AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM FACE DA GESTÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Elizabete Rodrigues da Silva
  • Roseli de Brito Cabral
  • Danielle Salvador Melo Burigo
  • Rafaela Silva Nogueira Duarte
  • Divanir Aparecida Franco Crisostomo
  • Simônica Maria de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4340

Palavras-chave:

Tecnologia. Educação. Escola. Ensino. Gestão.

Resumo

Este trabalho tem como desígnio refletir acerca da importância da utilização das tecnologias digitais nas unidades de ensino e tentar descobrir o verdadeiro papel do gestor escolar. Na sociedade moderna, as pessoas passaram a viver de um modo totalmente distinto de épocas anteriores, pois com o avanço rápido e constante da tecnologia, elas começaram a interagir com o outro por meio de grupos e a terem acesso a uma enorme quantidade de informações de maneira rápida e flexível, trazendo com isso vários benefícios, como um aprender significativo, dinâmico e diversificado para o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, para que isso de fato se torne uma realidade no ambiente educacional, é de grande relevância que o gestor escolar atue com responsabilidade e ética, não deixando de lado os constantes avanços da tecnologia, e busque preparar os seus profissionais para essa nova realidade, aperfeiçoando-os para o uso adequado dessas ferramentas com o intuito de promover um ensino de qualidade. Com esse intuito, desenvolveu-se uma pesquisa de âmbito bibliográfico com o auxílio da literatura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Elizabete Rodrigues da Silva

    Graduada em Letras Português, Espanhol e respectivas literaturas. Pós-graduada Psicopedagoga Institucional. Mestre em Educação pela Uninter. Mestranda em Educação - Especialização em Formação de Professores pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLÁNTICO - ESPANHA).

  • Roseli de Brito Cabral

    Graduada em Letras e Pedagogia. Especialista em Educação Especial com Ênfase de Deficiência Visual e Gestão Educacional. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores.

  • Danielle Salvador Melo Burigo

    Graduada em Educação Artística. Pós-graduada em Metodologia do Ensino. Mestranda em Educação.

  • Rafaela Silva Nogueira Duarte

    Graduada em História. Pós-graduada em Ensino de História e Transtornos Globais do Desenvolvimento. Mestranda em Educação.

     

  • Divanir Aparecida Franco Crisostomo

    Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Gerenciamento no Ambiente Escolar: Supervisão e Orientação. Mestranda em Educação.

  • Simônica Maria de Oliveira

    Graduada em Letras pela União das Faculdades de Alta Floresta, UNIFLOR. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira – Universidade Cândido Mendes - UCAM. Mestranda em Educação com especialidade em TICs na Educação – Uneatlântico.

                                        

Referências

ALMEIDA, M.; RUBIM, L. O papel do gestor escolar na incorporação das TIC na escola: experiências em construção e redes colaborativas de aprendizagem. São Paulo: PUC – SP, 2004.

ALONSO, M. Formação de Gestores Escolares: Um Campo de Pesquisa a Ser Explorado. In: ALMEIDA, M. E. B. de; ALONSO, M. (org.). Tecnologias na formação e na gestão escolar. São Paulo: Avercamp, 2007.

BELLONI, M. L. O que é Mídia e Educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. São Paulo, São Paulo, SP, v. 18, n. 3, 2006.

BRASIL. LDB - Lei n. 9394, de 20/12/96, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, n. 248, 1996.

CUNHA, Maria Isabel da. A pesquisa qualitativa e a didática. In: OLIVEIRA, Maria Rita. N. S. (Org.). Didática: Ruptura, compromisso e pesquisa. Campinas, SP, Papirus, 1993.

DEMO, P. Participação é conquista. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1988.

KALINKE, M. A. Para não ser um Professor do Século Passado. Curitiba: Gráfica Expoente, 1999.

LÜCK, H. Concepções e Processos Democráticos de Gestão Educacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

PRATA, C. L. Gestão escolar e as novas tecnologias. In: ALONSO, M. et al. Formação de gestores escolares: para a utilização de tecnologias de informação e comunicação. São Paulo: [s. n.], 2002.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis, SC: UFSC, 2005.

Downloads

Publicado

19/12/2023

Como Citar

AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM FACE DA GESTÃO EDUCACIONAL. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124340. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4340