MAPA BRASIL AFROTECH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4609

Palavras-chave:

afrotech, educação, inovação, pesquisa

Resumo

O Mapa Brasil Afrotech se perfaz desenvolvido a partir da proposição de visibilidade de docentes, pesquisadores e seus respectivos projetos de pesquisa. Os métodos deste trabalho se embasam em aplicações que utilizem softwares relacionados às mídias digitais. A premissa básica decorre da ausência de informações relacionadas à divulgação dos projetos acadêmicos e de pesquisa, neste caso, no campo acadêmico da afrodescendência. As resultantes demonstram a participação e/ou à coordenação de cientistas, docentes e pesquisadores afrodescendentes em instituições universitárias de inovação ou desenvolvimento tecnológico em organizações brasileiras.  

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Odair Marques da Silva

    Licenciado em Ciências pela USJT, especialização em Análise de Sistemas pela PUCCAMP, mestre em Gestão da Qualidade pela FEM/UNICAMP e doutor em Ciências Culturais pela UTAD/Portugal.

  • João Vilhete Viegas D'Abreu, https://www.nied.unicamp.br/

    Graduação em Engenharia Elétrica/Eletrônica pela UNICAMP, mestrado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada Educação à Educação (NIED). Faz parte do grupo FORMAR Ciências da Faculdade de Educação FE/UNICAMP.

Referências

ABPN. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES NEGRO. Ciências e Tecnologias. 2019. Disponível em: https://9b4dc5f2e6b84d8fb4bc65719c5a6aef.filesusr.com/ugd/1a1553_4c522830de6a478fb5bef2045fd36fd3.pdf. Acesso em: 20 fev. 2020.

AGENDA. FAPESP. 1º Simpósio “A População Negra na Ciência e na Tecnologia”. Boletim Digital - USP, São Paulo, 2010. Disponível em http://agencia.fapesp.br/agenda-detalhe/a-populacao-negra-na-ciencia-e-tecnologia/11961/. Acesso em: 03 fev. 2020.

D’ABREU, J. V. V.; GARCIA, M. F. Conhecimentos em Robótica Pedagógica, Tecnologia e Inventos Africanos e Afrodescendentes: Contribuições à Implementação da Lei 10.639/03. In: GARCIA, M. F. SILVA, J. A. N. (Org.). Africanidades, Afrobrasilidades e processo (des)colonizador: contribuições à implementação da Lei 10.639/03. João Pessoa: Editora UFPB, 2018. p. 342-371.

FAUSTINO, D. M. Frantz Fanon: um revolucionário, particularmente negro. São Paulo: Ciclo Contínuo Editoria, 2018.

FREIRE, P. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo: Editora Uniesp, 2001.

LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência: o Futuro do Pensamento na Era da Informática. Rio de Janeiro: Ed. 34. 1993

MAPA BRASIL AFROTECH. Nied. Campinas: Mapa Brasil Afrotech, 2019. Disponível em https://www.nied.unicamp.br/mapabrafrotech/o-projeto/. Acesso em: 04 fev 2020.

MATEUS, F. Racismo no mundo acadêmico: um tema para se discutir na universidade. Jornal da Unicamp, Campinas, 19 nov. 2019. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2019/11/19/racismo-no-mundo-academico-um-tema-para-se-discutir-na-universidade. Acesso em: 04 fev. 2020.

NOGUEIRA, J. C.; MICK, J. Desenvolvimento, empreendedorismo e promoção da igualdade racial. In: NOGUEIRA, J (Org.). Desenvolvimento e empreendedorismo afro-brasileiro. Florianópolis: Atilènde. 2014. p. 85-104.

OBAMA, M. Minha História. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2018.

SANTOS, C. R.B. O Desafio Prático de Educar na Contemporaneidade. In: D’ABREU, J. V. V; GARCIA, M. F.; CAMARGO, V. R. T.; SILVA, O. M.; MARTINS, M. C (Org.). Tecnologias e Mídias Interativas na Escola: Projeto TIME. Campinas: Curt Nimuendajú, 2011.

SANTOS, Ynaê Lopes dos. História da África e do Brasil Afrodescendente. Rio de Janeiro: Pallas. 2017.

SILVA, O.M. Kilombagem, uma vivência de base social e comunitária. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v. 5, n. 1, 2018. Disponível em https://www.nied.unicamp.br/revista/index.php/tsc/article/view/192. Acesso em: 03 mar. 2020.

SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In. SILVA, T. T.; HALL, S.; WOODWARD, K (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes. 2012.

THOMPSON, P. A Voz do passado – história oral. São Paulo: [s. n.], 1992.

VALENTE, J. A Crescente Demanda por Trabalhadores mais bem Qualificados: A Capacitação para a Aprendizagem Continuada ao longo da Vida. In: VALENTE, J., MAZZONE, J, BARANAUSKAS, M.C. (Org.). Aprendizagem na Era das Tecnologias Digitais. São Paulo: Cortez: Fapesp. 2007.

Downloads

Publicado

07/12/2023

Como Citar

MAPA BRASIL AFROTECH . (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124609. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4609