INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM PREMATUROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5357

Palavras-chave:

Prematuridade, Desenvolvimento Infantil, Instrumentos de Avaliação.

Resumo

A prematuridade é definida pela Organização Mundial de Saúde como toda a gestação que ocorre entre 20 e 37 semanas, que se caracteriza pela interrupção no processo do desenvolvimento fetal. Existem diversos fatores de risco que podem contribuir para a prematuridade, podendo ser esses fatores biológicos, fisiológicos ou fatores ambientais. A prematuridade pode estar diretamente relacionada com o atraso no desenvolvimento infantil, e este pode ser descrito como um conjunto de características que está em constante evolução, possibilitando que a criança possa adquirir diversas aquisições de forma contínua e que ocorrem ainda nos primeiros anos de vida, como: autonomia de movimento, o controle postural, a comunicação, a linguagem verbal e interação social. O presente estudo visa realizar uma revisão integrativa sobre a utilização de instrumentos de avaliação padronizados do desenvolvimento infantil aplicados em bebês prematuros. Os instrumentos de avaliação são métodos que permitem mensurar e auxiliar no prognóstico e progressão do tratamento, para este estudo foram utilizados os seguintes instrumentos e testes padronizados: o AIMS, Bayley III, Denver II, TIMP. Conclui-se a partir dos resultados encontrados nesta pesquisa, que os instrumentos de avaliação norteiam e auxiliam no desenvolvimento infantil, sendo indispensáveis para intervir precocemente. A escolha de forma adequada e a qualificação dos profissionais possibilitam garantir um atendimento eficaz, além de permitir a identificação precoce de problemas que podem afetar o desenvolvimento dessas crianças.

 

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Biografia do Autor

Ana Beatriz Bastos de Melo Silva

Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).

Alana de Souza Malta

Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).

Flavia Oliveira Silva

Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).

Laisla Pires Dutra

Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).

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Publicado

12/06/2024

Como Citar

Bastos de Melo Silva, A. B., de Souza Malta, A., Oliveira Silva, F., & Pires Dutra, L. (2024). INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM PREMATUROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(6), e565357. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5357