A GESTÃO ESCOLAR NUMA IMPORTANTE E DESAFIADORA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • José Antonino Canani
  • Walkiria Araujo de Carvalho
  • Lusilange Maria de Araújo
  • Glaudistonia Chaves dos Santos Moreira
  • Deolinda Angela de Araújo de Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4368

Palavras-chave:

Aprendizagem. Educação. Escola. Gestão Escolar.

Resumo

Este artigo traz consigo um importante e atualizado debate acerca do incansável e desafiador trabalho da gestão escolar, como também de seu importante papel em busca de uma escola verdadeiramente preocupada em encantar a todos e que, para tanto, deve espontaneamente se mostrar a cada dia mais democrática. Pensando neste panorama, este artigo é basicamente edificado por meio da contribuição de valiosos subsídios colhidos em uma pesquisa de caráter bibliográfico exploratório, a qual contribuirá com um aporte teórico, permeado de citações de autores consagrados no meio educacional e que muito dissertam acerca da temática aqui proposta. Tais autores, em seus apontamentos, salientam a grande importância do papel do gestor escolar, mostrando a sua contribuição para a qualidade do ensino. Desta forma, buscar-se-á, por meio da edificação desta pesquisa, edificar um artigo que contribua, facilitando a compreensão de todos que o lerem, acerca da temática aqui proposta para análise e discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

José Antonino Canani

Graduado em Geografia pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE; Pós-graduado Latu-Sensu em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares com Ênfase em Educação Especial e Práticas Inclusivas pela Faculdade Anita Garibaldi - CESUSC; Pós-graduado Latu-Sensu em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão – CENSUPEG; Mestre em Educação com especialidade em Organização e Gestão de Centros Educativos pela Universidad Internacional Iberoamericana – UNIB.

Walkiria Araujo de Carvalho

Graduada em Pedagogia e Letras. Mestranda em Educação.

Lusilange Maria de Araújo

Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar e História. Pós- graduada em Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Educacional. Mestranda em Educação.

Glaudistonia Chaves dos Santos Moreira

Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Pós-graduada em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio e Gestão Educacional. Mestranda em Educação.

Deolinda Angela de Araújo de Figueiredo

Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Gestão de Pessoas. Mestranda em Educação.

 

Referências

CARDOSO, Cristina. Projetos nas escolas: uma política de secundarizarão da especificidade do trabalho escolar. Jornal de políticas educacionais, n. 6, jul./dez. 2009.

FONSECA, Dirce Mendes da. Gestão e educação. Revista Universidade e Sociedade, ano IV, n. 7, jun. 1994.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA J. F.; TOSCHI M. S. Educação escolar: políticas estrutura e organização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. (Coleção Docência em Formação).

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola. Goiânia: Alternativa, 2001.

LÜCK, Heloísa. Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto à Formação de seus Gestores. Em Aberto, n. 72, jun. 2000.

PARO, Vitor. Gestão Democrática da Escola Pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2005.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: Primeiras aproximações. 5. ed. São Paulo: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

TORRES, Artemis; GARSKE, Lindalva Maria N. Diretores de Escola: o desacerto com a democracia. Em Alberto, Brasília, v. 17, n. 72, 2000.

Downloads

Publicado

04/12/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Antonino Canani, J., Araujo de Carvalho, W., Maria de Araújo, L., Chaves dos Santos Moreira, G., & Angela de Araújo de Figueiredo, D. (2023). A GESTÃO ESCOLAR NUMA IMPORTANTE E DESAFIADORA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124368. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4368