PROMOVENDO A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS AUTISTAS EM ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS, DESAFIOS E IMPACTOS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4624Palavras-chave:
Inclusão. Educação. Autismo. Avanços.Resumo
A inclusão de crianças autistas nas escolas é um tema crucial na busca por uma educação mais igualitária e acessível, tornando-se um tópico central nas discussões educacionais contemporâneas. Pensando nisso, o presente artigo buscou investigar e analisar as práticas de inclusão escolar de crianças autistas da escola Municipal de Ensino Fundamental, na cidade de São Félix do Xingu-PA, explorando as estratégias adotadas, os desafios enfrentados e os efeitos observados. Para isso, foi realizada uma revisão abrangente da literatura, estudos de caso e pesquisa de campo. Os resultados esperados, mostraram que a inclusão precisa romper barreiras a fim de obter melhores resultados. Nas conclusões, recomenda-se sobre a necessidade de ser examinadas as diferentes abordagens utilizadas, para garantir a participação ativa e o desenvolvimento integral dessas crianças no ambiente educacional, além de repensar sobre o papel da inclusão, incluindo a adaptação do currículo, suporte individualizado, colaboração entre professores, os grupos familiares, profissionais da saúde e o uso de tecnologias assistivas.
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Referências
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