PRESCRIÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SALVADOR: INDICAÇÕES E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4381

Palavras-chave:

Currículo prescrito. Ensino de Matemática. Anos Iniciais

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre o currículo prescrito vigente no município de Salvador, com um recorte para o ensino da Matemática. Foi realizada uma pesquisa documental, tendo como objeto de estudo o Referencial Curricular Municipal para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A discussão apresentada utilizou-se do método de análise de conteúdo, fundamentado em Bardin (2016), o que permitiu compreender as concepções adotadas na escrita do documento, em especial, nas prescrições curriculares que orientam o ensino de Matemática dos Anos Iniciais. Com as análises realizadas, percebeu-se que o atual currículo prescrito da Rede Municipal de Ensino de Salvador não está em conformidade com a BNCC (2017), documento normativo em vigência no Brasil, apresentando diferenças na abordagem, com a ausência da exploração de conceitos fundamentais para a garantia da equidade nos direitos de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica. Os resultados apresentados contemplam, também, o documento entregue para o município, em 2018, que compara o currículo prescrito municipal com a BNCC, sem uma análise criteriosa dos arranjos curriculares em Matemática para os Anos Iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Shirley Conceição Silva da Costa

Universidade Cruzeiro do Sul.

Edda Curi

Professora  e Coordenadora do Programa de Ensino de Ciências e Professora do Programa de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.  Assessora para equipes técnicas da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE) e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME). Assessora da equipe de Matemática do INEP/MEC. Coordenou a reformulação para atualização do Currículo de Matemática da EJA na SME. Consultora da UNESCO em parceria com a SME. Assessora no Instituto Ayrton Senna na elaboração e revisão e na análise pedagógica de itens de avaliação na Secretaria Municipal de Teresina, Piauí. 

Referências

ALLEVATO, N. S. G. Associando o computador à resolução de problemas fechados: análise de uma experiência. 2005. 370f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP, 2005.

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que Através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, L. R. et al. (Org.). Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 11 mar. 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. vol. 3.

BRASIL. LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.

BROUSSEAU, G.; GIBEL. Fondements et méthodes de la Didactiques de Mathematiques. In: BRUN, J. Didactiques de Mathematiques. Paris: Délachaux Niéstle, 1996, p. 44-111.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Magda Lopes; consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição Dirceu da Silva. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

D’AMBROSIO, U. A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999.

D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da Teoria à Prática. 17. ed. Campinas: Papirus Editora, 1996. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

D’AMBROSIO, U. Educação para uma sociedade em transição. 2. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2001.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora: novas Exigências educacionais e profissão docente. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MARQUES, W. C. Narrativas sobre a prática de ensino de matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, São Paulo, 2013.

NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. São Paulo: Autêntica, 2009. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

PIRES, C. M. C. Matemática: currículos de matemática: da organização linear à ideia de rede. São Paulo: FTD, 2000.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise da prática? In: PÉREZ GÓMEZ, A. I.; SACRISTÁN, J. G. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 119-148.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SADOVSKY, P. Explicar na aula de matemática, um desafio que as crianças enfrentam com prazer. São Paulo: Escola da Vila, 2010. Disponível em: https://goo.gl/BQZiz5. Acesso em: 17 out. 2023.

SALVADOR. Base Nacional Comum Curricular e a política Nossa Rede: concepções articuladas. Salvador: SMEC: 2018.

SALVADOR. Referencial Curricular Municipal para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Salvador: SMEC, 2015.

SANTOS, M. C. dos; LIMA, P. F. Considerações sobre a Matemática no Ensino Fundamental. Anais [...] I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, 2010.

SILVEIRA, T. C. Currículo de Matemática da Cidade de São Paulo: uma análise do eixo álgebra para o Ensino Fundamental. 2019. 112f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019.

Publicado

18/11/2023

Como Citar

Silva da Costa, S. C., & Curi, E. (2023). PRESCRIÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SALVADOR: INDICAÇÕES E DESAFIOS. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114381. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4381