvaro Raphá Lemos Guerra

    Graduado em Pedagogia e Ciências Biológicas. Bacharel em Direito. Pós-graduado em Gestão Educacional, Gestão em Saúde e Direito Ambiental. Mestrando em Educação.

  • José Augusto Silva Costa

    Graduado em Pedagogia. Pós-graduado em Gestão, Supervisão e Planejamento Educacional, Neuropsicopedagogia, Psicopedagogia, Psicologia da Educação e Aprendizagem, Gestão Escolar e Educacional, Atendimento Educacional Especializado e Alfabetização e Letramento. Mestrando em Educação.

  • Rosiane da Conceição Abreu

    Graduada em Pedagogia e Artes. Pós-graduada Lato Sensu em Educação Infantil e Anos Iniciais, AEE e Sala de Recursos Multifuncionais, Ensino Religiosos e Artes, Metodologia do Ensino da História e Geografia. Mestranda em Educação - Especialização em Formação de Professores pela Universidad Europeia del Atlántico – UNEATLÁNTICO.

  • Edilene Soares Rodrigues

    Graduada em Pedagogia e Supervisão Escolar. Pós-graduada em Gestão Educacional. Mestranda em Educação.                                             

  • Lucimeri Stoco Beger

    Graduada em Pedagogia pela UFPR. Pós graduada em Metodologia do ensino de 1° e 2° Graus. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

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Publicado

23/11/2023

Como Citar

GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E SALA DE AULA NO CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114324. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4324