AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM FACE DA GESTÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Elizabete Rodrigues da Silva
  • Roseli de Brito Cabral
  • Danielle Salvador Melo Burigo
  • Rafaela Silva Nogueira Duarte
  • Divanir Aparecida Franco Crisostomo
  • Simônica Maria de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4340

Palavras-chave:

Tecnologia. Educação. Escola. Ensino. Gestão.

Resumo

Este trabalho tem como desígnio refletir acerca da importância da utilização das tecnologias digitais nas unidades de ensino e tentar descobrir o verdadeiro papel do gestor escolar. Na sociedade moderna, as pessoas passaram a viver de um modo totalmente distinto de épocas anteriores, pois com o avanço rápido e constante da tecnologia, elas começaram a interagir com o outro por meio de grupos e a terem acesso a uma enorme quantidade de informações de maneira rápida e flexível, trazendo com isso vários benefícios, como um aprender significativo, dinâmico e diversificado para o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, para que isso de fato se torne uma realidade no ambiente educacional, é de grande relevância que o gestor escolar atue com responsabilidade e ética, não deixando de lado os constantes avanços da tecnologia, e busque preparar os seus profissionais para essa nova realidade, aperfeiçoando-os para o uso adequado dessas ferramentas com o intuito de promover um ensino de qualidade. Com esse intuito, desenvolveu-se uma pesquisa de âmbito bibliográfico com o auxílio da literatura.

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Elizabete Rodrigues da Silva

Graduada em Letras Português, Espanhol e respectivas literaturas. Pós-graduada Psicopedagoga Institucional. Mestre em Educação pela Uninter. Mestranda em Educação - Especialização em Formação de Professores pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLÁNTICO - ESPANHA).

Roseli de Brito Cabral

Graduada em Letras e Pedagogia. Especialista em Educação Especial com Ênfase de Deficiência Visual e Gestão Educacional. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores.

Danielle Salvador Melo Burigo

Graduada em Educação Artística. Pós-graduada em Metodologia do Ensino. Mestranda em Educação.

Rafaela Silva Nogueira Duarte

Graduada em História. Pós-graduada em Ensino de História e Transtornos Globais do Desenvolvimento. Mestranda em Educação.

 

Divanir Aparecida Franco Crisostomo

Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Gerenciamento no Ambiente Escolar: Supervisão e Orientação. Mestranda em Educação.

Simônica Maria de Oliveira

Graduada em Letras pela União das Faculdades de Alta Floresta, UNIFLOR. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira – Universidade Cândido Mendes - UCAM. Mestranda em Educação com especialidade em TICs na Educação – Uneatlântico.

                                    

Referências

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Publicado

19/12/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Rodrigues da Silva, E., de Brito Cabral, R., Salvador Melo Burigo, D., Silva Nogueira Duarte, R., Aparecida Franco Crisostomo, D., & Maria de Oliveira , S. (2023). AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM FACE DA GESTÃO EDUCACIONAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124340. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4340