APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CONTEXTO DE UMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA

Autores

  • Leila Matos da Silva Jacob PUCRS
  • Iete Vieira Teixeira
  • Lucineide Monteiro dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5637

Palavras-chave:

Psicologia organizacional, Coordenação de processos grupais, Instituição Filantrópica

Resumo

O texto apresenta reflexões sobre a Psicologia Organizacional e do Trabalho a partir de uma experiência de estágio vivenciada por estudantes de Psicologia em uma instituição filantrópica, enquanto momento de preparação para a vida profissional, na busca de relacionar teoria e prática. O objetivo consistiu em identificar fenômenos psicossociais, bem como variáveis de risco e proteção na instituição. Para isso, foram realizadas observações in loco, aplicação de entrevistas com profissionais e encontros reflexivos com os gestores da instituição, a fim de refletir sobre práticas gerenciais. A experiência possibilitou a coordenação e manejo de processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros; favoreceu a atuação inter e multiprofissional, bem como um pensamento crítico na produção de práticas interventivas, no intuito de estimular competências e habilidades como: tomada de decisão, liderança, administração e gerenciamento de recursos humanos, materiais e de informações, liderar equipes de trabalho, realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Matos da Silva Jacob, PUCRS

PUCRS.

Iete Vieira Teixeira

Faculdade Católica de Rondônia.

Lucineide Monteiro dos Santos

Faculdade Católica de Rondônia.

Referências

BRASIL. Ministério do Trabalho. Normas regulamentadoras do trabalho. Brasília: Governo Federal, 2018.

CASCIO, W. F. Managing human resources: productivity, quality of work life, profits. 8. ed. New York: McGraw-Hill, 2014.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

HERSEY, P.; BLANCHARD, K. H. Management of organizational behavior: utilizing human resources. 6. ed. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1988.

HERZBERG, F. The motivation to work. 2. ed. New York: John Wiley & Sons, 1966.

KATZ, D.; KAHN, R. L. The social psychology of organizations. New York: Wiley, 1978.

PEREIRA, M. G. Epidemiologia: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1995.

SCHEIN, E. H. Organizational culture and leadership: a dynamic view. 4. ed. San Francisco: Jossey-Bass, 2010.

ZANELLI, J. C. O psicólogo nas organizações de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 2009.

ZANELLI, J. C.; KANAN, L. A. Fatores de risco, proteção psicossocial e trabalho: organizações que emancipam ou que matam. Florianópolis: Uniplac, 2018.

ZANELLI, J. C.; TOSTES, A. C. Prática reflexiva das ações gerenciais: um modo de promover a saúde e o bem-estar sem perder a produtividade. Curitiba: Maxi, 2019.

Downloads

Publicado

05/09/2024

Como Citar

Matos da Silva Jacob, L., Vieira Teixeira , I., & Monteiro dos Santos , L. (2024). APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CONTEXTO DE UMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(9), e595637. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5637