A GESTÃO ESCOLAR NUMA IMPORTANTE E DESAFIADORA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4368Palavras-chave:
Aprendizagem. Educação. Escola. Gestão Escolar.Resumo
Este artigo traz consigo um importante e atualizado debate acerca do incansável e desafiador trabalho da gestão escolar, como também de seu importante papel em busca de uma escola verdadeiramente preocupada em encantar a todos e que, para tanto, deve espontaneamente se mostrar a cada dia mais democrática. Pensando neste panorama, este artigo é basicamente edificado por meio da contribuição de valiosos subsídios colhidos em uma pesquisa de caráter bibliográfico exploratório, a qual contribuirá com um aporte teórico, permeado de citações de autores consagrados no meio educacional e que muito dissertam acerca da temática aqui proposta. Tais autores, em seus apontamentos, salientam a grande importância do papel do gestor escolar, mostrando a sua contribuição para a qualidade do ensino. Desta forma, buscar-se-á, por meio da edificação desta pesquisa, edificar um artigo que contribua, facilitando a compreensão de todos que o lerem, acerca da temática aqui proposta para análise e discussão.
Downloads
Referências
CARDOSO, Cristina. Projetos nas escolas: uma política de secundarizarão da especificidade do trabalho escolar. Jornal de políticas educacionais, n. 6, jul./dez. 2009.
FONSECA, Dirce Mendes da. Gestão e educação. Revista Universidade e Sociedade, ano IV, n. 7, jun. 1994.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA J. F.; TOSCHI M. S. Educação escolar: políticas estrutura e organização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. (Coleção Docência em Formação).
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola. Goiânia: Alternativa, 2001.
LÜCK, Heloísa. Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto à Formação de seus Gestores. Em Aberto, n. 72, jun. 2000.
PARO, Vitor. Gestão Democrática da Escola Pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2005.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: Primeiras aproximações. 5. ed. São Paulo: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
TORRES, Artemis; GARSKE, Lindalva Maria N. Diretores de Escola: o desacerto com a democracia. Em Alberto, Brasília, v. 17, n. 72, 2000.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.