MAPA BRASIL AFROTECH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4609

Palavras-chave:

afrotech, educação, inovação, pesquisa

Resumo

O Mapa Brasil Afrotech se perfaz desenvolvido a partir da proposição de visibilidade de docentes, pesquisadores e seus respectivos projetos de pesquisa. Os métodos deste trabalho se embasam em aplicações que utilizem softwares relacionados às mídias digitais. A premissa básica decorre da ausência de informações relacionadas à divulgação dos projetos acadêmicos e de pesquisa, neste caso, no campo acadêmico da afrodescendência. As resultantes demonstram a participação e/ou à coordenação de cientistas, docentes e pesquisadores afrodescendentes em instituições universitárias de inovação ou desenvolvimento tecnológico em organizações brasileiras.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odair Marques da Silva

Licenciado em Ciências pela USJT, especialização em Análise de Sistemas pela PUCCAMP, mestre em Gestão da Qualidade pela FEM/UNICAMP e doutor em Ciências Culturais pela UTAD/Portugal.

João Vilhete Viegas D'Abreu, https://www.nied.unicamp.br/

Graduação em Engenharia Elétrica/Eletrônica pela UNICAMP, mestrado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada Educação à Educação (NIED). Faz parte do grupo FORMAR Ciências da Faculdade de Educação FE/UNICAMP.

Referências

ABPN. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES NEGRO. Ciências e Tecnologias. 2019. Disponível em: https://9b4dc5f2e6b84d8fb4bc65719c5a6aef.filesusr.com/ugd/1a1553_4c522830de6a478fb5bef2045fd36fd3.pdf. Acesso em: 20 fev. 2020.

AGENDA. FAPESP. 1º Simpósio “A População Negra na Ciência e na Tecnologia”. Boletim Digital - USP, São Paulo, 2010. Disponível em http://agencia.fapesp.br/agenda-detalhe/a-populacao-negra-na-ciencia-e-tecnologia/11961/. Acesso em: 03 fev. 2020.

D’ABREU, J. V. V.; GARCIA, M. F. Conhecimentos em Robótica Pedagógica, Tecnologia e Inventos Africanos e Afrodescendentes: Contribuições à Implementação da Lei 10.639/03. In: GARCIA, M. F. SILVA, J. A. N. (Org.). Africanidades, Afrobrasilidades e processo (des)colonizador: contribuições à implementação da Lei 10.639/03. João Pessoa: Editora UFPB, 2018. p. 342-371.

FAUSTINO, D. M. Frantz Fanon: um revolucionário, particularmente negro. São Paulo: Ciclo Contínuo Editoria, 2018.

FREIRE, P. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo: Editora Uniesp, 2001.

LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência: o Futuro do Pensamento na Era da Informática. Rio de Janeiro: Ed. 34. 1993

MAPA BRASIL AFROTECH. Nied. Campinas: Mapa Brasil Afrotech, 2019. Disponível em https://www.nied.unicamp.br/mapabrafrotech/o-projeto/. Acesso em: 04 fev 2020.

MATEUS, F. Racismo no mundo acadêmico: um tema para se discutir na universidade. Jornal da Unicamp, Campinas, 19 nov. 2019. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2019/11/19/racismo-no-mundo-academico-um-tema-para-se-discutir-na-universidade. Acesso em: 04 fev. 2020.

NOGUEIRA, J. C.; MICK, J. Desenvolvimento, empreendedorismo e promoção da igualdade racial. In: NOGUEIRA, J (Org.). Desenvolvimento e empreendedorismo afro-brasileiro. Florianópolis: Atilènde. 2014. p. 85-104.

OBAMA, M. Minha História. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2018.

SANTOS, C. R.B. O Desafio Prático de Educar na Contemporaneidade. In: D’ABREU, J. V. V; GARCIA, M. F.; CAMARGO, V. R. T.; SILVA, O. M.; MARTINS, M. C (Org.). Tecnologias e Mídias Interativas na Escola: Projeto TIME. Campinas: Curt Nimuendajú, 2011.

SANTOS, Ynaê Lopes dos. História da África e do Brasil Afrodescendente. Rio de Janeiro: Pallas. 2017.

SILVA, O.M. Kilombagem, uma vivência de base social e comunitária. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v. 5, n. 1, 2018. Disponível em https://www.nied.unicamp.br/revista/index.php/tsc/article/view/192. Acesso em: 03 mar. 2020.

SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In. SILVA, T. T.; HALL, S.; WOODWARD, K (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes. 2012.

THOMPSON, P. A Voz do passado – história oral. São Paulo: [s. n.], 1992.

VALENTE, J. A Crescente Demanda por Trabalhadores mais bem Qualificados: A Capacitação para a Aprendizagem Continuada ao longo da Vida. In: VALENTE, J., MAZZONE, J, BARANAUSKAS, M.C. (Org.). Aprendizagem na Era das Tecnologias Digitais. São Paulo: Cortez: Fapesp. 2007.

Downloads

Publicado

07/12/2023

Como Citar

Marques da Silva, O., & Vilhete Viegas D’Abreu, J. (2023). MAPA BRASIL AFROTECH . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124609. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4609