APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CONTEXTO DE UMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA

Autores

  • Leila Matos da Silva Jacob PUCRS
  • Iete Vieira Teixeira
  • Lucineide Monteiro dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5637

Palavras-chave:

Psicologia organizacional, Coordenação de processos grupais, Instituição Filantrópica

Resumo

O texto apresenta reflexões sobre a Psicologia Organizacional e do Trabalho a partir de uma experiência de estágio vivenciada por estudantes de Psicologia em uma instituição filantrópica, enquanto momento de preparação para a vida profissional, na busca de relacionar teoria e prática. O objetivo consistiu em identificar fenômenos psicossociais, bem como variáveis de risco e proteção na instituição. Para isso, foram realizadas observações in loco, aplicação de entrevistas com profissionais e encontros reflexivos com os gestores da instituição, a fim de refletir sobre práticas gerenciais. A experiência possibilitou a coordenação e manejo de processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros; favoreceu a atuação inter e multiprofissional, bem como um pensamento crítico na produção de práticas interventivas, no intuito de estimular competências e habilidades como: tomada de decisão, liderança, administração e gerenciamento de recursos humanos, materiais e de informações, liderar equipes de trabalho, realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leila Matos da Silva Jacob, PUCRS

    PUCRS.

  • Iete Vieira Teixeira

    Faculdade Católica de Rondônia.

  • Lucineide Monteiro dos Santos

    Faculdade Católica de Rondônia.

Referências

BRASIL. Ministério do Trabalho. Normas regulamentadoras do trabalho. Brasília: Governo Federal, 2018.

CASCIO, W. F. Managing human resources: productivity, quality of work life, profits. 8. ed. New York: McGraw-Hill, 2014.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

HERSEY, P.; BLANCHARD, K. H. Management of organizational behavior: utilizing human resources. 6. ed. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1988.

HERZBERG, F. The motivation to work. 2. ed. New York: John Wiley & Sons, 1966.

KATZ, D.; KAHN, R. L. The social psychology of organizations. New York: Wiley, 1978.

PEREIRA, M. G. Epidemiologia: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1995.

SCHEIN, E. H. Organizational culture and leadership: a dynamic view. 4. ed. San Francisco: Jossey-Bass, 2010.

ZANELLI, J. C. O psicólogo nas organizações de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 2009.

ZANELLI, J. C.; KANAN, L. A. Fatores de risco, proteção psicossocial e trabalho: organizações que emancipam ou que matam. Florianópolis: Uniplac, 2018.

ZANELLI, J. C.; TOSTES, A. C. Prática reflexiva das ações gerenciais: um modo de promover a saúde e o bem-estar sem perder a produtividade. Curitiba: Maxi, 2019.

Downloads

Publicado

05/09/2024

Como Citar

APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CONTEXTO DE UMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(9), e595637. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5637