PRESCRIÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SALVADOR: INDICAÇÕES E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4381

Palavras-chave:

Currículo prescrito. Ensino de Matemática. Anos Iniciais.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre o currículo prescrito vigente no município de Salvador, com um recorte para o ensino da Matemática. Foi realizada uma pesquisa documental, tendo como objeto de estudo o Referencial Curricular Municipal para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A discussão apresentada utilizou-se do método de análise de conteúdo, fundamentado em Bardin (2016), o que permitiu compreender as concepções adotadas na escrita do documento, em especial, nas prescrições curriculares que orientam o ensino de Matemática dos Anos Iniciais. Com as análises realizadas, percebeu-se que o atual currículo prescrito da Rede Municipal de Ensino de Salvador não está em conformidade com a BNCC (2017), documento normativo em vigência no Brasil, apresentando diferenças na abordagem, com a ausência da exploração de conceitos fundamentais para a garantia da equidade nos direitos de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica. Os resultados apresentados contemplam, também, o documento entregue para o município, em 2018, que compara o currículo prescrito municipal com a BNCC, sem uma análise criteriosa dos arranjos curriculares em Matemática para os Anos Iniciais.

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Biografia do Autor

Shirley Conceição Silva da Costa

Universidade Cruzeiro do Sul.

Edda Curi

Professora  e Coordenadora do Programa de Ensino de Ciências e Professora do Programa de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.  Assessora para equipes técnicas da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE) e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME). Assessora da equipe de Matemática do INEP/MEC. Coordenou a reformulação para atualização do Currículo de Matemática da EJA na SME. Consultora da UNESCO em parceria com a SME. Assessora no Instituto Ayrton Senna na elaboração e revisão e na análise pedagógica de itens de avaliação na Secretaria Municipal de Teresina, Piauí. 

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Publicado

18/11/2023

Como Citar

Silva da Costa, S. C., & Curi, E. (2023). PRESCRIÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SALVADOR: INDICAÇÕES E DESAFIOS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114381. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4381