DESAFIOS DO SÉCULO NA DOCÊNCIA: AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E SUAS INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4380Palavras-chave:
Tecnologias. Educação. Educadores.Resumo
Este estudo tem como objetivo discutir os desafios do século na docência, tendo em vista as inovações tecnológicas e suas influências na Educação, bem como da maneira como elas vêm sendo inseridas na prática educativa. Contudo, foi necessário averiguar os saberes docentes acerca dos mecanismos tecnológicos, distinguindo as escolas que fazem uso delas na prática pedagógica. Nesse sentido, compreende-se que o docente carrega consigo um grande desafio, que é adquirir o aperfeiçoamento para colocá-las em prática em sala de aula, como um facilitador do processo educacional, reformulando um contíguo de ações didático-pedagógicas. Assim, compreende-se que a inserção das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem não deve, em hipótese alguma, negligenciar a investigação a respeito do contexto em que os docentes vivem em seu cotidiano, incluindo a sua ação educativa e sua formação e vivências, que são essenciais para a sua caminhada como educador. Por outro lado, é importante ressaltar que a escola deve proporcionar os recursos necessários à implementação de ferramentas tecnológicas, bem como de programas para que esse sonho de transformar a escola um espaço inovador e de aprendizagem por meio das novas tecnologias se torne uma realidade.
Downloads
Referências
BRITO. Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e Novas Tecnologias: um repensar. São Paulo: Pearson, 2012.
FAVA, Rui. O ensino na sociedade digital. São Paulo: Pioneira - Thompson Learning, 2012.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação científica. Petrópolis: Vozes, 2009.
LEITE, Lígia Silva. Mídia e a perspectiva da tecnologia educacional no processo pedagógico contemporâneo. In: FREIRE, Wendel (org.). Tecnologia e educação: as mídias na prática docente. 2. ed. Rio de Janeiro: WAK, 2011.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MUGNOL, M. A educação a distância no Brasil. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 27, p. 335-349, maio/ago. 2009.
OLIVEIRA. Fátima Bayma de. Tecnologia da Informação e Comunicação: a busca de uma visão ampla e estruturada. São Paulo: Pearson, 2007.
SANTOS, N. Espaços Virtuais de Ensino Aprendizagem. São Paulo: Infolink, 1998.
SOUZA, I. R. L.; MAGALHÂES, H. P. de. Intersecções entre culturas midiáticas e cibercultura e game cultura. Revista Cultura Midiática, ano 01, n. 01, jul./dez. 2008.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.