MENTE SÃ, CRIANÇA FELIZ: UMA ABORDAGEM SOBRE O SETEMBRO AMARELO PARA CRIANÇAS POR ESTUDANTES DE MEDICINA

Autores

  • Maria Clara de Sousa Morais
  • Myrella Evelyn Nunes Turbano
  • Romulo Mendes de Souza
  • Pedro Henrique Fr´´eres Holanda
  • Eliciane Maria Linhares Sousa
  • Jos´´e César Nascimento da Fonseca Filho
  • Leonardo Domingos de Sousa Oliveira
  • Leticia Vitoria de Souza Rodrigues
  • Monalyza Pontes Carneiro
  • Vitória Pereira da Costa Silva
  • Melice Barbosa Oliveira Feitosa
  • Carlos Magno de Souza

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5719

Palavras-chave:

Saúde Mental, Pediatria, Suicídio

Resumo

Apesar de sua grande relevância, a conscientização sobre a vida e a prevenção do suicídio tem sido cada vez mais presente no Brasil. Com isso, a Liga de Urgências e Emergências Pediátricas (LAUEP) dos estudantes de medicina do Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP) criou o projeto Mente Sã, criança feliz, que visou levar o assunto às escolas da rede pública e privada do município de Parnaíba-PI.   A presente pesquisa trata-se de um estudo descritivo de relato de experiência referente a um evento de extensão realizado pela Liga Acadêmica de Urgências e Emergências Pediátricas (LAUEP-IESVAP), a qual realizou um projeto baseado em ações educacionais sobre saúde mental nas escolas públicas e particulares para o público de crianças e adolescentes na cidade de Parnaíba-Piauí, com o intuito de conscientizar e promover a saúde mental entre os alunos da escola. As atividades foram desenvolvidas durante o mês de setembro de 2023.O projeto teve um impacto significativo na promoção da saúde mental infantil, proporcionando um espaço seguro para expressão e compreensão das emoções. A abordagem lúdica facilitou a participação ativa das crianças, estimulando o protagonismo em sua própria saúde emocional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Clara de Sousa Morais

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

  • Myrella Evelyn Nunes Turbano

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

  • Romulo Mendes de Souza

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

  • Pedro Henrique Fr´´eres Holanda

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

  • Eliciane Maria Linhares Sousa

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

  • Jos´´e César Nascimento da Fonseca Filho

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

  • Leonardo Domingos de Sousa Oliveira

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

  • Leticia Vitoria de Souza Rodrigues

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

  • Monalyza Pontes Carneiro

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

  • Vitória Pereira da Costa Silva

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

  • Melice Barbosa Oliveira Feitosa

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

  • Carlos Magno de Souza,

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

Referências

FARIA, Nicole Costa; RODRIGUES, Marisa Cosenza. Promoção e prevenção em saúde mental na infância: implicações educacionais. Psicologia da Educação, n. 51, p. 85-96, 2020. DOI: https://doi.org/10.23925/2175-3520.2020i51p85-96

LIMA, Mariete Ximenes Araújo; NETO, Macário Neri Ferreira; POMPEU, Randal Martins. Projeto de extensão no ensino superior como prática de responsabilidade social. Regae-Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 9, n. 18, p. 1-12, 2020. DOI: https://doi.org/10.5902/2318133839368

LOVATO, Fabricio Luís; MICHELOTTI, Angela; DA SILVA LORETO, Elgion Lucio. Metodologias ativas de aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, 2018. DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3690

VIANA-MEIRELES, Livia Gomes et al. Projetos esportivos sociais para adolescentes no Brasil: impactos, implicações e barreiras. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 1, p. 77-82, 2020, jan./abr. 202 DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p77

Downloads

Publicado

14/10/2024

Edição

Seção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

Categorias

Como Citar

MENTE SÃ, CRIANÇA FELIZ: UMA ABORDAGEM SOBRE O SETEMBRO AMARELO PARA CRIANÇAS POR ESTUDANTES DE MEDICINA. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(10), e5105719. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5719