DESAFIOS DO SÉCULO NA DOCÊNCIA: RESSIGNIFICANDO CAMINHOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Gisele Santos Guimarães
  • Isabella Lurdes Henrischen dos Santos
  • Ricardo Pacheco de Carvalho
  • Edileusa Lucíades Martins Brito
  • Ana Maria de Medeiros Vilar

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4354

Palavras-chave:

Desafios do século, Docência, Ensino

Resumo

Este estudo mirou pesquisar e ressaltar o método de letramento, alusivo ao desenvolvimento das desenvolturas voltadas à leitura e à escrita na turma de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, procurou-se compreender como nasceu a EJA e determinadas apreciações acerca da alfabetização e da Educação de Jovens e Adultos, procurou-se também entender o perfil da clientela que busca a EJA, o desenvolvimento dos docentes dessa modalidade, seus métodos e processo de avaliação dos estudantes. Desta forma, para que tais objetivos se tornassem concretos, esse estudo fundamentou-se em pensamentos de autores consagrados como Arroyo (2006), Soares (2007), Carvalho (2000) dentre outros. Por meio da contribuição teórica, após a leitura deste estudo, será possível ter uma melhor apreensão acerca da temática levantada, como também será possível entender o motivo da grande evasão escolar na EJA, buscando identificar quais seriam as reais dificuldades dos docentes em trabalharem nesta modalidade de ensino e se será possível assinalar métodos que sejam mais apropriados para o exercício de alfabetizar na modalidade EJA.

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Gisele Santos Guimarães

    Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino e Educação Inclusiva com Ênfase no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Mestranda em Educação.

  • Isabella Lurdes Henrischen dos Santos

    Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Pós-graduada em Educação Ambiental. Mestranda em Educação.

  • Ricardo Pacheco de Carvalho

    Graduado em Pedagogia pela UCESP- União Cultural do Estado de São Paulo, Graduado em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidad e Estadual do Maranhão, Graduado em Filosofia pela UNINTER. Pós-graduado em Psicopedagogia pela UCESP e Psicologia da Educação. Mestrando em Educação.

  • Edileusa Lucíades Martins Brito

    Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Metodologia do Ensino da Geografia, Gestão Escolar, Supervisão Escolar e Orientação do Ensino Fundamental e Alfabetização e Letramento. Mestranda em Educação.

  • Ana Maria de Medeiros Vilar

    Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Língua Portuguesa e Educação Inclusiva. Mestranda em Educação.

Referências

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Publicado

23/11/2023

Como Citar

DESAFIOS DO SÉCULO NA DOCÊNCIA: RESSIGNIFICANDO CAMINHOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114354. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4354