DESAFIOS DO SÉCULO NA DOCÊNCIA: AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E SUAS INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Emerson Garcia de Souza
  • José Coutinho da Silva Oliveira
  • Daniel Nunes Ribeiro
  • Adelaide de Fátima dos Santos
  • Ricardo Pacheco de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4380

Palavras-chave:

Tecnologias. Educação. Educadores.

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir os desafios do século na docência, tendo em vista as inovações tecnológicas e suas influências na Educação, bem como da maneira como elas vêm sendo inseridas na prática educativa. Contudo, foi necessário averiguar os saberes docentes acerca dos mecanismos tecnológicos, distinguindo as escolas que fazem uso delas na prática pedagógica. Nesse sentido, compreende-se que o docente carrega consigo um grande desafio, que é adquirir o aperfeiçoamento para colocá-las em prática em sala de aula, como um facilitador do processo educacional, reformulando um contíguo de ações didático-pedagógicas. Assim, compreende-se que a inserção das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem não deve, em hipótese alguma, negligenciar a investigação a respeito do contexto em que os docentes vivem em seu cotidiano, incluindo a sua ação educativa e sua formação e vivências, que são essenciais para a sua caminhada como educador. Por outro lado, é importante ressaltar que a escola deve proporcionar os recursos necessários à implementação de ferramentas tecnológicas, bem como de programas para que esse sonho de transformar a escola um espaço inovador e de aprendizagem por meio das novas tecnologias se torne uma realidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Emerson Garcia de Souza

    Graduado em Letras/Português e suas Respectivas Literaturas. Pós-graduado em Educação Especial Inclusiva e Orientação Educacional. Mestrando em Educação.

  • José Coutinho da Silva Oliveira

    Graduado em Ensino de Ciência com Habilitação em Matemática. Pós-graduado em Ensino da Matemática. Mestrando em Educação.

  • Daniel Nunes Ribeiro

    Graduado em Matemática. Pós-graduado em Educação Matemática. Mestrando em Educação.

  • Adelaide de Fátima dos Santos

    Licenciada em Pedagogia. Especialista em Metodologia do Ensino de Artes e Educação e Anos Iniciais. Mestranda em Educação.

     

  • Ricardo Pacheco de Carvalho

    Graduado em Pedagogia pela UCESP- União Cultural do Estado de São Paulo, Graduado em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidad e Estadual do Maranhão, Graduado em Filosofia pela UNINTER. Pós-graduado em Psicopedagogia pela UCESP e Psicologia da Educação. Mestrando em Educação.

Referências

BRITO. Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e Novas Tecnologias: um repensar. São Paulo: Pearson, 2012.

FAVA, Rui. O ensino na sociedade digital. São Paulo: Pioneira - Thompson Learning, 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação científica. Petrópolis: Vozes, 2009.

LEITE, Lígia Silva. Mídia e a perspectiva da tecnologia educacional no processo pedagógico contemporâneo. In: FREIRE, Wendel (org.). Tecnologia e educação: as mídias na prática docente. 2. ed. Rio de Janeiro: WAK, 2011.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MUGNOL, M. A educação a distância no Brasil. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 27, p. 335-349, maio/ago. 2009.

OLIVEIRA. Fátima Bayma de. Tecnologia da Informação e Comunicação: a busca de uma visão ampla e estruturada. São Paulo: Pearson, 2007.

SANTOS, N. Espaços Virtuais de Ensino Aprendizagem. São Paulo: Infolink, 1998.

SOUZA, I. R. L.; MAGALHÂES, H. P. de. Intersecções entre culturas midiáticas e cibercultura e game cultura. Revista Cultura Midiática, ano 01, n. 01, jul./dez. 2008.

Downloads

Publicado

09/12/2023

Como Citar

DESAFIOS DO SÉCULO NA DOCÊNCIA: AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E SUAS INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124380. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4380