PRESCRIÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SALVADOR: INDICAÇÕES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4381Palavras-chave:
Currículo prescrito. Ensino de Matemática. Anos Iniciais.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre o currículo prescrito vigente no município de Salvador, com um recorte para o ensino da Matemática. Foi realizada uma pesquisa documental, tendo como objeto de estudo o Referencial Curricular Municipal para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A discussão apresentada utilizou-se do método de análise de conteúdo, fundamentado em Bardin (2016), o que permitiu compreender as concepções adotadas na escrita do documento, em especial, nas prescrições curriculares que orientam o ensino de Matemática dos Anos Iniciais. Com as análises realizadas, percebeu-se que o atual currículo prescrito da Rede Municipal de Ensino de Salvador não está em conformidade com a BNCC (2017), documento normativo em vigência no Brasil, apresentando diferenças na abordagem, com a ausência da exploração de conceitos fundamentais para a garantia da equidade nos direitos de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica. Os resultados apresentados contemplam, também, o documento entregue para o município, em 2018, que compara o currículo prescrito municipal com a BNCC, sem uma análise criteriosa dos arranjos curriculares em Matemática para os Anos Iniciais.
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