LA GESTIÓN ESCOLAR EN UNA IMPORTANTE Y DESAFÍADORA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA

Autores/as

  • Ueudison Alves Guimarães
  • José Antonino Canani
  • Walkiria Araujo de Carvalho
  • Lusilange Maria de Araújo
  • Glaudistonia Chaves dos Santos Moreira
  • Deolinda Angela de Araújo de Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4368

Palabras clave:

Aprendizaje. Educación. Gestión Escolar. Escolar.

Resumen

Es evidente que este artículo trae consigo un importante y actual debate sobre la incansable y desafiante labor de la gestión escolar, así como su importante papel en la búsqueda de una escuela realmente preocupada por el deleite de todos y que, para ello, debe mostrarse espontáneamente cada día más democrática. Con esta perspectiva, este artículo se construirá básicamente a partir del aporte de valiosas informaciones recogidas en una investigación bibliográfica exploratoria, que proporcionará una contribución teórica, impregnada de citas de autores de renombre en el campo educativo que han escrito extensamente sobre el tema aquí propuesto. Estos autores destacan la gran importancia del papel del gestor escolar, mostrando su contribución a la calidad de la enseñanza. De esta forma, el objetivo de esta investigación es producir un artículo que facilite a todos los que lo lean la comprensión del tema aquí propuesto para análisis y discusión.

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Biografía del autor/a

  • Ueudison Alves Guimarães

    Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • José Antonino Canani

    Graduado em Geografia pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE; Pós-graduado Latu-Sensu em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares com Ênfase em Educação Especial e Práticas Inclusivas pela Faculdade Anita Garibaldi - CESUSC; Pós-graduado Latu-Sensu em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão – CENSUPEG; Mestre em Educação com especialidade em Organização e Gestão de Centros Educativos pela Universidad Internacional Iberoamericana – UNIB.

  • Walkiria Araujo de Carvalho

    Graduada em Pedagogia e Letras. Mestranda em Educação.

  • Lusilange Maria de Araújo

    Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar e História. Pós- graduada em Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Educacional. Mestranda em Educação.

  • Glaudistonia Chaves dos Santos Moreira

    Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Pós-graduada em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio e Gestão Educacional. Mestranda em Educação.

  • Deolinda Angela de Araújo de Figueiredo

    Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Gestão de Pessoas. Mestranda em Educação.

     

Referencias

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Publicado

04/12/2023

Cómo citar

LA GESTIÓN ESCOLAR EN UNA IMPORTANTE Y DESAFÍADORA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124368. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4368