A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS ENVIRONMENTAL, SOCIAL, AND GOVERNANCE (ESG) NOS CICLOS DE VIDA DOS NEGÓCIOS: UMA REVISÃO NARRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5382Palavras-chave:
Ciclo de Vida do Negócio; Estratégia ESG; Adaptação EmpresarialResumo
No âmago das transformações econômicas, tecnológicas e sociais que moldam o ambiente empresarial contemporâneo, as práticas ambientais, sociais e de governança (acrônimo da sigla em inglês ESG) emergem como um ponto de inflexão crucial. Esse artigo se propõe a analisar a influência dessas práticas nos ciclos de vida dos negócios, considerando diversos aspectos como o contexto socioeconômico e tecnológico, estratégia e estrutura das empresas, ambientes e cenários, reestruturação produtiva e as demandas por mudanças organizacionais. Para tanto, nos valemos da metodologia da revisão bibliográfica, na tipologia revisão narrativa, a qual nos permite compreender o estado da arte, permitindo mapear e descrever a produção acadêmica no nosso campo de conhecimento de interesse, permitindo como conclusões a demarcação de tempo e lugar do material analisado e indicando diversos recortes que podem ser feitos nos processos da pesquisa e em seus resultados.
Downloads
Referências
BRYNJOLFSSON, Erik; MCAFEE, Andrew. The second machine age: Work, progress, and prosperity in a time of brilliant technologies. New York: W.W. Norton & Company, 2014.
CAVALCANTE, Lívia; OLIVEIRA, Adélia. Métodos de revisión bibliográfica en los estudios científicos. Psicologia em Revista, v. 26, n. 1, p. 83-10, 2020. DOI: https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p82-100
CHRISTENSEN, Clayton. The innovator's dilemma: When new technologies cause great firms to fail. Boston: Harvard Business Review Press, 1997.
EISENHARDT, Katheleen; MARTIN, Jeffrey. Dynamic capabilities: What are they? Strategic Management Journal, v. 21, n. 10-11, p. 1105-1121, 2000. DOI: https://doi.org/10.1002/1097-0266(200010/11)21:10/11<1105::AID-SMJ133>3.0.CO;2-E
ELKINGTON, John. Cannibals with forks: The triple bottom line of 21st century business. Gabriola Island - Canada: New Society Publishers, 1997. DOI: https://doi.org/10.1002/tqem.3310080106
FOMBRUN, Charles; SHANLEY, Mark. What's in a name? Reputation building and corporate strategy. Academy of Management Journal, v. 33, n. 2, p. 233-258, 1990. DOI: https://doi.org/10.5465/256324
GALBRAITH, Jay R. Designing organizations: An executive guide to strategy, structure, and process. San Francisco: Jossey-Bass, 2002.
GEELS, Frank. Technological transitions as evolutionary reconfiguration processes: A multi-level perspective and a case-study. Research Policy, v. 31, n. 8-9, p. 1257-1274, 2002. DOI: https://doi.org/10.1016/S0048-7333(02)00062-8
HART, Stuart. A natural-resource-based view of the firm. Academy of Management Review, v. 20, n. 4, p. 986-1014,1995. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.1995.9512280033
HENDERSON, Jhon; VENKATRAMAN, N. Strategic alignment: Leveraging informativo technology for transforming organizations. IBM Systems Journal, v. 32, n. 1, p. 4-16, 1993. DOI: https://doi.org/10.1147/sj.382.0472
JONES, Thomas; FELPS, Will. Stakeholder happiness enhancement: A neo-utilitarian objective for the modern corporation. Business Ethics Quarterly, v. 23, n. 3, p. 349-379, 2013. DOI: https://doi.org/10.5840/beq201323325
LOZANO, Rodrigo. Enabling sustainability: How businesses can transform into sustainable enterprises. Sheffield (UK): Greenleaf Publishing, 2008.
MILES, Morgan; COVIN, Jeffrey. Environmental marketing: A source of reputational, competitive, and financial advantage. Journal of Business Ethics, v. 23, n. 3, p. 299-311, 2000. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1006214509281
PELOZA, Jhon; PAPANIA, Lisa. The missing link between corporate social responsibility and financial performance: Stakeholder salience and identification. Corporate Reputation Review, v. 11, n. 2, p. 169-181, 2008. DOI: https://doi.org/10.1057/crr.2008.13
PORTER, Michael; KRAMER, Mark. Creating shared value. Harvard Business Review, v. 89, n. 1/2, p. 62-77, 2011.
RIES, Erik. The lean startup: How today's entrepreneurs use continuous innovation to create radically successful businesses. Ohio: Crown Business, 2011.
SCHALTEGGER, Stefan; BURRITT, Roger. Contemporary Environmental accounting: Issues, concepts and practice. Sheffield (UK): Greenleaf Publishing, 2000.
SCHALTEGGER, Stefan; BURRITT, Roger. Contemporary enviting shared value. Harvard Business Review, v. 89, n. 1/2, p. 62-77, 2021.
SCHUMPETER, Joseph. Capitalismo, Socialismo e Democracia. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
SCHWAB, Klaus. The fourth industrial revolution. World Economic Forum, 2017.
STIGLITZ, Joseph. People, power, and profits: Progressive capitalism for an age of discontent. New York: W. W. Norton & Company, 2019.
WEST, Darrell. The future of work: Robots, AI, and automation. Oxford: Oxford University Press. 2018.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.