MENTE SÃ, CRIANÇA FELIZ: UMA ABORDAGEM SOBRE O SETEMBRO AMARELO PARA CRIANÇAS POR ESTUDANTES DE MEDICINA

Autores

  • Maria Clara de Sousa Morais
  • Myrella Evelyn Nunes Turbano
  • Romulo Mendes de Souza
  • Pedro Henrique Fr´´eres Holanda
  • Eliciane Maria Linhares Sousa
  • Jos´´e César Nascimento da Fonseca Filho
  • Leonardo Domingos de Sousa Oliveira
  • Leticia Vitoria de Souza Rodrigues
  • Monalyza Pontes Carneiro
  • Vitória Pereira da Costa Silva
  • Melice Barbosa Oliveira Feitosa
  • Carlos Magno de Souza

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5719

Palavras-chave:

Saúde Mental, Pediatria, Suicídio

Resumo

Apesar de sua grande relevância, a conscientização sobre a vida e a prevenção do suicídio tem sido cada vez mais presente no Brasil. Com isso, a Liga de Urgências e Emergências Pediátricas (LAUEP) dos estudantes de medicina do Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP) criou o projeto Mente Sã, criança feliz, que visou levar o assunto às escolas da rede pública e privada do município de Parnaíba-PI.   A presente pesquisa trata-se de um estudo descritivo de relato de experiência referente a um evento de extensão realizado pela Liga Acadêmica de Urgências e Emergências Pediátricas (LAUEP-IESVAP), a qual realizou um projeto baseado em ações educacionais sobre saúde mental nas escolas públicas e particulares para o público de crianças e adolescentes na cidade de Parnaíba-Piauí, com o intuito de conscientizar e promover a saúde mental entre os alunos da escola. As atividades foram desenvolvidas durante o mês de setembro de 2023.O projeto teve um impacto significativo na promoção da saúde mental infantil, proporcionando um espaço seguro para expressão e compreensão das emoções. A abordagem lúdica facilitou a participação ativa das crianças, estimulando o protagonismo em sua própria saúde emocional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clara de Sousa Morais

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

Myrella Evelyn Nunes Turbano

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

Romulo Mendes de Souza

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

Pedro Henrique Fr´´eres Holanda

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

Eliciane Maria Linhares Sousa

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

Jos´´e César Nascimento da Fonseca Filho

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

Leonardo Domingos de Sousa Oliveira

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

Leticia Vitoria de Souza Rodrigues

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

Monalyza Pontes Carneiro

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

Vitória Pereira da Costa Silva

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

Melice Barbosa Oliveira Feitosa

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

Carlos Magno de Souza,

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

Referências

FARIA, Nicole Costa; RODRIGUES, Marisa Cosenza. Promoção e prevenção em saúde mental na infância: implicações educacionais. Psicologia da Educação, n. 51, p. 85-96, 2020. DOI: https://doi.org/10.23925/2175-3520.2020i51p85-96

LIMA, Mariete Ximenes Araújo; NETO, Macário Neri Ferreira; POMPEU, Randal Martins. Projeto de extensão no ensino superior como prática de responsabilidade social. Regae-Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 9, n. 18, p. 1-12, 2020. DOI: https://doi.org/10.5902/2318133839368

LOVATO, Fabricio Luís; MICHELOTTI, Angela; DA SILVA LORETO, Elgion Lucio. Metodologias ativas de aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, 2018. DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3690

VIANA-MEIRELES, Livia Gomes et al. Projetos esportivos sociais para adolescentes no Brasil: impactos, implicações e barreiras. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 1, p. 77-82, 2020, jan./abr. 202 DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p77

Downloads

Publicado

14/10/2024

Como Citar

de Sousa Morais, M. C., Nunes Turbano, M. E., Mendes de Souza, R., Fr´´eres Holanda, P. H., Linhares Sousa, E. M., Nascimento da Fonseca Filho, J. C., … de Souza, C. M. (2024). MENTE SÃ, CRIANÇA FELIZ: UMA ABORDAGEM SOBRE O SETEMBRO AMARELO PARA CRIANÇAS POR ESTUDANTES DE MEDICINA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(10), e5105719. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5719

Edição

Seção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

Categorias