A TV COMO RECURSO MULTIMÍDIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Alexandra Bodnariuc Garattini
  • Fabianny Mayre da Silva
  • Cristiane Cardoso de Andrade França
  • Railyce Sarmento Ferreira
  • Claudia Cristina de Sales
  • Leidiane Aparecida dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4777

Palavras-chave:

Recurso multimídia, TV. Educação infantil. Aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar a viabilidade e os benefícios da utilização da televisão como recurso multimídia na educação infantil. Buscou-se compreender como a TV pode ser incorporada de maneira eficaz no ambiente educacional, promovendo o engajamento das crianças e aprimorando seu processo de aprendizado. A pesquisa se baseou em uma revisão da literatura acadêmica relacionada à integração da TV na educação infantil. Entre os autores que contribuíram para as discussões desse estudo estão, Kenski (2012), Levy (1997), Costa e Santos (2018, Farias (2010) entre outros. Foram examinados estudos que discutem os impactos da TV na cognição, desenvolvimento e aprendizado das crianças, bem como práticas pedagógicas recomendadas para maximizar seu potencial educativo. A revisão bibliográfica também incluiu pesquisas sobre programas de TV educativos e seus efeitos nas crianças. Espera-se que este artigo ofereça reflexões sobre o uso da TV como ferramenta educativa na educação infantil. Os resultados devem destacar os benefícios potenciais da TV, alinhados a uma instituição de ensino, na promoção do engajamento, desenvolvimento de habilidades e ampliação do conhecimento das crianças. O estudo buscou contribuir para o debate sobre o papel da multimídia na educação das crianças e promover uma abordagem informada e equilibrada para o uso da TV como recurso educativo.

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University); Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências na Educação pela FICS.

Alexandra Bodnariuc Garattini

Graduada em Pedagogia para Educação Infantil pela UFMT. Especialização em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela UCAM Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro e Mestranda em Educação - Especialização em TICs na Educação pela Uneatlantico – Espanha.

Fabianny Mayre da Silva

Graduada em Letras Português/Espanhol - Centro Universitário de Volta Redonda/RJ – (UniFoa). Pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura - Centro Universitário de Valença/RJ -CESVA. Pós-graduada Lato Sensu em Tecnologias e Educação a Distância - Centro Universitário Barão de Mauá – Ribeirão Preto – SP e Mestranda em: Máster en Lingüística Aplicada a la Enseñanza del Español Lengua Extranjera pela UNINI – Porto Rico.

Cristiane Cardoso de Andrade França

Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Metodologia em Ensino a Distância, Psicologia Institucional e Clínica. Mestranda em Educação.

Railyce Sarmento Ferreira

Graduada em Matemática, Pedagogia e Português/Inglês. Pós-graduada em Gestão Educional: Administração, Orientação e Supervisão Escolar e Matemática. Mestranda em Educação.

Claudia Cristina de Sales

Graduada em Ciências Biológicas. Pós graduada em Orientação Educacional. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Leidiane Aparecida dos Santos

Graduada em Pedagogia e Educação Física. Pós-graduada em Psicopedagogia, Docência para a Educação Profissional e Tecnológica e Gestão Escolar. Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University.

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Publicado

04/01/2024

Como Citar

Alves Guimarães, U., Bodnariuc Garattini, A., Mayre da Silva, F., Cardoso de Andrade França, C., Sarmento Ferreira , R., Cristina de Sales, C., & Aparecida dos Santos, L. (2024). A TV COMO RECURSO MULTIMÍDIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(1), e514777. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4777