A CONTRIBUIÇÃO DA NEURODIDÁTICA PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MAIS DINÂMICA E EFETIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4896

Palavras-chave:

Aprendizagem, Neurociência, Neurodidática

Resumo

O presente trabalho objetiva e sugere uma análise quanto ao entendimento dos professores em relação a neurociência e educação, as dificuldades e possibilidades de pensar a prática neuropedagógica no ensino e aprendizagem na educação infantil. Nos últimos dez anos, tem havido um interesse crescente em aplicar o conhecimento do cérebro humano ao campo da educação, incluindo leitura, aprendizagem, linguagem e matemática. Isso resultou no desenvolvimento de uma série de novas práticas na educação A Neurociência, quando aplicada ao sistema educacional, a compreensão de sua estrutura com relação à evolução e funcionamento do sistema nervoso, neurológico, psicológico contribui sobremaneira para o envolvimento de profissionais, de pedagogos na resolução de problemas e principalmente na busca por mudanças de comportamento da criança na escola, em seu processo de aprendizagem. Os métodos, ferramentas e quadros teóricos da neurociência ampliaram nossa compreensão da mente de uma maneira altamente relevante para a prática educacional.

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Biografia do Autor

  • Jádia Elane Oliveira

    Mestranda em Educação com Ênfase em Formação de Professores, Pós-Graduação em Educação Infantil e Series Iniciais do Ensino Fundamental I (Faveni). Pós-Graduada em Políticas Públicas na Educação (FACEI) Graduação em Gestão Pública - UNOPAR, Pós-Graduação em Orientação, Supervisão(Coordenação), Inspeção e Administração Escolar (Faculdade Promove). Graduação em CURSO DE PEDAGOGIA - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA. Professora da Escola Técnica do Extremo Sul da Bahia - EUNATEC. Professora e coordenadora dos Cursos Técnicos em Nível Médio de Normal Superior (magistério), Serviços Públicos e Administração, promovidos pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais na Escola Estadual Cel. Elpídio Alves Ferreira e como Assessora de Assuntos Extraordinários da Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Salto da Divisa MG. Diretora Pedagógica das Escolas de Educação Infantil do Município de Salto da Divisa MG. Especialista em Educação Básica (Coordenadora Escolar) da Escola Estadual Coronel Tinô Salto da Divisa MG. Diretora Pedagógica das Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Salto da Divisa MG. Supervisora Escolar das Séries Iniciais do Ensino Fundamental I na Escola Municipal Alziton da Cunha Peixoto Salto da Divisa MG. Professora na Escola IASC Instituto Associados Saber e Cultura Eunápolis Ba. Professora na Escola Gilberto Abade - Projeto Maravilha - Eunápolis Ba.

  • Heitor Paloschi

    Graduado em Engenharia Química pelo Centro Universitário de Brusque, Licenciatura em Química pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e Licenciatura em Teatro pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Mestrado em Educação em andamento pela Universidad Europea del Atlantico. Especialização em Metodologia do Ensino de Física e Química pela Faculdade Vendo Nova do Imigrante, especialização em Engenharia Química pela Faculdade Unyleya e especialização em Ciências da Natureza, sua Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí. Professor no Curso de Engenharia Química da UNIFEBE e professor de Química e Educação Maker do Colégio Unifebe.

  • Adriane Corrêa Ramalho

    Mestranda em educação com especialização em Filosofia e Sociologia e graduada em Ciências Sociais pela UFRGS. Docente na educação básica, atuando na rede privada na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. UNEATLÂNTICO.

  • Fabiana Pereira Godinho

    Mestranda em Educação com ênfase em Formação de Professores - INSTITUTO DE EDUCAÇAO SUPERIROR DE EDUCAÇÃO ALVORADA PLUS- SP; Pós-Graduação: Psicopedagogia Institucional;  CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO- São Paulo- SP; Graduação em Pedagogia: Educação. Professora de Educação Infantil e Ensino fundamental , na Instituição Paulista Adventista de Educação e Assistência Social; Professora de Ensino fundamental, na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo; Professora de Educação Infantil e Ensino fundamental, no Município de Taboão da Serra; Professora de Ensino fundamental, no Município de Juquitiba e Diretora de base do SIPROEM. UNEATLÂNTICO.

  • Vilma das Graças Britts de Souza

    Mestranda em Educação com ênfase em Formação de Professores - FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUIS- SP; Pós-Graduação: Docência do Ensino Superior; - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL- Curitiba-PR; Pós-Graduação: Educação Especial E Inclusiva; - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA- RJ; Pós-Graduação: Tecnologia em Educação, Tecnologia e Mídias;  FUNDAÇÃO EDUCACIONAL D. ANDRÉ ARCOVERDE- Valença-RJ; Pós-Graduação: Psicopedagogia: Dificuldades de Aprendizagem-inclusão; - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL D. ANDRÉ ARCOVERDE- Valença-RJ; Pós-Graduação: Gestão Escolar e Cultura Organizacional: Gestão em Educação; - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL-FERP- Barra do Piraí- RJ Graduação em Pedagogia: Educação.
    Professora de Ensino fundamental, como Gestora Escolar na Prefeitura Municipal de Barra do Piraí (RJ). Orientadora Pedagógica, na rede municipal de Piraí(RJ), oferecendo formação continuada e conhecimentos gerais imprescindíveis no processo de ensino-aprendizagem. UNEATLÂNTICO.

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Publicado

23/02/2024

Como Citar

A CONTRIBUIÇÃO DA NEURODIDÁTICA PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MAIS DINÂMICA E EFETIVA. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(2), e524896. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4896