A CONTRIBUIÇÃO DA NEURODIDÁTICA PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MAIS DINÂMICA E EFETIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4896

Palavras-chave:

Aprendizagem, Neurociência, Neurodidática

Resumo

O presente trabalho objetiva e sugere uma análise quanto ao entendimento dos professores em relação a neurociência e educação, as dificuldades e possibilidades de pensar a prática neuropedagógica no ensino e aprendizagem na educação infantil. Nos últimos dez anos, tem havido um interesse crescente em aplicar o conhecimento do cérebro humano ao campo da educação, incluindo leitura, aprendizagem, linguagem e matemática. Isso resultou no desenvolvimento de uma série de novas práticas na educação A Neurociência, quando aplicada ao sistema educacional, a compreensão de sua estrutura com relação à evolução e funcionamento do sistema nervoso, neurológico, psicológico contribui sobremaneira para o envolvimento de profissionais, de pedagogos na resolução de problemas e principalmente na busca por mudanças de comportamento da criança na escola, em seu processo de aprendizagem. Os métodos, ferramentas e quadros teóricos da neurociência ampliaram nossa compreensão da mente de uma maneira altamente relevante para a prática educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Jádia Elane Oliveira

Mestranda em Educação com Ênfase em Formação de Professores (2022- ), Pós-Graduação em Educação Infantil e Series Iniciais do Ensino Fundamental I (Faveni 2023). Pós-Graduada em Políticas Públicas na Educação (FACEI 2015) Graduação em Gestão Pública - UNOPAR (2015), Pós-Graduação em Orientação, Supervisão(Coordenação), Inspeção e Administração Escolar (Faculdade Promove em 2011). Graduação em CURSO DE PEDAGOGIA - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA (2008). Sócia diretora administrativa - VISÃO MULTICONSULTORIA E ASSESSORIA SOCIEDADE UNIPESSOAL LTDA. Atualmente professora da Escola Técnica do Extremo Sul da Bahia - EUNATEC desde 2023. De 2019 a 2022 atuou como professora e coordenadora dos Cursos Técnicos em Nível Médio de Normal Superior (magistério), Serviços Públicos e Administração, promovidos pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais na Escola Estadual Cel. Elpídio Alves Ferreira e como Assessora de Assuntos Extraordinários da Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Salto da Divisa MG. Em 2021, atuou como Diretora Pedagógica das Escolas de Educação Infantil do Município de Salto da Divisa MG. Atuou entre 2019 e 2022 como Especialista em Educação Básica (Coordenadora Escolar) de 6ao 9ano do Ensino Fundamental II Escola Estadual Coronel Tinô Salto da Divisa MG. Atuou também de 2011 a 2018 como Diretora Pedagógica das Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Salto da Divisa MG. Entre 2009 e 2010 atuou como Supervisora Escolar das Séries Iniciais do Ensino Fundamental I na Escola Municipal Alziton da Cunha Peixoto Salto da Divisa MG. Atuou em 2009 como professora do 4 ano do Ensino Fundamental I na Escola IASC Instituto Associados Saber e Cultura Eunápolis Ba. Professora na Escola Gilberto Abade - Projeto Maravilha de 2008 a 2009 - Eunápolis Ba.

Heitor Paloschi

Licenciado em Engenharia Química pelo Centro Universitário de Brusque (2021), Licenciatura em Química pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2021) e Licenciatura em Teatro pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro (2023). Atualmente cursando Mestrado em Educação na Universidade Europeia do Atlântico. Especialização em Metodologia do Ensino de Física e Química pela Faculdade Vendo Nova do Imigrante (2022), especialização em Engenharia Química pela Faculdade Unyleya (2022) e especialização em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2023) . Professor do Curso de Engenharia Química da UNIFEBE e professor de Química e Educação Maker do Colégio Unifebe.

Adriane Corrêa Ramalho

Mestranda em educação com especialização em Filosofia e Sociologia e graduada em Ciências Sociais pela UFRGS. Docente na educação básica, atuando na rede privada na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. UNEATLÂNTICO.

Fabiana Pereira Godinho

Mestranda em Educação com ênfase em Formação de Professores - INSTITUTO DE EDUCAÇAO SUPERIROR DE EDUCAÇÃO ALVORADA PLUS- SP; Pós-Graduação: Psicopedagogia Institucional;  CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO- São Paulo- SP; Graduação em Pedagogia: Educação. Professora de Educação Infantil e Ensino fundamental , na Instituição Paulista Adventista de Educação e Assistência Social; Professora de Ensino fundamental, na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo; Professora de Educação Infantil e Ensino fundamental, no Município de Taboão da Serra; Professora de Ensino fundamental, no Município de Juquitiba e Diretora de base do SIPROEM. UNEATLÂNTICO.

Vilma das Graças Britts de Souza

Mestranda em Educação com ênfase em Formação de Professores - FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUIS- SP; Pós-Graduação: Docência do Ensino Superior; - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL- Curitiba-PR; Pós-Graduação: Educação Especial E Inclusiva; - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA- RJ; Pós-Graduação: Tecnologia em Educação, Tecnologia e Mídias;  FUNDAÇÃO EDUCACIONAL D. ANDRÉ ARCOVERDE- Valença-RJ; Pós-Graduação: Psicopedagogia: Dificuldades de Aprendizagem-inclusão; - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL D. ANDRÉ ARCOVERDE- Valença-RJ; Pós-Graduação: Gestão Escolar e Cultura Organizacional: Gestão em Educação; - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL-FERP- Barra do Piraí- RJ Graduação em Pedagogia: Educação.
Professora de Ensino fundamental, como Gestora Escolar na Prefeitura Municipal de Barra do Piraí (RJ). Orientadora Pedagógica, na rede municipal de Piraí(RJ), oferecendo formação continuada e conhecimentos gerais imprescindíveis no processo de ensino-aprendizagem. UNEATLÂNTICO.

