AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM FACE DA GESTÃO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4340Palavras-chave:
Tecnologia. Educação. Escola. Ensino. Gestão.Resumo
Este trabalho tem como desígnio refletir acerca da importância da utilização das tecnologias digitais nas unidades de ensino e tentar descobrir o verdadeiro papel do gestor escolar. Na sociedade moderna, as pessoas passaram a viver de um modo totalmente distinto de épocas anteriores, pois com o avanço rápido e constante da tecnologia, elas começaram a interagir com o outro por meio de grupos e a terem acesso a uma enorme quantidade de informações de maneira rápida e flexível, trazendo com isso vários benefícios, como um aprender significativo, dinâmico e diversificado para o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, para que isso de fato se torne uma realidade no ambiente educacional, é de grande relevância que o gestor escolar atue com responsabilidade e ética, não deixando de lado os constantes avanços da tecnologia, e busque preparar os seus profissionais para essa nova realidade, aperfeiçoando-os para o uso adequado dessas ferramentas com o intuito de promover um ensino de qualidade. Com esse intuito, desenvolveu-se uma pesquisa de âmbito bibliográfico com o auxílio da literatura.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M.; RUBIM, L. O papel do gestor escolar na incorporação das TIC na escola: experiências em construção e redes colaborativas de aprendizagem. São Paulo: PUC – SP, 2004.
ALONSO, M. Formação de Gestores Escolares: Um Campo de Pesquisa a Ser Explorado. In: ALMEIDA, M. E. B. de; ALONSO, M. (org.). Tecnologias na formação e na gestão escolar. São Paulo: Avercamp, 2007.
BELLONI, M. L. O que é Mídia e Educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. São Paulo, São Paulo, SP, v. 18, n. 3, 2006.
BRASIL. LDB - Lei n. 9394, de 20/12/96, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, n. 248, 1996.
CUNHA, Maria Isabel da. A pesquisa qualitativa e a didática. In: OLIVEIRA, Maria Rita. N. S. (Org.). Didática: Ruptura, compromisso e pesquisa. Campinas, SP, Papirus, 1993.
DEMO, P. Participação é conquista. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1988.
KALINKE, M. A. Para não ser um Professor do Século Passado. Curitiba: Gráfica Expoente, 1999.
LÜCK, H. Concepções e Processos Democráticos de Gestão Educacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
PRATA, C. L. Gestão escolar e as novas tecnologias. In: ALONSO, M. et al. Formação de gestores escolares: para a utilização de tecnologias de informação e comunicação. São Paulo: [s. n.], 2002.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis, SC: UFSC, 2005.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.