PROMOVENDO A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS AUTISTAS EM ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS, DESAFIOS E IMPACTOS

Autores

  • Eliane Dias Correia Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4624

Palavras-chave:

Inclusão. Educação. Autismo. Avanços.

Resumo

A inclusão de crianças autistas nas escolas é um tema crucial na busca por uma educação mais igualitária e acessível, tornando-se um tópico central nas discussões educacionais contemporâneas. Pensando nisso, o presente artigo buscou investigar e analisar as práticas de inclusão escolar de crianças autistas da escola Municipal de Ensino Fundamental, na cidade de São Félix do Xingu-PA, explorando as estratégias adotadas, os desafios enfrentados e os efeitos observados. Para isso, foi realizada uma revisão abrangente da literatura, estudos de caso e pesquisa de campo. Os resultados esperados, mostraram que a inclusão precisa romper barreiras a fim de obter melhores resultados. Nas conclusões, recomenda-se sobre a necessidade de ser examinadas as diferentes abordagens utilizadas, para garantir a participação ativa e o desenvolvimento integral dessas crianças no ambiente educacional, além de repensar sobre o papel da inclusão, incluindo a adaptação do currículo, suporte individualizado, colaboração entre professores, os grupos familiares, profissionais da saúde e o uso de tecnologias assistivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Dias Correia Oliveira

Mestranda em Educação (FICS), Pedagoga e Pós-graduada em Gestão e Responsabilidade Social.

Referências

AMBRÓS, Danielli Martins. O aluno com transtorno do espectro autista na sala de aula: caracterização, legislação e inclusão. In: 1° Seminário Luso- Brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e aprendizagem em discussão. Editora PUC, 2017. Disponível em: https://editora.pucrs.br/edipucrs/anais/i-seminario-luso-brasileiro-de-educacao-inclusiva/assets/artigos/eixo-3/completo-3.pdf. Acesso em: 08 ago. 2023.

BRASIL. Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 10 ago. 2023.

BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Decreto Legislativo nº 186, de 09 de julho de 2008: Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. 4ª Ed., rev. e atual. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos, 2010. 100p.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDBEN. Brasília: Senado Federal, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 09 ago. 2023.

BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 ago. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 10 ago. 2023.

Downloads

Publicado

19/12/2023

Como Citar

Dias Correia Oliveira, E. (2023). PROMOVENDO A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS AUTISTAS EM ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS, DESAFIOS E IMPACTOS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124624. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4624