PRESCRIÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SALVADOR: INDICAÇÕES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4381Palavras-chave:
Currículo prescrito. Ensino de Matemática. Anos Iniciais.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre o currículo prescrito vigente no município de Salvador, com um recorte para o ensino da Matemática. Foi realizada uma pesquisa documental, tendo como objeto de estudo o Referencial Curricular Municipal para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A discussão apresentada utilizou-se do método de análise de conteúdo, fundamentado em Bardin (2016), o que permitiu compreender as concepções adotadas na escrita do documento, em especial, nas prescrições curriculares que orientam o ensino de Matemática dos Anos Iniciais. Com as análises realizadas, percebeu-se que o atual currículo prescrito da Rede Municipal de Ensino de Salvador não está em conformidade com a BNCC (2017), documento normativo em vigência no Brasil, apresentando diferenças na abordagem, com a ausência da exploração de conceitos fundamentais para a garantia da equidade nos direitos de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica. Os resultados apresentados contemplam, também, o documento entregue para o município, em 2018, que compara o currículo prescrito municipal com a BNCC, sem uma análise criteriosa dos arranjos curriculares em Matemática para os Anos Iniciais.
Downloads
Referências
ALLEVATO, N. S. G. Associando o computador à resolução de problemas fechados: análise de uma experiência. 2005. 370f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP, 2005.
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que Através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, L. R. et al. (Org.). Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 11 mar. 2019.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. vol. 3.
BRASIL. LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.
BROUSSEAU, G.; GIBEL. Fondements et méthodes de la Didactiques de Mathematiques. In: BRUN, J. Didactiques de Mathematiques. Paris: Délachaux Niéstle, 1996, p. 44-111.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Magda Lopes; consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição Dirceu da Silva. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
D’AMBROSIO, U. A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999.
D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da Teoria à Prática. 17. ed. Campinas: Papirus Editora, 1996. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).
D’AMBROSIO, U. Educação para uma sociedade em transição. 2. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2001.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora: novas Exigências educacionais e profissão docente. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
MARQUES, W. C. Narrativas sobre a prática de ensino de matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, São Paulo, 2013.
NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. São Paulo: Autêntica, 2009. (Coleção Tendências em Educação Matemática).
PIRES, C. M. C. Matemática: currículos de matemática: da organização linear à ideia de rede. São Paulo: FTD, 2000.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise da prática? In: PÉREZ GÓMEZ, A. I.; SACRISTÁN, J. G. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 119-148.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SADOVSKY, P. Explicar na aula de matemática, um desafio que as crianças enfrentam com prazer. São Paulo: Escola da Vila, 2010. Disponível em: https://goo.gl/BQZiz5. Acesso em: 17 out. 2023.
SALVADOR. Base Nacional Comum Curricular e a política Nossa Rede: concepções articuladas. Salvador: SMEC: 2018.
SALVADOR. Referencial Curricular Municipal para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Salvador: SMEC, 2015.
SANTOS, M. C. dos; LIMA, P. F. Considerações sobre a Matemática no Ensino Fundamental. Anais [...] I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, 2010.
SILVEIRA, T. C. Currículo de Matemática da Cidade de São Paulo: uma análise do eixo álgebra para o Ensino Fundamental. 2019. 112f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.