EFEITOS DA REALIDADE VIRTUAL APLICADOS AO DESENVOLVIMENTO MOTOR E EQUILÍBRIO DE PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.4688

Palavras-chave:

Paralisia Cerebral, Realidade Virtual, desenvolvimento motor, Equilibrio

Resumo

Objetivo- Analisar os protocolos de Realidade Virtual (RV) utilizados na reabilitação da Paralisia Cerebral (PC), discutindo seus resultados. Métodos- Foram coletadas 7 amostras, compostas por artigos originais, publicados no período entre 2013 e 2023, artigos em inglês e português, que apresentaram resultados relevantes e benéficos sobre os efeitos do tratamento com tecnologia em indivíduos com PC. Resultados- Identificou-se que a RV é uma alternativa eficaz, proporcionando melhora no equilíbrio, função motora, mobilidade, composição corporal, adesão e eficácia do tratamento. Além disso, oferece um ambiente adaptativo e respostas imediatas à estímulos, o que evidenciou o aumento no ganho motor dos indivíduos em relação às suas atividades de vida diária. Conclusão- A RV é capaz de trazer benefícios para pessoas com PC, melhorando a qualidade de vida e reduzindo os malefícios, proporcionando ao indivíduo uma experiência interativa, dinâmica e atraente, o que consequentemente aumenta o interesse no tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaiki Rodrigues Mattos

Universidade Paulista - UNIP.

Larissa Lopes de Souza Sfeir

Universidade Paulista -UNIP.

Natalia Ferreira de Souza

Universidade Paulista -UNIP.

Vanessa Mesquita Santana Alvares

Universidade Paulista -UNIP.

Referências

ARNONI, J. L. B.; PAVÃO, S. L.; SILVA, F. P. dos S.; ROCHA, N. A. C. F. Effects of virtual reality in body oscillation and motor performance of children with cerebral palsy: A preliminary randomized controlled clinical trial. Complement Ther Clin Pract., v. 35, p. 189–94, 1 maio 2019.

BRANDÃO, M. B.; FERRE, C.; KUO, H. C.; RAMECKERS, E. A. A.; BLEYENHEUFT, Y.; HUNG, Y. C. et al. Comparison of Structured Skill and Unstructured Practice During Intensive Bimanual Training in Children With Unilateral Spastic Cerebral Palsy. Neurorehabil Neural Repair., v. 28, n. 5, p. 452–61, 27 jun. 2014.

CHANG, H. J.; KU, K. H.; PARK, Y. S.; PARK, J. G.; CHO, E. S.; SEO, J. S. et al. Effects of virtual reality-based rehabilitation on upper extremity function among children with cerebral palsy. Healthcare (Switzerland), v. 391, p. 1–8, 10 out. 2020.

CHEN, Y.; GARCIA-VERGARA, S.; HOWARD, A. M. Effect of a Home-Based Virtual Reality Intervention for Children with Cerebral Palsy Using Super Pop VR Evaluation Metrics: A Feasibility Study. Rehabil Res Pract., v. 2015, p. 1–9, 20 maio 2015.

JHA, K. K.; KARUNANITHI, G. B.; SAHANA, A.; KARTHIKBABU, S. Randomised trial of virtual reality gaming and physiotherapy on balance, gross motor performance and daily functions among children with bilateral spastic cerebral palsy. Somatosens Mot Res., v. 38, n. 2, p. 117–26, 3 abr. 2021.

JUNG, S. H.; SONG, S. H.; KIM, S. D.; LEE, K.; LEE, G. C. Does virtual reality training using the Xbox Kinect have a positive effect on physical functioning in children with spastic cerebral palsy? A case series. J Pediatr Rehabil Med., v. 11, n. 2, p. 95–101, 2018.

JUNG, Y. G.; CHANG, H. J.; JO, E. S.; KIM, D. H. The Effect of a Horse-Riding Simulator with Virtual Reality on Gross Motor Function and Body Composition of Children with Cerebral Palsy: Preliminary Study. Sensor, v. 22, n. 8, p. 1–9, 10 abr. 2022.

LIANG, Y.; LI, Y.; MENGJIE, C.; LIANGCHAO, D. Cyclostationary Modeling of Surface Electromyography Signal During Gait Cycles and Its Application for Cerebral Palsy Diagnosis. Journal of Shanghai Jiao tong University (Science)., v. 23, S1, p. 56–61, 28 dez. 2018.

MENEKSEOGLU, A. K.; CAPAN, N.; ARMAN, S.; AYDIN, A. R. Effect of a Virtual Reality-Mediated Gamified Rehabilitation Program on Upper Limb Functions in Children with Hemiplegic Cerebral Palsy: A Prospective, Randomized Controlled Study. Am J Phys Med Rehabil., v. 102, n. 3, p. 198–205, 1 mar. 2023.

PAVÃO, S. L.; ARNONI, J. L. B.; OLIVEIRA, A. K. C. de; ROCHA, N. A. C. F. Impacto de intervenção baseada em realidade virtual sobre o desempenho motor e equilíbrio de uma criança com paralisia cerebral: estudo de caso. Revista Paulista de Pediatria, v. 32, n. 4, p. 389–94, 23 abr. 2014.

POURAZAR, M.; BAGHERZADEH, F.; MIRAKHORI, F. Virtual reality training improves dynamic balance in children with cerebral palsy. Int J Dev Disabil., v. 67, n. 6, p. 422–7, 2021.

REN, Z.; WU, J. The Effect of Virtual Reality Games on the Gross Motor Skills of Children with Cerebral Palsy: A Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Int J Environ Res Public Health, v. 16, n. 20, p. 1–15, 14 out. 2019.

SOUZA, M. T. de; SILVA, M. D. da; CARVALHO, R. de. Integrative review: what is it? How to do it? Einstein (São Paulo), v. 8, n. 1, p. 102–6, mar. 2010.

TANNUS, L. da S. P.; Ribas, D. I. R. Evaluation of gross motor function before and after virtual reality application. Fisioterapia em Movimento, v. 29, n. 1, p. 131–6, mar. 2016.

TINDERHOLT MYRHAUG, H.; ØSTENSJØ, S.; LARUN, L.; ODGAARD-JENSEN, J.; JAHNSEN, R. Intensive training of motor function and functional skills among young children with cerebral palsy: a systematic review and meta-analysis. BMC Pediatr., v. 14, n. 1, p. 292, 5 dez. 2014.

WARNIER, N.; LAMBREGTS, S. Port I Van De. Effect of Virtual Reality Therapy on Balance and Walking in Children with Cerebral Palsy: A Systematic Review. Dev Neurorehabil., v. 23, n. 8, p. 502–18, 16 nov. 2019.

WU, J.; LOPRINZI, P. D.; REN, Z. The Rehabilitative Effects of Virtual Reality Games on Balance Performance among Children with Cerebral Palsy: A Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Int J Environ Res Public Health, v. 16, n. 21, p. 1–13, 28 out. 20

Downloads

Publicado

07/12/2023

Como Citar

Rodrigues Mattos, K., Lopes de Souza Sfeir , L., Ferreira de Souza , N., & Mesquita Santana Alvares , V. (2023). EFEITOS DA REALIDADE VIRTUAL APLICADOS AO DESENVOLVIMENTO MOTOR E EQUILÍBRIO DE PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(1), e414688. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.4688