A DIGITALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA GESTÃO ESCOLAR E NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5101

Palavras-chave:

Digitalização, Automação, Gestão Escolar, Ensino-Aprendizagem, Metodologia-Mista

Resumo

Este estudo visou investigar os impactos da digitalização na gestão escolar, compreendendo as transformações administrativas e dinâmicas no processo de ensino-aprendizagem. Adotando uma abordagem metodológica mista, integramos aspectos qualitativos e quantitativos em uma revisão bibliográfica rigorosa, com base em fontes renomadas como IEEE e SCOPUS. Para contextualizar os achados teóricos, conduzimos uma pesquisa de campo detalhada, estabelecendo diálogos colaborativos com gestores escolares para obter informações pertinentes.  A coleta de dados foi abrangente e minuciosa, incluindo entrevistas semiestruturadas, questionários detalhados e observação participativa. A análise dos dados ocorreu de forma holística, abrangendo desde análise de conteúdo qualitativa até técnicas estatísticas avançadas, proporcionando uma compreensão profunda dos efeitos da digitalização na gestão escolar. Nosso objetivo é contribuir significativamente para o avanço do conhecimento nesta área, fornecendo insights valiosos que orientem práticas inovadoras e estratégias eficazes na gestão educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiano Gomes Castro

Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa

Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Referências

APPELBAUM, D.; KOTIARSKI, K.; LOCKETT, H.; VINCENT, L. Sociotechnical studies of accounting information systems. Journal of Information Systems, v. 31, n. 1, p. 101-119, 2017.

BHIMANI, A. Contemporary issues in management accounting. Oxford: Oxford University Press, 2006. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199283361.001.0001

BHIMANI, A.; WILLCOCKS, L. Digitisation, ‘big data’ and the transformation of accounting information. Accounting and Business Research, v. 44, n. 4, p. 469-500, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/00014788.2014.910051

BUGHIN, J.; CHUI, M.; MANYIKA, J. Notes from the AI frontier: Tackling the impact of artificial intelligence on labor. [S. l.]: McKinsey Global Institute, 2019.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.

DIJK, M.; GRIEKEN, M. V. Management control for software firms: An overview and conceptual framework. International Journal of Accounting Information Systems, v. 26, p. 1-19, 2017.

GALLIERS, R. D.; STEIN, M. IT governance, business value and performance: A research synthesis and implications for future research. Journal of Information Technology, v. 35, n. 3, p. 169-193, 2020.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

IMA - INSTITUTE OF MANAGEMENT ACCOUNTANTS. IMA’s ethics priorities. [S. l.]: IMA, 2019. Disponível em: https://www.imanet.org/about-ima/ima-code-of-ethics/ethics-priorities.

IMA - INSTITUTE OF MANAGEMENT ACCOUNTANTS. IMA's Statement of Ethical Professional Practice. [S. l.]: IMA, 2008. Disponível em: https://www.imanet.org/about-ima/ima-code-of-ethics.

KRUMWIED, E. M. The relationship between business process management and organizational performance: A framework for future research. Business Process Management Journal, v. 21, n. 6, p. 1389-1408, 2015.

MALMI, T.; BROWN, D. A. Management accounting change: approaches and perspectives. Oxford: Oxford University Press, 2008.

MERCHANT, K. A.; VAN DER STEDE, W. A. Management control systems: Performance measurement, evaluation and incentives. [S. l.]: Financial Times Prentice Hall, 2007.

OESTERREICH, T. D.; TEUTEBERG, F. Understanding the implications of digitalization and automation in the context of Industry 4.0: A triangulation approach and elements of a research agenda for the construction industry. Computers in Industry, v. 113, p. 103130, 2019.

OTLEY, D. Performance management: A framework for management control systems research. Management Accounting Research, v. 10, n. 4, p. 363-382, 1999. DOI: https://doi.org/10.1006/mare.1999.0115

QUINN, M.; STRAUSS, E. Service innovation with data: Accounting for blockchain and other developments. European Accounting Review, v. 27, n. 3, p. 479-499, 2018.

RAO, B.; GRAHAM, I. G.; SHARP, N. Y. Artificial intelligence in marketing: A new era of customer engagement and relations. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 47, n. 2, p. 195-218, 2019.

RICHELSON, R. J. Pesquisa social: Métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

ROLDÃO, M. C.; ALMEIDA, K. Robotic process automation: An exploratory study of advantages and challenges. In: IEEE 20th Conference on Business Informatics (CBI). 2018. p. 153-160.

SPIEZIA, V.; VITALI, G.; VURRO, C. The use of a Web-based decision support system to improve corporate sustainability. Technological Forecasting and Social Change, v. 111, p. 327-335, 2016.

STRAUSS, E.; GORETZKI, L. Big data in accounting and finance: A review of the literature. Journal of Accounting Literature, v. 38, p. 1-16, 2017.

VELTHUIJSEN, J. W.; BOEZEM, P. B.; HUANG, J. H. The influence of internal performance measurement on the financial performance of commercial real estate organizations. Journal of Corporate Real Estate, v. 19, n. 2, p. 82-105, 2017.

VOLKOV, A.; CHIKAROVA, D. Artificial intelligence, robotic process automation, and blockchain in supply chain management: A bibliometric study. International Journal of Production Economics, v. 230, p. 107947, 2021.

WAELTER, A.; FISCHER, T.; PFEIFFER, J.; TITZE, J. The role of management accounting in ambidextrous organizations: A multiple case study. Journal of Accounting and Organizational Change, 2018.

Downloads

Publicado

10/04/2024

Como Citar

Gomes Castro, C., & de Oliveira Barbosa, L. S. (2024). A DIGITALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA GESTÃO ESCOLAR E NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(4), e545101. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5101