GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Antônia Margarida da Silva
  • Erk Sônia Alves dos Santos
  • Edileusa Lucíades Martins Brito
  • Ana Maria de Medeiros Vilar
  • Ana Marta Sousa Martins
  • Isabella Lurdes Henrischen dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4358

Palavras-chave:

Educação. Direitos Humanos. Escola. Ensino.

Resumo

Este trabalho tem como desígnio desenvolver uma abordagem reflexiva, com o intuito de averiguar os pareceres dos Direitos Humanos e Cidadania, tendo em vista o trabalho da Gestão Escolar, existentes nas práticas pedagógicas dos docentes da Educação Infantil e dar sequência à caminhada que conclui a graduação em Pedagogia, com a apresentação de uma temática que abarque a Educação Infantil. Para tanto, buscou-se realizar uma pesquisa de cunho bibliográfico, com base em autores renomados e seus apontamentos acerca da temática aqui apresentada. Assim sendo, mediante essa abordagem reflexiva, conseguiu-se descobrir que na prática pedagógica docente a integração que envolve os Direitos Humanos e a Cidadania acontece por intermédio de regras e limites aplicados antes mesmo de o professor iniciar as suas atividades, bem como, quando se buscar desenvolver um trabalho que aborde temas mais complexos como homofobia, sexualidade, bullying, dentre outros. Diante disso, é relevante salientar que a Educação Infantil apresenta como desígnio fundamental o processo formativo de caráter cultural e social do sujeito, ou seja, de crianças até os cinco anos de idade. Nesse panorama, encontra-se o gestor escolar e o seu trabalho.

 

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Antônia Margarida da Silva

    Graduada em Letras e Pedagogia. Pós graduada em Língua Portuguesa e Educação Integral. Mestranda em Educação.

  • Erk Sônia Alves dos Santos

    Licenciada em Letras. Pós-graduada em Programa de Ensino de Língua Portuguesa. Mestranda em Educação.

  • Edileusa Lucíades Martins Brito

    Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Metodologia do Ensino da Geografia, Gestão Escolar, Supervisão Escolar e Orientação do Ensino Fundamental e Alfabetização e Letramento. Mestranda em Educação.

  • Ana Maria de Medeiros Vilar

    Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Língua Portuguesa e Educação Inclusiva. Mestranda em Educação.

  • Ana Marta Sousa Martins

    Graduada em História, Geografia e Pedagogia. Pós-graduada em História e Geografia, Psicopedagogia Clínica e Institucional, educação Infantil, Gestão Escolar e Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo de Trabalho. Mestranda em Educação.

  • Isabella Lurdes Henrischen dos Santos

    Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Pós-graduada em Educação Ambiental. Mestranda em Educação.

Referências

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Publicado

30/11/2023

Como Citar

GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124358. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4358