A ESTRATÉGIA DA MOTIVAÇÃO E RETENÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: CASO DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DE SAÚDE DE NAMPULA-MOÇAMBIQUE

Autores

  • Joaquina Joaquim Virgílio Salomão Sapala

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4657

Palavras-chave:

Motivação. Progressão. Recursos humanos.

Resumo

Nos dias actuais, a motivação profissional tem um grande destaque, promovendo assim uma melhor qualidade de vida aos funcionários e influenciando directamente a qualidade dos serviços prestados ao cidadão. A boa gestão dos recursos humanos deve estar alerta ao facto de que o comportamento humano é complexo e deve ser analisado de acordo com o momento e o contexto em que o indivíduo vive. Assim sendo, é fundamental para a sobrevivência das organizações compreender como agem os processos motivadores. A pesquisa fara uma abordagem em torno da problemática da progressão da carreira profissional dos profissionais de saúde como uma estratégia para a motivação e retenção do colaborador: caso da Direcção Provincial de Saúde de Nampula (2018-2022), e tem por objectivo, analisar os impactos da progressão da carreira profissional para o desenvolvimento profissional dos funcionários da Direcção Provincial de Saúde de Nampula. Usou-se o estudo de caso porque é adequado quando se pretende investigar o como e o porquê de um conjunto de eventos contemporâneos. O problema da motivação no trabalho situa-se, inevitavelmente, no contexto da interacção dos interesses da organização com os interesses do empregado. As duas partes envolvem-se numa parceria, na qual cada uma delas apresenta, explicita e/ou implicitamente, as suas exigências e pedidos. De realçar que a liderança é um processo dinâmico de influência entre duas partes, sendo importante notar que tipo de relação ocorre entre líderes e subordinados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquina Joaquim Virgílio Salomão Sapala

Serviço Distrital de Saúde Mulher e Acção Social de Nampula-Moçambique.

Referências

ABDULLA, John; DJEBARNI, Ruth; MELLAHI, Khan. “Determinants of job satisfaction in the UAE: A case study of the Dubai police”. Journal of Personnel Review, v. 40, n. 1, p. 126-146, 2011.

ALLEN, Elvis; MELLONE, Jr.; ROSENBLOON, Jonathan; VANDERHEI, Just. Pension Planning: pension, profit-sharing and other deferred compensation plans. New York: McGraw Hill, 1997.

AMORIM, Evandro. Motivação para a Produtividade e Partilha de Benefícios. [S. l.]: Guarda, Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Guarda, 2005.

BLINDER, Stander. Paying for productivity: A look at the evidence. Washington DC: Brookings Institution Press, 1990.

CAMARA, Paul. Os sistemas de recompensas e a Gestão Estratégica dos Recursos Humanos. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2000.

CAMARA, Paul; GUERRA, Phil; RODRIGUES, Jonh. Humanator 2001: Recursos Humanos e o Sucesso Empresarial. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2005.

CAMPBELL, Darius. Incentives: Motivation and the Economics of Informatio. 2nd ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. p. 137-153.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. California, Editora Campus, 1999.

COLQUITT, Jaque; CONLON, Daniel; WESSON, Marc; PORTER, Caul; NG, Kuyt. “Justice at the millennium: A meta-analytic review of 25 years of organizational justice research”. Journal of Applied Psychology, v. 86, n. 3, p. 425-445, 2001.

COLQUITT, Juan. “On the dimensionality of organizational justice: a construct validation of a measure”. Journal of Applied Psychology, v. 86, n. 3, p. 386-400, 2001. Disponível em: http://cyb.ox.or.kr/lms_board/bbs_upload/%B0%F8%C1%A4%BC%BA2.pdf

COOPERS; LYBRAND. Remuneração estratégica: a nova vantagem competitive. São Paulo: Atlas, 1996.

CORREIA, Faque. Gestão de Recompensas, Comportamento Organizacional e gestão de empresas. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1996.

COWHERD, Daniel; LEVINE, Dalton. “Product quality and pay equity between lower-level employees and top management: an investigation of distributive justice theory”. Administrative Science Quarterly, v. 37, n. 2, p. 302-320, 1992.

CUNHA, Marcos; REGO, Antonio; CUNHA, Raul; CARDOSO, Carlos. Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. 3rd ed. Lisboa: RH Editora, 2003.

GARRIDO, Marcos. Participação nos lucros e resultados, Manuais de Instrução. São Paulo: Nobel, 1999.

ROBBINS, Stus. Organizational Behavior. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 2003.

SILVA, Maria. As práticas de recompensas: consequências na perceção de justiça e na satisfação dos trabalhadores. Lisboa: Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, 2008.

SOUSA, Aurelio; ELOY, Elvis; MATOS, Faria; FURASTE, L. et al. "A Gestão de Pessoas Alinhada à Gestão do Conhecimento". In: SOUSA, C. Gestão do Conhecimento. Brasília: Editora RH, 2001.

XAVIER, R.; SILVA, M.; NAKAHARA, M. Remuneração Variável: quando os resultados falam mais alto. São Paulo: MakronBooks, 1999.

Publicado

03/01/2024

Como Citar

Sapala, J. J. V. S. (2024). A ESTRATÉGIA DA MOTIVAÇÃO E RETENÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: CASO DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DE SAÚDE DE NAMPULA-MOÇAMBIQUE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(1), e514657. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4657