Referências

AIKEN, L. R. Tests Psicológicos y Evaluación. Mexico: Pratice Hall Hispano, 1996.

ALCHIERI, J. C.; CUNHA, R. Guia de referência: testes psicológicos comercializados no Brasil. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

ALMEIDA, S. F. C. O psicólogo no cotidiano da escola: re-significando a atuação profissional. LDB e educação hoje. Campinas: Editora Alínea, 2006.

ANDALÓ, C. S. A. A atuação do psicólogo na Instituição Escolar. In: ABRAPEE/PUCCAMP. (Orgs.). Psicólogo escolar: identidade e perspectivas. Campinas: Átomo, 2001.

ANTUNHA, E. L. G. Investigação Neuropsicológica na Infância. Boletim de Psicologia, v. 37, n. 87, p. 29-45, 1987.

BELTRÁN, J. A. Processos, estratégias e técnicas de aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Machargo, 1993.

BEN-YISHAY, Y. Cognitive Remediation after TBD: toward a Definition of its Objectives, Tasks and Conditions. In: INSTITUTE OF REHABILITATION MEDICINE. Working Approaches to Remediation of Cognitive Deficits in Brain Damage Persons. New York: University Medical Center, 1981.

BEYER, H. O. O fazer psicopedagógico: a abordagem de Reuven Feuerstein a partir de. Vygotsky e Piaget. Porto Alegre: Mediação, 1996.

BOSSA (Org.). Avaliação psicodedagógica da criança de 0 a 6 anos. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. p.13-30.

CARTER, R. O livro de ouro da mente. O funcionamento e os mistérios do cérebro humano. Rio de Janeiro, RJ: Ediouro Publicações S.A., 2003.

COSENZA, R. M. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre, RS: Artmed, 2011.

CUNHA, J. A. (Org). Psicodiagnóstico. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia, educação e LDB: novos desafios para velhas questões? In: GUZZO, R. S. L. (Org.). Psicologia escolar: LDB e educação hoje. Campinas: Editora Alínea, 1999.

DROUDET, R. C. R. Distúrbios da aprendizagem. São Paulo: Ática, 1995.

FEURSTEIN, R. Estilo de Interrogacion utilizado por el maestro de Enriquecimiento Instrumental: En desarrollo de habilidades cognitivas. Venezuela: Universidad Pedagógica Experimental Libertador, 1980. Vol II.

FONSECA, V. Cognição, Neuropsicologia e Aprendizagem. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1998.

FONSECA, V. Cognição, neuropsicologia e aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009.

GADOTTI, Moacir. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2003, 143 p.

GOMES, C. M. A. Feuerstein e a construção mediada do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2002.

GONÇALVES, V. M. G. Neurologia do desenvolvimento da criança. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Revinter Ltda, 2006.

GOULART, I. B. (Org.). A Educação na Perspectiva Construtivista. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.

HILGARD, E. F. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1973.

KOLB, B.; WHISHAW, I. Q. Fundamentals of human neuropsychology. 4th ed. New York: W. H. Freeman & Co, 1996.

LUNDY-EKMAN, L. Neurociência: fundamentos para reabilitação. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Elsevier, 2004.

LZAK, M. D. Neuropsychological assessment. 3. ed. New York: Oxford University Press, 1983.

MCCOY, K. D. et al. Approaches to the cognitive rehabilitation of children with neuropsychological impairment. In: FEINBERG, T. E.; FARAH, M. J. (Editors.). Behavioural Neurology and Neuropsychology. [S. l.]: McGraw-Hill, 1997. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4757-5351-6_22

PAÍN, S. Diagnóstico e tratamentos dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

RIVERO, T. S. Neuropsicologia e Ciência Cognitiva. São Paulo: [s. n.], 2007.

SANTOS, F. H. Reabilitação neuropsicológica pediátrica. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 25, n. 3, p. 450–461, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932005000300009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932005000300009

SANTOS, M. F. S. A Teoria das Representações Sócias. In: SANTOS, Maria F. S.; ALMEIDA, Leda M. (Orgs.) Diálogos com a Teoria das Representações Sociais. Paraíba, PE: UFPE, 2005. 200p.

SILVA, A. L.; MARUJO, H. A. Consulta Psicológica em contexto escolar: competências, possibilidades, recursos e outros tesouros. In: TAVEIRA, M. C. (Ed.). Psicologia escolar: Uma proposta científico-pedagógica. Coimbra: Quarteto, 2005.

VYGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

WALLON, H.; CAIXETA, L. Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Ed. Vozes, 2007.

ZIMMER, C. A fantástica história do cérebro: o funcionamento do cérebro humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

Publicado

23/02/2024

Como Citar

Oliveira, J. E., Paloschi, H., Corrêa Ramalho , A., Pereira Godinho, F., & Britts de Souza, V. das G. (2024). A CONTRIBUIÇÃO DA NEURODIDÁTICA PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MAIS DINÂMICA E EFETIVA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(2), e524896. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4896