GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4358Palavras-chave:
Educação. Direitos Humanos. Escola. Ensino.Resumo
Este trabalho tem como desígnio desenvolver uma abordagem reflexiva, com o intuito de averiguar os pareceres dos Direitos Humanos e Cidadania, tendo em vista o trabalho da Gestão Escolar, existentes nas práticas pedagógicas dos docentes da Educação Infantil e dar sequência à caminhada que conclui a graduação em Pedagogia, com a apresentação de uma temática que abarque a Educação Infantil. Para tanto, buscou-se realizar uma pesquisa de cunho bibliográfico, com base em autores renomados e seus apontamentos acerca da temática aqui apresentada. Assim sendo, mediante essa abordagem reflexiva, conseguiu-se descobrir que na prática pedagógica docente a integração que envolve os Direitos Humanos e a Cidadania acontece por intermédio de regras e limites aplicados antes mesmo de o professor iniciar as suas atividades, bem como, quando se buscar desenvolver um trabalho que aborde temas mais complexos como homofobia, sexualidade, bullying, dentre outros. Diante disso, é relevante salientar que a Educação Infantil apresenta como desígnio fundamental o processo formativo de caráter cultural e social do sujeito, ou seja, de crianças até os cinco anos de idade. Nesse panorama, encontra-se o gestor escolar e o seu trabalho.
Downloads
Referências
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 1990.
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: 2010, p. 12. Disponível em . Acesso em: 25/02/2022.
BRASIL. Plano Nacional de Educação 2001-2010 [recurso eletrônico]: Lei n. 010172, de 9 de janeiro de 2001. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/L10172.pdf. Acesso em: 25/02/2022
DIAS, A. A. (2007). Da educação como direito humano aos direitos humanos como princípio educativo. In R. M. G. Silveira, A. A. Dias, L. F. G. Ferreira, M. L. P. A. M. Feitosa, & M. N. T. Zenaide (Orgs.). Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos (pp. 441-456). João Pessoa: Editora Universitária
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo, SP: Atlas, 1999.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação científica. Petrópolis: Vozes, 2009.
LDBEN: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 6. Ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, edições Câmara, 2011.
KRAMER, S., Bazílio, Luiz Cavalieri Infância. Educação e Direitos Humanos. São Paulo: Cortez, 4ª ed. 2011.
___________ (Org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2009.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.