DESAFIOS DO SÉCULO NA DOCÊNCIA: RESSIGNIFICANDO CAMINHOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4354Palavras-chave:
Desafios do século, Docência, EnsinoResumo
Este estudo mirou pesquisar e ressaltar o método de letramento, alusivo ao desenvolvimento das desenvolturas voltadas à leitura e à escrita na turma de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, procurou-se compreender como nasceu a EJA e determinadas apreciações acerca da alfabetização e da Educação de Jovens e Adultos, procurou-se também entender o perfil da clientela que busca a EJA, o desenvolvimento dos docentes dessa modalidade, seus métodos e processo de avaliação dos estudantes. Desta forma, para que tais objetivos se tornassem concretos, esse estudo fundamentou-se em pensamentos de autores consagrados como Arroyo (2006), Soares (2007), Carvalho (2000) dentre outros. Por meio da contribuição teórica, após a leitura deste estudo, será possível ter uma melhor apreensão acerca da temática levantada, como também será possível entender o motivo da grande evasão escolar na EJA, buscando identificar quais seriam as reais dificuldades dos docentes em trabalharem nesta modalidade de ensino e se será possível assinalar métodos que sejam mais apropriados para o exercício de alfabetizar na modalidade EJA.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel González. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia G. C.; LINO, Nilma (org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasilia: MEC, 1996. Disponível em: www.mec.gov.br. Acesso em: 18 ago. 2021.
CARVALHO, O. F. de; SENA, V. K. Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos: módulo I, unidade 2. Brasília: SESI-DN, 2000, 204p.
FONSECA, M. C. F. R. Educação Matemática de Jovens e Adultos: especificidades, desafios e contribuições. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.
GONÇALVES, Maria Fernanda. Currículo Oculto e Culturas de aprendizagem na formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2002.
LUCKESI, C.C. Filosofia da Educação, São Paulo: Cortez, 1994.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MENEGOLLA, M. Didática: aprender a ensinar. 5 ed. São Paulo: Loyola, 1999.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 34. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
SILVA, Denise Guerreiro Vieira da; TRENTINI, Mercedes. Narrativas como técnica de pesquisa em enfermagem. Rev. Latino-Am. de Enferm., v. 10, n. 3, maio/jun. 2002.
SILVA, Pedro Lopes da; ARAÚJO, Aline Vasconcelos de. As metodologias utilizadas por profissionais da EJA: Uma reflexão a partir do Estágio Supervisionado III. In: X Simpósio UFAC, 2016.
SOARES, L. Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica/ SECAD-MEC/UNESCO, 2006.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.